O sucesso da sua empresa junto à imprensa

Não existe uma receita para o bom relacionamento com os jornalistas. Mas existem procedimentos básicos que podem ajudar a estreitar esses laços. Assistimos a um festival de mau atendimento à imprensa nessa última crise do governo. Houve os que falaram demais e não disseram o que deveriam. Houve os que não falaram e perderam a oportunidade de se defender. Fora as frases mal colocadas e passíveis de edições maldosas, as atitudes antipáticas e as simpáticas demais.

Mas não é ?privilégio? apenas dos governantes ter dificuldade em se relacionar com os jornalistas. Principalmente nos episódios de crise em empresas, não é difícil aparecer executivos tentando se esquivar da imprensa, colocando a mão nas câmeras de TV para descarregar a raiva ou resolvendo o problema com um ?nada a declarar?, que chega aos ouvidos da opinião pública como um mea-culpa.

Não existe uma receita de bolo para o bom relacionamento com os jornalistas. Mas existem alguns procedimentos básicos e fáceis de serem aplicados, que podem ajudar a estreitar esses laços. Hoje, as grandes companhias de comunicação empresarial ministram o que é chamado de media training, termo em inglês para um curso de como se relacionar com a imprensa. Aprende-se um pouco de tudo e, no mínimo, os porta-vozes saem mais seguros para conceder entrevistas. Algumas dicas básicas são:

    1. Não confunda bom relacionamento profissional com amizade. O jornalista não é amigo nem inimigo. Ele está cumprindo uma tarefa profissional e qualquer informação dada, até as em off, podem ir para as manchetes dos jornais.

    2. Tenha disponibilidade para atender os jornalistas, pois as relações mais fáceis e constantes garantem boa disposição da imprensa.

    3. Não espere grandes matérias quando der uma entrevista longa. A produção da notícia passa por um longo caminho e o repórter não é dono do espaço de publicação.

    4. Não seja prisioneiro da pauta do jornalista. Explore o tema, enriqueça a matéria com novos ângulos e mostre outras perspectivas e dimensões.

    5. Quando precisar tratar de assunto negativo, limite-se ao tópico abordado, com sinceridade e sem tentar enganar o repórter. Transparência é a primeira exigência da imprensa.

    6. Não deixe o jornalista sem resposta, nem que ela seja ?não possuo esta informação agora, mas posso tentar buscá-la?. Caso essa promessa seja feita, cumpra-a.

    7. Trate o jornalista como um cliente especial. Isso implica em atendê-lo prontamente quando uma solicitação é feita e respeitá-lo.

    8. Lembre que entrevistas por telefone são habituais, já que as redações estão cada dia mais enxutas e os jornalistas, com cada vez mais matérias concomitantes para fazer. O envio posterior de um e-mail, com o resumo dos temas abordados durante a entrevista, pode garantir que os dados concedidos sejam publicados corretamente.

    9. Não entre em conflito com o jornalista. O ponto de vista do porta-voz deve ser explicado e defendido, mas sem criar uma má impressão no entrevistador. É muito difícil reverter quadros nos quais o porta-voz é tido como uma má fonte de informação.

    10. Conte sempre com sua equipe de assessoria de imprensa. Ela é fundamental para seu bom relacionamento com os jornalistas. Se ainda não tiver uma assessoria, é bom começar a pensar no assunto.

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