Em O livro azul de respostas de vendas, Jeffrey Gitomer declara: “a perda de um grande cliente não é apenas financeiramente devastadora, mas emocionalmente também. Cria uma perda de moral, perda de confiança na empresa e uma grande nuvem preta ameaçando o negócio. Invista dinheiro para manter os clientes fiéis. É uma apólice de seguro. O seguro do cliente”. Na sequência, o especialista norte-americano apresenta algumas sugestões de ações que você pode colocar em prática para evitar que isso aconteça em sua empresa. Abaixo, apresentamos quatro dessas ideias e convidamos você a pensar na quinta.
Ideia 1: Programe reuniões periódicas para entender como as expectativas de seus clientes estão sendo atendidas.
Convide tanto os compradores quanto os usuários para essas reuniões e promova discussões honestas nessas ocasiões. Digamos, por exemplo, que você venda suas máquinas copiadoras ao departamento de compras de uma empresa e que o seu contato lá dentro se mostre satisfeito com o que você entrega; no entanto, são os profissionais do administrativo que usam seu produto no dia a dia, e eles odeiam suas máquinas, odeiam seus serviços e o odeiam. Se você se preocupar em concentrar sua atenção apenas ao time de compras, provavelmente em pouco tempo não terá mais que se preocupar com ninguém daquela empresa! Afinal, você não sabe quando as reinvindicações do pessoal do administrativo surtirão efeito. Portanto, tenha um olhar mais amplo sobre as necessidades dos clientes e entenda quem são os influenciadores de compra para poder se manter sempre relevante para quem realmente importa.
Ideia 2: Comunique-se com os clientes semanalmente – sem ter o objetivo de vender.
Eu uso minha revista por e-mail chamada Sales Caffeine para isso. As pessoas recebem de mim, semanalmente, uma mensagem de valor que tem dicas de vendas, ideias e estratégias valiosas. O que seus clientes recebem?
Ideia 3: Crie programas em parceria em que vocês trabalhem juntos para o bem comum.
Vocês podem fazer esforços comunitários, apoiar instituições de caridade ou até promover campeonatos de futebol. O importante é que façam alguma coisa juntos, pois isso fortalecerá o relacionamento e o vínculo entre vocês.
Ideia 4: Use depoimentos de seus clientes fiéis a seu favor.
Clientes fiéis são excelentes ferramentas de marketing e de manutenção dos demais clientes da carteira. Peça àqueles que realmente são parceiros da sua empresa para escreverem um depoimento e compartilhe esse feedback positivo com a sua base – por e-mail, nas redes sociais, em seu site e onde mais você achar interessante.
Ideia 5:
Sua vez de pensar em algo! Use as linhas abaixo para registrar uma ação prática que pode ajudá-lo a manter seus clientes onde estão.
__________________________________________________
__________________________________________________
__________________________________________________
E chega de perder clientes!
Saiba mais
- Livro: O livro azul de respostas de vendas
- Autor: Jeffrey Gitomer
- Número de páginas: 202
- Editora: M. Books