A comunicação interna constrói uma relação de lealdade com os colaboradores da empresa, compartilhando os objetivos sociais e empresariais da organização. O endomarketing, que se resume a ações de marketing voltadas para os funcionários das empresas ? assim como o marketing ?, demora a ser percebido pelos empresários como um investimento a médio e longo prazo importante para diferenciar e agregar valor à marca.
As empresas esquecem ou não dão a devida importância para essas ações, que na maioria das vezes não são planejadas em seu orçamento, bugets de marketing e estratégias.
Um fator determinante para o sucesso de uma empresa são as relações pessoais. No livro Endomarketing: Como Praticá-lo com Sucesso, de Saul Bekin, Júlio Ribeiro faz uma colocação muito interessante: ?A atitude das empresas, seus valores éticos, o envolvimento emocional dos funcionários e a capacidade de agregar relações afetivas adquiriram muito mais peso no processo de desenvolvimento das empresas, do que a simples qualidade industrial do produto, preço ou mesmo o índice de participação no mercado?.
Para tornar concreta essa relação, entre funcionário e empresa, o endomarketing usa uma ferramenta muito importante, chamada de comunicação interna. A forma como a empresa se relaciona com o seu colaborador e vice-versa é trabalhada pelo departamento de comunicação da corporação, para que ela chegue no seu objetivo de maneira eficaz.
A comunicação interna constrói uma relação de lealdade com os colaboradores da empresa, compartilhando os objetivos sociais e empresariais da organização. A longo prazo, ela fortalece a sua imagem e o seu valor de mercado.
As empresas tendem a passar com muito mais facilidade pelos momentos de crise se tiverem funcionários bem informados sobre os objetivos e valores do grupo em que atuam.
A área de comunicação de uma empresa não é só voltada para os seus funcionários, é muito importante que ela se relacione, também, com o público externo. Terceiros, fornecedores e o próprio consumidor devem receber informações, estrategicamente trabalhadas pela área de comunicação. Assim, a imagem da organização será ainda mais forte, e todos enxergarão a empresa da mesma maneira.
Nos últimos anos, algumas agências têm se especializando em comunicação corporativa, auxiliando as empresas a tornar suas ações mais atrativas, para melhor seduzir seu público-alvo.
Essas agências costumam ter estruturas mais enxutas, conseguindo atender o cliente com mais agilidade e melhores preços, viabilizando as ações definidas pelas áreas de comunicação.
Hoje, a globalização muda freqüentemente a realidade em que vivemos, principalmente na área da comunicação, exigindo cada vez mais competências e habilidades do profissional que se dispuser a trabalhar nesse mercado extremamente competitivo e dinâmico.