Paiêêê… seu cliente chegou!

O que já é comum no dia-a-dia de pessoas e empresas está se tornando comum também na área de consultoria ? o consultor vai ao cliente via Internet. Ouvi no rádio um banco anunciar seus serviços usando um diálogo entre um garoto e o Joca, um amigo que deseja falar com seu pai.

Garoto: Agora ele não pode atender, está no banco.
Joca: Será que vai demorar?
Garoto: Não, costuma ser rápido.
Joca: Quando ele voltar, peça pra ligar pra mim.
Garoto: Tá bem.

O telefone é desligado e o garoto grita: “Paiêêê… O Joca pediu para você ligar pra ele quando sair do banco!

O pai estava no home banking.

O que já é comum no dia-a-dia de pessoas e empresas está se tornando comum também na área de consultoria ? o consultor vai ao cliente via Internet. A consultoria a distância é hoje uma opção atraente, principalmente para quem deseja um consultor de qualidade, sem precisar arcar com despesas de viagem, hospedagem e a dificuldade de agendar uma data conveniente para ambos. Se as reuniões envolverem a presença de outros, a dificuldade aumenta.

A possibilidade de um consultor otimizar seu tempo atendendo um número maior de clientes começa a revolucionar a área da consultoria. Serviços de profissionais de renome, antes só disponíveis para médias e grandes empresas, já podem ser adquiridos por pequenas empresas, profissionais liberais e até mesmo empreendedores com sonhos de seu primeiro negócio.

Além dos serviços pagos, há organizações que oferecem consultoria on-line gratuita, ajudando novos empreendedores a reduzir as chances de fracasso no negócio. Para quem prefere a informalidade, além da gratuidade, existem as listas de discussão ou fóruns de negócios espalhados pela Internet, excelentes oportunidades de consultoria informal.

A ferramenta mais popular para a consultoria a distância continua sendo o telefone, mas o custo das chamadas de longa distância pode inviabilizar o serviço. A alternativa é usar serviços de voz sobre IP, alguns gratuitos, que reduzem substancialmente os custos de telefonia. O e-mail é outra ferramenta excelente, por permitir manter um diálogo sem que os envolvidos precisem estar simultaneamente disponíveis para o contato. O e-mail é a ferramenta do diálogo de conveniência.

Ao sistema de telefonia é possível associar também o apoio de um chat para redigir com clareza informações como valores, porcentagens ou endereços. Para completar, há programas para apresentações gráficas, além da já popular webcam e vídeos para Web. Numa escala mais avançada, pode-se optar pelo uso de um sistema de videoconferência, porém alguns exigem equipamentos mais sofisticados e linhas dedicadas para ambas extremidades.

Uma das recentes adições à lista de ferramentas para consultoria via Internet são os blogs, sistemas de diário na Web que permitem reuniões de trabalho dentro de um ambiente de acesso privado, criando ao mesmo tempo um arquivo do que foi tratado para referência futura. Além dessas ferramentas mais populares, existem sistemas comerciais que incluem essas e outras possibilidades de comunicação.

Tudo isso abre um campo novo para profissionais que se propunham a prestar consultoria, porém, por não residirem nos grandes centros, tinham seus custos inviabilizados pelos gastos com viagens, hotéis e tempo perdido entre um trabalho e outro. Agora já não importa se você mora no Oiapoque ou Chuí. No conforto de seu home office, tomando açaí ou chimarrão, você poderá ouvir seu filho gritar do micro:
“Paiêêê… seu cliente chegou! Olha ele aqui no ICQ.”

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