O universo das Mulheres Tech

O universo das Mulheres Tech ?

Em homenagem ao Dia Da Mulher, você vai poder conhecer um pouco mais sobre as Super Mulheres que fazem parte do SalesTech Brasil como parceiras diretas ou indiretas.

Elas falaram sobre suas experiências como Profissionais e Mulheres no mundo da tecnologia, como crescem e contribuem para esse segmento com muito profissionalismo e paixão. Também compartilham um pouquinho sobre a vida pessoal, rotina e experiências e o resultado foi o compartilhamento de 5 lindos relatos vividos por Mulheres incríveis. Vale a pena conferir:

AAAAAA

Renata Petermann, Business Development Manager do SalesTech Brasil

AAAAAA
Renata Petermann

Dica da Renata sobre o sucesso para mulheres na vida profissional:

“Gosto muito de citar 3 pilares que para mim fazem muita diferença no sucesso de qualquer profissão para qualquer pessoa:

1)    Estudo: Se especializar no que faz;
2)    Dedicação/Foco: Estar empenhado, dedicado e focado no que está se propondo a fazer;
3)    Fazer o que gosta: Nem sempre é possível, porém, precisamos buscar fazer o que gostamos para ter sucesso e nos sentirmos completos.
Unindo esses três pilares, organizando seu tempo e não deixando de lado o laser e a vida pessoal, o sucesso com certeza vem.”

Inspire-se com a história da Renata:

“Quebrei barreiras de aprendizado e sai da zona de conforto em busca dos meus objetivos. Tive a oportunidade de fazer mudanças, o que não foi fácil e apesar dos desafios, foi muito satisfatório. Trabalhei com eventos corporativos há mais de 15 anos, na pandemia foi um mercado que sofreu muito, tive que pensar em um plano B para compor a renda que caiu 70%, com isso, abri a mente e sai da zona de conforto em busca de outros mercados com oportunidade. Eu e meu marido abrimos uma empresa no ramo de Higienização e limpeza, nos especializamos e hoje ele toca com a equipe de forma muito positiva. Eu sai do ramo de eventos para ingressar em um projeto voltado para área de tecnologia, tenho estudado muito sobre o assunto e tem sido um aprendizado constante. Divido meu tempo entre todas as funções e a tecnologia tem me ajudado muito com isso.”

AAAAAA

Amália Spineli, Desenvolvedora de Sistemas na Sellentt

AAAAAA
Amália Spineli

Dica da Amália sobre o sucesso para mulheres na vida profissional:

“Tenham paciência, resiliência e curiosidade. A área da tecnologia é basicamente movida a resolver problemas, portanto para crescer e se desenvolver é necessário estar disposta a pagar o preço da espera, da paciência e da perseverança. Além disso, busquem sempre desenvolver a questão do raciocínio lógico, seja por meio de leitura, ou até por debates. E não desistam, nós precisamos de mais e mais mulheres nessa área. Acreditem sempre no seu potencial.”

 

Inspire-se com a história da Amália:

“Quando eu entrei no curso técnico de informática, eu não tinha conhecimento nenhum da área, e durante as primeiras aulas, enquanto ainda estávamos aprendendo a programar com a linguagem portugol estava tudo tranquilo, mas quando iniciamos com a linguagem C++, eu acabei entrando em desespero e na primeira prova colei do meu colega ao lado, o que eu não imaginava era que as provas eram diferentes, no final das contas acabei tirando zero. A partir daí, eu comecei a me auto sabotar, achando que eu nunca saberia como fazer aquilo e cheguei até a pensar em desistir do curso. Mas depois de fazer muita reflexão eu disse para mim mesma: se alguém desenvolveu isso, teve condições de melhorar e hoje tem muita gente trabalhando com isso, então porque eu não poderia entender? Foi aí que na minha segunda prova, após um longo período de estudos, eu conquistei o meu 10, o único da sala. Por isso, acreditem em vocês, todos somos capazes de aprender e desenvolver coisas novas, basta tentar e claro, estudar muito!”

AAAAAA

Francielle Fiori, Gerente de Projetos na DW Força de Vendas

AAAAAAAAAAAA
Francielle Fiori

Dica da Francielle sobre o sucesso para mulheres na vida profissional:

“Primeiramente mulheres, se amem! Se conheçam! Acreditem no seu potencial e tenham coragem para realizar todos os seus sonhos. Agora falando de tecnologia, esta área  ainda é muito carente da força feminina, mas para quem procura algo neste ramo as oportunidades do mercado são infinitas, e atualmente têm se observado com mais atenção a diferença e os efeitos da visão e posicionamento da mulher nas diversas áreas de atuação da tecnologia. Então mulheres, acredito muito que este seja o nosso momento.”

Inspire-se com a história da Fran:

“A área da tecnologia é muito desafiadora e confesso que é isso que me encanta e me motiva todos os dias. Só que independente da área, eu aprendi nestes 14 anos de carreira que o mais importante é o autoconhecimento, saber identificar o que somos, o que nos faz bem e o que o sucesso significa para nós. Somos seres ímpares, singulares e únicos. Não há uma “receita de bolo” que funcione para todos, sempre teremos que fazer ajustes para que se encaixe melhor na realidade de cada um.  Por isso, sem querer ousar a demagogia, acredito que inevitavelmente o autoconhecimento é a chave para o sucesso.”

