Orkut e o marketing

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Você já foi convidado? Ainda não? Fique tranqüilo, brevemente alguém irá convidá-lo para entrar em um verdadeiro labirinto com saída para todos os lados chamado Orkut. Você já foi convidado? Ainda não? Fique tranqüilo, brevemente alguém irá convidá-lo para entrar em um verdadeiro labirinto com saída para todos os lados chamado Orkut.

A nova mania dos internautas vem crescendo na velocidade do pensamento, criando o maior networking do mundo. E o mais incrível, uma grande parte desse grupo é feita por brasileiros. Não existem fronteiras, não existem restrições, não existem limites. Mas que oportunidades de negócio podem surgir dentro desse “mar de pessoas”?

Depende com qual luneta se enxerga esse mar. Caso se utilize a luneta do marketing, as oportunidades são tão expressivas quanto o número de pessoas já pertencentes à rede.

Pesquisadores da área de marketing passaram todo o tempo elaborando metodologias de pesquisa para conhecer a fundo o comportamento do consumidor e segmentar seu mercado, ou seja, saber quais são os grupos de pessoas que possuem hábitos em comum.

Agora, através do Orkut, pode-se conhecer as mais diversas comunidades e, o melhor, informações pessoais dos indivíduos pertencentes a elas. Por exemplo: você pode divulgar um festival de rock para uma comunidade de pessoas que gosta de rock em Curitiba, ou uma feira de artesanato para as pessoas que gostam de artesanato, ou que você está vendendo um disco original dos Beatles para a comunidade que gosta dos Beatles.

Como se não bastasse, através de uma pesquisa, pode-se estimar a idade média, a situação amorosa e demais informações pessoais da comunidade para a qual você está segmentando sua comunicação.

Outra possibilidade é a promoção pessoal, se você possuir algum serviço que venha ao encontro da necessidade dessas comunidades, você pode divulgá-lo às pessoas de sua rede de contatos. O vínculo emocional existente com as pessoas pertencentes ao seu grupo pode render a confiança em seu trabalho. Além disso, muitas dessas pessoas podem se tornar fornecedoras de produtos e serviços que atendam a sua necessidade. Enfim, as possibilidades são infinitas por um simples motivo: o público alvo já está segmentado! O Orkut ainda pode resolver de forma básica, mas objetiva, um dos maiores desafios do marketing direto: a lista (grupo de pessoas que serão informadas sobre uma determinada promoção).

A parte positiva é que esse desbravamento está ainda começando, nem banners publicitários temos ainda no Orkut. No entanto, assim como eu e você, muitos chegarão a essa conclusão, fazendo com que o aproveitamento dessa rede de contatos seja tão veloz quanto seu crescimento.

O Orkut está conseguindo atualmente o bem mais caro do consumidor: a sua atenção, mudando mais uma vez os ventos do mercado. A exemplo de nossos atletas olímpicos, devemos ajustar as velas e aproveitar a direção dos ventos a nosso favor. Como fazer isso ? Cabe a cada um responder.

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