O QUE VOCÊ ESPERA

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Você tem certas expectativas para com sua equipe e empresa. Você tem certas expectativas para com sua equipe e empresa. Conhece quem trabalha com você, sabe o que eles podem fazer e o que o mercado espera que sua empresa produza. Aí entra a principal questão enfrentada pelo líder: unir todos esses fatores em uma direção só, fazer com que a mensagem correta flua de uma ponta para a outra. Há uma série de fatores que podem impedir que o líder consiga unir sua equipe em torno de uma idéia. Porque ninguém sabe, direito, que idéia é essa.

Para evitar isso, a primeira coisa é pedir feedback para seu pessoal. Não pense que só porque você contou algo para eles, que a mensagem está compreendida e será levada a cabo. Peça que todos digam a você o que entenderam daquela proposta ou ação. Pergunte se eles entenderam o que se espera de cada um e os resultados que você espera. E peça para que eles desenvolvam um plano que o ajude a conseguir tal meta.

A seguir, é importante que você mesmo fale com cada pessoa de sua equipe. Sabe aquela brincadeira do telefone sem fio, em que uma frase vai sendo passada de um para outro, e no final ela não tem nada que lembre a original? O mesmo acontece quando você delega a outra pessoa a tarefa de anunciar algo para sua equipe. Seja uma boa ou má notícia, entregue-a pessoalmente, com honestidade e segurança.

Também é importante começar cedo. Comunique suas expectativas já no processo de seleção para ter certeza de que todos falem a mesma língua, mesmo durante um possível estágio. Leia uma descrição da posição oferecida, pergunte se ele entendeu, e que repita o que é esperado com suas próprias palavras.

Abraço e até o mês que vem,

Raúl Candeloro

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