AAAAAA

Zahra Jiva, Gerente de Vendas da Pipedrive

AAAAAA
Zahra Jiva

Dica da Zahra sobre o sucesso para mulheres na vida profissional:

“A falta de confiança em nós mesmas é constantemente alimentada pelos preconceitos e estereótipos tanto na esfera pessoal quanto na profissional, mas isso não pode nos impedir de nos impormos. Algumas dicas que eu acredito que podem ajudar nesse processo:

1. Negocie seu salário de acordo com o que você acha que deveria receber. Em caso de dúvida, não tenha medo de perguntar ao seu líder sobre quaisquer diferenças salariais. Honestidade e transparência são sempre bem vindas;
2. Mantenha um portfólio das suas conquistas para apresentar nas avaliações de desempenho – afinal, fatos são incontestáveis;
3. Quando interrompida durante seu discurso, não fique ressentida. Faça uma pausa, aguarde o silêncio e termine o seu pitch. Depois disso, você pode pedir gentilmente às pessoas que não a interrompa novamente. Não desista de falar e contribuir, porque esse também é o seu espaço;
4. Não tenha medo de ser você mesma e questionar o que você não concorda;
5. Comemore os sucessos umas das outras no local de trabalho e apoie suas colegas. Acima de tudo, eu diria para as mulheres confiarem no próprio trabalho e na sua habilidade, e para não deixarem de se esforçar para sempre aprender, pois assim conseguimos melhorar e empreender nesta indústria.”

Inspire-se com a história da Zahra:

“Me lembro de uma situação específica, quando fazia parte de uma equipe predominantemente masculina e o líder claramente não dava oportunidades iguais. Havia um acordo específico que precisávamos fechar referente a uma colaboração que tínhamos com um cliente e, embora eu tivesse uma proximidade com o cliente, o gerente não estava interessado em me deixar acompanhar as negociações. Depois de me impor e de insistir bastante sobre a importância da minha participação, consegui demonstrar que era tão valiosa quanto o resto dos membros da equipe e entrei no projeto. O principal aprendizado que consegui tirar dessa experiência é continuar acreditando no valor que você traz e nunca desistir.”

AAAAAA

Ana Lucia Caravani Pimenta, Diretora Comercial e Marketing da Gera Omni

AAAAAA
Ana Lucia Caravani Pimenta

Dica da Ana sobre o sucesso para mulheres na vida profissional:

“Minha dica de sucesso para as mulheres é não abrir mão de sua vida pessoal em prol da profissional. Considere que as áreas da vida precisam caminhar e evoluir juntas. Para conhecer mais da área de interesse profissional sugiro conversar com colegas que já atuam em áreas semelhantes e tentar obter o máximo de informações do que é bom, mas também daquilo que é árduo e que muitas vezes poderá gerar desânimo. Também é importante conhecer a fundo o que te motiva de fato. Nem precisa dizer que terá que estudar muito e continuamente, e que isso vale hoje em dia para qualquer profissão.
Conheça bons mentores, eles podem acelerar o processo de aprendizado, além de se tornarem uma fonte de inspiração. Eu tive excelentes mentores que fizeram total diferença na minha jornada; me aconselhando sempre que necessário. Conto com eles sempre!
Falar inglês, sem dúvida, é fundamental e resolver isso o quanto antes será um divisor de águas, abrindo um leque maior de alternativas, principalmente, com a globalização e com o trabalho remoto.”

Inspire-se com a história da Ana:

“Eu vivenciei uma transição de carreira há mais de 20 anos, onde decidi migrar da área de atendimento ao cliente para tecnologia. Tive pessoas importantes que me ajudaram e me apoiaram nessa decisão e isso fez muita diferença, sou agradecida a tudo isso.
O que me moveu para a tecnologia foi: primeiro a curiosidade e a oportunidade de crescimento e desenvolvimento de uma carreira sólida e que dependeria muito mais de mim que de outros fatores. Lembro-me que quase desisti porque fiz um treinamento numa linguagem de programação, porém o treinamento era voltado para quem já sabia alguma outra linguagem, o que não era o meu caso.
Surgiu a oportunidade de fazer um outro treinamento que, de fato, era para principiantes e aí fez total diferença. Depois disso, eu comprei dois livros e a partir deles consegui desenvolver uma aplicação completa, o que facilitou a criação de uma visão sistêmica, coisa que eu ainda nem sabia o que era…. Estudar sempre esteve presente na minha vida desde pequena e isso é, de fato, essencial em tecnologia. Não parar de estudar nunca e desafiar-se sempre é o principal ingrediente; também e acima de tudo, gostar muito disso tudo.”

AAAAAA

Este conteúdo é, no mínimo, inspirador não é? É muito legal saber um pouquinho mais sobre suas histórias e aprender grandes lições com elas. Também um orgulho tê-las nos representando no universo Tech. A Equipe SalesTech Brasil agradece a participação dessas Super Parceiras e Super Mulheres!

Neste Dia da Mulher desejamos que a elas sejam dadas flores e presentes e que todos os dias tenham muito respeito, liberdade e oportunidade.

A Mulher é sinônimo de sensibilidade e força na mesma proporção, e por isso, desejamos que o mundo seja tão acolhedor com a Mulher quanto ela é com ele!

Com carinho, Equipe SalesTech Brasil ?

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima