Planejamento e estratégia são essenciais para garantir boas vendas no Dia do Consumidor

Diretor Comercial da Zucchetti dá dicas de como se preparar para ter sucesso na data, que  já faz parte do calendário dos varejistas.

O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, é uma oportunidade para o setor varejista aumentar suas vendas. Recentemente, um levantamento feito pela Shopee (plataforma de comércio eletrônico), constatou que 45% dos consumidores têm a intenção de realizar alguma compra nesta data, e, diante disso, é importante adotar estratégias adequadas. Marcos Adriano Guasso, Diretor Comercial da Zucchetti, multinacional italiana especializada em sistemas de gestão que atende mais de 100 mil micro e pequenos comércios no Brasil, ressalta a importância de um planejamento cuidadoso.

Segundo ele, é essencial que os varejistas, independentemente do tamanho de sua empresa, compreendam seu público-alvo e o que os diferencia da concorrência para direcionar suas estratégias promocionais de forma eficaz.

“Um ponto importante é partir do que você tem em estoque. Pode ser um bom momento para colocar em circulação uma mercadoria que está parada e não vendeu como deveria, fazendo com que o estoque gire e a promoção desses itens atraia clientes que podem comprar outros produtos”, indica Guasso.

Ele aconselha os comerciantes a não tomarem decisões com base em suposições, mas que analisem dados relevantes para embasar suas estratégias promocionais. É recomendável fazer uma comparação com promoções passadas e seus resultados, identificar os produtos que tiveram boa saída, além de entender o que funciona melhor para o seu público-alvo. 

“As ferramentas de gestão facilitam o acesso a esse tipo de dado, com relatórios detalhados da base de clientes, fornecedores, nível de estoque, produtos com mais giro, custo de compra e de venda, entre outros. Ainda que o varejista não tenha uma ferramenta, é fundamental que haja um processo de análise prévia dos dados que já existem em outros tipos de controle, para que as ações possam atingir seus objetivos”, acentua. 

Outro ponto é entender como realizar a melhor divulgação das promoções, atraindo o cliente para a loja. “As ferramentas digitais têm sido importantíssimas para chamar os clientes para as promoções. Nos pequenos comércios temos visto o uso acentuado das redes sociais, que funcionam bem para este propósito. Se for um varejo mais próximo de seus clientes, o envio consentido de promoções pelo WhatsApp pode ser uma opção. Além disso, há formas de divulgação que são certeiras em alguns lugares, como carro de som e panfletos. Tudo depende do olhar para com o público”, indica Guasso

Consumarço

A Zucchetti, por sua vez, também aproveitará o mês de março para oferecer promoções especiais em seus sistemas para PDV, com a campanha Consumarço. Durante todo o período, a cada ativação, o cliente receberá seis meses de uso gratuito, ou seja, terá 18 meses de acesso pelo preço de 12. Além disso, todos os adicionais de sistemas estarão com até 50% de desconto. A promoção representa uma oportunidade para que os clientes possam experimentar os produtos da empresa de forma mais acessível e obter benefícios exclusivos.

“A Zucchetti faz esse planejamento com foco no cliente. Nós temos públicos diferentes: as revendas, a venda direta, os clientes novos e aqueles da base. Por isso, além de uma condição especial para todos, ofertamos promoções focadas em cada um desses públicos”, explica Guasso

Sobre a Zucchetti

Com uma versatilidade de produtos que atendem múltiplos setores, de varejo a indústrias, lojas virtuais a hotéis, a Zucchetti fornece software para 800 mil empresas em todo o mundo. Sendo a primeira software house italiana e uma das maiores companhias da Europa no segmento, a empresa tem sedes por toda a Itália e está presente em países como Alemanha, Estados Unidos, França, Suíça e, há 11 anos, no Brasil — onde conta com 100 mil clientes e mais de 3.900 parceiros. No país, a empresa mantém três  pilares — software ERPs,  software de automação comercial (PDV) e sistemas de gestão para RH’s (HR Tech).  No mundo, a Zucchetti acumula 8 mil funcionários e um faturamento anual de mais de 1.3  bilhão de euros, aproximadamente 7,3  bilhões de reais. 

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima