O segredo das vendas está nas relações, por Xavier Oliver

O segredo das vendas está nas relações, por Xavier Oliver Venda é quando um faz o que o outro quer que seja feito. Antigamente, as vendas eram meras transações, nas quais se tentava convencer ou seduzir o cliente. Era a época do exagero, da negociação, dos bônus e das promoções. Esse mundo não existe mais. Agora, vender mais significa ter mais amigos.

As relações são um mundo separado, distinto e, talvez, complementar ao das transações, pois as relações estão baseadas no escutar. Na empresa, é líder quem escuta mais, não quem fala mais. É necessário ouvir para saber o que o cliente quer, o que o faz vibrar. Mas também é necessário saber dar isso a ele, já que as empresas mais valorizadas são as que mais dão aos seus clientes. É preciso se concentrar no que o consumidor quer porque, na verdade, é ele quem manda. E a empresa que aposta nas relações conquista seus funcionários e o consumidor.

» Para triunfar é fundamental ser boa pessoa (as más sempre sucumbem).
» Os diretores que tratam melhor as pessoas ganham mais dinheiro.
» As marcas que tratam o consumidor com respeito ganham mais dinheiro.
» Os que ganham, na verdade, são os que têm ideal.

E, naturalmente, é necessário que todos os ensinamentos adquiridos não caiam no esquecimento, mas que sejam incorporados à filosofia da empresa e à sua liderança. Liderar não é algo lógico, mas emocional, como também é a venda. E para liderar ou vender é necessário transmitir felicidade, entusiasmo e energia. Em poucas palavras, ajudar ao consumidor. Se o consumidor acredita que pode ser ajudado, é isso o que já ganhamos.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima