Identificar os melhores leads, contudo, deveria ser a principal preocupação para aumentar a taxa de conversão
Por Pipedrive
Uma pesquisa recente conduzida pelo Pipedrive, plataforma de CRM e gestão de vendas desenvolvida a partir do ponto de vista dos vendedores, revelou quais são os principais desafios enfrentados por esses profissionais durante o processo de vendas.
O estudo, realizado com mais de 1.600 pessoas, mostra que a maior preocupação desse público ainda é a prospecção. Quando questionados sobre quais atividades do processo de vendas requerem mais melhorias, foram colhidos os seguintes resultados:
Atividades demandando melhorias |
Representantes de venda |
Gestores de vendas |
Prospecção | 37% | 47% |
Aumentar taxa de conversão | 30% | 31% |
Mais rapidez na passagem pelo funil de vendas | 15% | 12% |
Aumentar o valor médio dos contratos | 18% | 10% |
A pesquisa também conclui que, dos vendedores que consideram a prospecção “bastante” ou “extremamente” importante (76%), mais da metade aponta ter dificuldades nessa etapa do processo. E que os gestores de venda se preocupam mais com essa etapa do que representantes.
Para Rodrigo Stoqui, business developer do Pipedrive no Brasil, é compreensível que representantes e gestores de equipes de venda estejam preocupados em melhorar suas prospecções. Porém, para ele, o foco desses profissionais deveria estar na identificação dos leads mais promissores nas fases iniciais do processo, para que eles possam ser convertidos em vendas mais rapidamente.
Qualificação de leads
“Todo profissional de vendas quer mais leads. Mas a pergunta de 1 milhão de dólares é: quais são os melhores leads? Nós identificamos que focar em leads de baixa qualidade, que têm poucas chances de conversão é improdutivo e, efetivamente, uma perda de tempo”, diz Stoqui.
“Os profissionais de vendas precisam filtrar os leads ruins rapidamente e focar exclusivamente nos de maior probabilidade de conclusão para fechar mais negócios e aumentar o valor médio do negócio com um esforço muito menor”, completa.
“Com um sistema de CRM como o Pipedrive, que rastreia todas as atividades, mostra todos os leads do pipeline e a probabilidade que o profissional tem de fechar cada negócio, fica mais fácil visualizar no que focar e quais são os próximos passos no processo dessas negociações. Até porque, essas tarefas podem ser customizadas e ocorrer automaticamente dentro da plataforma”, finaliza.
Outros resultados
Outros resultados revelaram que, dos profissionais de vendas que sentem dificuldade na geração de leads, 56% confiam nos leads que são fornecidos a eles ao invés de gerarem seus próprios.
Dentre as principais fontes de geração de leads citadas, 68% afirmam receber contatos diretamente de seus prospects e 61% por recomendação. Outras formas mencionadas foram conferências, eventos, mídias sociais, Google, Linkedin, leads comprados e boca a boca.
“É importante focar parte do trabalho na geração de leads próprios, que normalmente significam contatos mais quentes e mais propensos a fechar negócios, o que contribui para a eficiência da equipe, uma vez que diminui o número de tarefas necessárias, o tempo de negociação e ajuda a aumentar a taxa de conversão”, comenta Stoqui.