Os mitos e verdades da consultoria

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Algumas dicas importantes sobre o papel da consultoria nas empresas e como você empresário pode utilizar este serviço a seu favor. O varejo vive em busca de melhores resultados, e à medida em que o mercado vai se segmentando, as empresas cada vez mais recorrem aos serviços de consultoria. Não somente pelas dificuldades impostas pelo excesso de concorrência em alguns setores, mas pela necessidade de estruturação e planejamento para torná-las mais competitivas.

Na Europa, a atividade de consultoria está se tornando um dos setores mais dinâmicos da atualidade, em razão das estruturas organizacionais estarem mais enxutas e trabalhando cada vez mais com o foco em resultados.

No Brasil muita coisa se fala a respeito de consultoria mas na verdade pouco se sabe sobre ela e o que se deve esperar deste tipo de serviço.

A relação empresa-consultoria ainda não é bem compreendida e as empresas muitas vezes deixam de utilizar esta ferramenta interessante e de baixo custo por não saber como lidar com ela.

Portanto, aqui vão algumas dicas importantes sobre o papel da consultoria nas empresas e como você empresário pode utilizar este serviço a seu favor.

1. Então eu devo entregar tudo nas mãos dos consultores, e esperar que eles resolvam tudo por mim?

De forma alguma. Você deve fazer com que os consultores sejam seus aliados. Você é peça chave para o processo de mudança e deve sempre avaliar as soluções apresentadas acompanhando todo o processo de trabalho da consultoria, afinal quando o trabalho acabar, a sua empresa têm que estar com o formato que você desejou. Você não vai querer se sentir um estranho no ninho vai?

2. Mas eu não posso deixar eles saberem quanto a minha empresa gasta e fatura. “Nas minhas contas eles não mexem!”

Não dá para contratar um serviço que têm como objetivo detectar as falhas e potencialidades da empresa se você quer ajudar mais ou menos, ou falar somente parte da verdade. Para que a consultoria apresente os resultados que você espera, é necessário transparência de ambas as partes, concorda? 3. Então os consultores vão ficar na minha empresa por muito tempo como funcionários comuns?

Os consultores são prestadores de serviços e não funcionários da empresa. Uma vez determinado o escopo de trabalho da consultoria, o tempo gasto deverá ser o suficiente para colocar em prática o planejamento aprovado anteriormente. Não se engane querendo que os consultores permaneçam por mais tempo que o necessário, e nem permita que eles criem uma relação de dependência entre vocês.

4. Não posso falar para os funcionários sobre os consultores, eles vão achar que eu não tenho competência para administrar o meu próprio negócio… Muito pelo contrário. Seus funcionários vão te considerar um líder com visão de futuro que pretende crescer de forma mais segura e assertiva. Cabe a você explicar que o trabalho da consultoria é um apoio temporário e que sua função é facilitar o desenvolvimento da empresa e de seus funcionários.

5. Então a consultoria vai salvar a minha empresa de todos os problemas?

Viva! Onde está o telefone que eu quero contratar uma agora… Não é bem assim. O serviço de um consultor consiste em estudar os processos de trabalho da empresa, assim como aspectos relevantes de mercado e, com base nisto, apontar soluções para possíveis falhas que estejam ocorrendo em algumas etapas ou oportunidades que podem ser exploradas. Ele também deve orientá-lo quanto a expansão ou modernização do seu negócio através de um planejamento baseado nas suas expectativas, indicando qual o melhor caminho a ser seguido no seu caso. O consultor é um especialista em desenvolvimento de empresas e não o gênio da lâmpada que vai fazer todos os seus problemas desaparecerem como mágica. Tudo envolve muito trabalho e cooperação.

Mas o que é preciso saber antes de contratar uma empresa de consultoria? Aqui vão mais algumas dicas:

a.. Em primeiro lugar tente saber o que você espera de um serviço de consultoria. Não adianta sair por aí contratando uma empresa sem antes ter um objetivo definido sobre o que se quer de fato.

b.. Procure conhecer o trabalho da consultoria, questione sobre clientes anteriores e resultados obtidos.

c.. Não se deixe influenciar por uma empresa de renome. Tradição nem sempre é sinal de competência.

d.. Participe de todo o processo de trabalho. Não se imagine sentado em sua mesa aguardando que os consultores façam tudo por você. Acompanhar o desenvolvimento e colaborar com o trabalho dos consultores pode ser fundamental para o sucesso do projeto.

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