Os 3 P’s da Alta Performance em Vendas

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Um dos motivos pelos quais uso a Roda das Vendas nos meus cursos e workshops é por que ela permite visualizar, de maneira rápida, simples e objetiva, o que chamo de ‘P’s’ da Alta Performance em Vendas.

Depois de 20 anos trabalhando na área, notei que a maior parte dos vendedores quer muito melhorar, mas raramente sabe exatamente o que tem que fazer. E, como estão pressionadíssimos por metas, acabam deixando para depois seu projeto pessoal de melhoria.

Com o passar do tempo, passam a repetir uma rotina que nem sempre é a mais eficiente, não utiliza todo o potencial da pessoa e nem traz todos os resultados que poderiam ser alcançados.

Da mesma maneira, temos inúmeros gerentes com a clara sensação de que a equipe comercial poderia render bem mais, mas sem saber exatamente com implementar de maneira eficaz um projeto de desenvolvimento. (Fora a questão de justificar o ROI, ou retorno sobre investimento, dos custos envolvidos em treinar a equipe de vendas).

Para ajudar você a entender melhor os P’s da Alta Performance, criei um mini check-list no formato de exercício, que pode ser feito individualmente ou em equipe. É a mesma lógica que uso nos cursos e palestras e que você pode adaptar para seu próprio dia a dia:

1. Propósito: Define qual a missão do vendedor dentro da estratégia comercial da empresa

  • Qual é exatamente sua ‘missão’ como vendedor ou vendedora?
  • Todos os vendedores da empresa SABEM a resposta?
  • Todos os vendedores da empresa dão exatamente a mesma resposta?
  • Todos os vendedores da empresa estão agindo de acordo com essa missão no seu dia a dia?

Como melhorar o 1º P, de “Propósito”: definir claramente a missão do vendedor (missão envolve, mas vai além do job description, ou descrição de cargo), alinhar todos os vendedores nessa missão, treinar e desenvolver os vendedores a praticarem a missão, criar indicadores que avaliem mensalmente se a missão está sendo alcançada, feedback em grupo e individual para melhoria contínua.

2. Psicologia vencedora: Define a qualidade dos pensamentos e atitudes dos vendedores

Qual tem sido a qualidade dos seus pensamentos (ou da equipe comercial) em relação a:

  • Planejar e organizar seu tempo?
  • Atingir suas metas?
  • Prospectar novos clientes?
  • Buscar novas?
  • Buscar novas oportunidades para se desenvolver?
  • Trabalhar produtos serviços de maior valoer agregado?
  • Vender valor e não preço baixo/descontos?
  • Potencializar oportunidades dentro da própria carteira de clientes?

Como melhorar o 2º P, da “Psicologia Vencedora”: Plano de Ação Individual para melhoria contínua dessas atitudes. Ou seja, feedback objetivo também sobre atitudes e comportamentos, e não apenas sobre resultados, faturamento, etc.

3. Produtividade: Define metas, indicadores, eficiência, eficácia

  • Quais atividades de vendas são prioritárias? As mais comuns: prospectar, atender clientes da carteira atual (% de positivação), recuperar clientes inativos, vender mix produtos/ serviços, trabalhar descontos de maneira mais estratégica, etc.
  • Por que elas são prioritárias? (Reason, why)
  • Como essas atividades prioritárias são medidas? (Indicadores de performance)
  • Como cada vendedor/a do grupo está evoluindo em relação aos seus indicadores e metas individuais?

Como melhorar o 3º P, de Produtividade: Plano de Desenvolvimento e Ação Individual para melhoria contínua desses indicadores de performance relacionados especificamente à atividades de vendas. Note que mais uma vez reforço a importância do feedback sobre outros assuntos além dos resultados finais. Vejo empresas demais discutindo meta, faturamento, comissões, e pouquíssimo tempo discutindo de maneira séria, organizada e produtiva o que realmente interessa: atitudes, comportamentos e processos/atividades de venda.

É fundamental dar feedback não apenas sobre os resultados finais, mas principalmente sobre o que levou a esse resultado. Só assim você pode melhorar de maneira contínua, inteligente e sustentável.

No curso Alta Performance em Vendas ensino a fazer tudo isso, ao mesmo tempo em que dou dicas práticas e objetivas sobre como melhorar cada um dos passos da venda, desde o planejamento/gestão do tempo até o pós-venda.

Tanto para o vendedor/a que faz o curso sozinho quanto o gerente que faz com seu grupo, o APV permite rapidamente identificar o que anda muito bem e o que precisa claramente melhorar se quisermos atingir as metas de 2014.

Para quem quiser, mais informações sobre o Alta Performance em Vendas você encontra aqui: www.institutovendamais.com.br

Para quem não quer fazer o curso, recomendo que releia a o check-list dos 3 P’s e se auto-avalie, definindo pontos positivos e pontos de melhoria. Especificamente em relação a atividades de venda, recomendo a avaliação mensal usando os 8 Passos da Venda como referência.

Esse círculo de crescimento, de definição, auto-avaliação, planejamento e execução dos próximos passos de melhoria é o caminho da Alta Performance.

Abraço e boas vendas,

Raúl Candeloro

P.S. As inscrições para o Alta Performance em Vendas (APV) encerram-se nesta 6ª feira, dia 14/03. Se você é diretor, gerente e/ou supervisor e quer fazer o curso com sua equipe, mande um e-mail para apv@vendamais.com.br, ok?

Artigo da semana

Equilíbrio e agilidade: o diferencial das novas lideranças

Por Irene Azevedo

Houve um tempo em que, para ser um executivo de sucesso, objeto de desejo das maiores empresas, bastava gerar resultados. Hoje, é preciso mais do que isso: o profissional deve pensar na imagem que quer deixar para o mercado. Afinal, além de pequeno, esse mercado se “fala”. Com o advento das mídias sociais, as notícias se espalham tão rapidamente que todo cuidado é pouco. E o que você pode acrescentar de novos ingredientes à “fórmula de sucesso” dos que agora fazem a diferença no ambiente corporativo e deixam sua marca de forma permanente? A resposta é simples e ao mesmo tempo, complexa: Equilíbrio e Agilidade.

Para adquirir tais virtudes só há um caminho: o autoconhecimento. Vale terapia, exercício diário de leitura e mesmo meditação. Afinal o processo de crescimento pessoal deve ser constante e eterno. Nem quando morremos nossa “casa interior” está totalmente decorada, sempre ficará faltando alguma obra de arte.

Com equilíbrio, você torna-se capaz de escutar e entender melhor os seus liderados e assim servi-los para que sejam mais felizes e consequentemente mais eficientes e eficazes. Consegue dar a cada um, o que realmente necessita. É isto que propicia um ambiente de motivação. Além disto, é preciso liderar pela diversidade, contratar pessoas que supram as deficiências da organização e não, simplesmente, alguém que seja uma mera cópia daqueles que estão no poder. A agilidade de mudar seus comportamentos de acordo com a situação será fundamental para liderar pela diversidade.

Um líder que faz a diferença é capaz de preparar seu sucessor e contratar pessoas que poderão vir a ser tão aptas quanto ele. Não gerencia pela mediocridade, mas trabalha para que todo o grupo se desenvolva. Isso se faz atribuindo responsabilidades e verificando quais são as suas necessidades. Além disso, a humildade de admitir que não sabe tudo e ter coragem de enfrentar os desafios. Essas são as características fundamentais em um líder.

Ainda falando das características do líder que constrói uma equipe coesa, eficiente e eficaz, é quando ele em algumas situações assume o papel do líder coach, utilizando a técnica de questionar os seus funcionários para que eles próprios cheguem à resposta de como solucionar os seus problemas. Desta forma, este líder estará ganhando comprometimento de seus colaboradores, pois as soluções virão dos mesmos e não do líder. Outro ponto importante é manter sua rede de relacionamento ativa. E isto deve ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora.

Lembre-se que hoje quando você usa qualquer mídia social, você está se expondo e aumentando sua rede. Todo cuidado então é pouco! Mas você tem que estar na rede! E para não perder as rédeas, mesmo em situações e ambientes de total ambiguidade, use a resiliência pessoal. Ou seja, tenha autocontrole, conheça bem o território, fique informado sobre os recursos disponíveis e trace um plano de ação.

Equilíbrio e Agilidade farão de você o “super homem” ou a “mulher maravilha” que são tão almejadas hoje dentro das organizações. Você estará pronto!

Irene Azevedo é Diretora de negócios da LLH/DBM e professora de gestão de pessoas na BBS Business School

Opinião do leitor

Excelente material, mais uma vez obrigado por disponibilizá-lo. Parabéns.
Magno Marcio
(Sobre o e-book “Os 15 Principais Erros Em Treinamentos De Vendas”)

Para pensar

“É nossa atitude frente às dificuldades o que, mais do que qualquer outra coisa, influencia o sucesso do nosso resultado final”.
William James

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

12 frases que todo vendedor com alta inteligência emocional usa

12 frases que todo vendedor com alta inteligência emocional usa

*** 90% dos top performers em vendas têm algo em ...
Leia Mais →
Você não é caro. É confuso.

Você não é caro. É confuso.

Primeiro pensamento do dia: Você pode cobrar mais. Mas nenhum ...
Leia Mais →
8 conceitos da estética japonesa para melhorar suas vendas

8 conceitos da estética japonesa que você pode aplicar para melhorar suas vendas

*** Você não está sendo ignorado porque seu produto é ...
Leia Mais →