1) A vaca foi pro brejo
Mas será que alguém levantou as necessidades dela antes? A vaca queria viajar, mas talvez a montanha ou a praia a deixariam mais satisfeita? Certo, é meio difícil entrevistar um prospect cujas respostas sejam variações de “muuuu”, mas não é motivo para nem ao menos tentar. E se ela quisesse, mesmo, ir para o brejo, mas de classe econômica? Sempre tem algo a mais para descobrir sobre seus clientes!
2) Onde fui amarrar meu bode?
Antes de sair vendendo remédio para amnésia, analise o problema por inteiro. Pode ser um problema do ponto de venda, onde o estacionamento para clientes é muito distante, daí a necessidade de amarrar o bode longe. Estranhamente, em muitos pontos de venda, as vagas da diretoria são bem localizadas e próximas da entrada, enquanto os clientes têm que estacionar…
3) …onde Judas perdeu as botas
Seja onde for, parece ser um ótimo local para abrir um negócio de sapateiro, para ajustar os calçados e evitar a perda. Ou, lógico, abrir uma loja de sapatos. Algumas vezes, a melhor maneira de diferenciar e garantir o sucesso de suas vendas é se apoiar na geografia. O que os clientes daquele local precisam? Alguém mais anda perdendo as botas por ali?
4) Macaco velho não põe a mão em cumbuca
Oportunidade para buscar outro público. Desenvolva cumbucas coloridas e com personagens da moda para atrair macacos novos, ou dê outra forma a seus recipientes para vendê-los aos macacos velhos. Jarros de boca larga, por exemplo. Tigelas. Revenda Tupperware. O que não pode é continuar a tentar vender cumbuca para macaco velho. Esteja de olho no seu mercado, sempre.
5) Juntar a fome com a vontade de comer
Parece ser o sonho de todo vendedor, mas, como qualquer nutricionista pode dizer, vontade de comer nada tem a ver com fome, assim como muitas vezes vendedores se enganam no levantamento de necessidade. É isso mesmo que o cliente quer? Ele está com fome ou vontade de comer? Certifique-se de juntar a solução da fome com a fome para não apenas vender mais, mas também melhor!
Está vendo? Lições de vendas podem vir de qualquer lugar! Inspire-se, mantenha a mente aberta, aprimore-se sempre e não vai ter que dizer que o gato das suas vendas subiu no telhado. A não ser que venda escadas.