Diretor Comercial da Zucchetti dá dicas de como se preparar para ter sucesso na data, que já faz parte do calendário dos varejistas.
O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, é uma oportunidade para o setor varejista aumentar suas vendas. Recentemente, um levantamento feito pela Shopee (plataforma de comércio eletrônico), constatou que 45% dos consumidores têm a intenção de realizar alguma compra nesta data, e, diante disso, é importante adotar estratégias adequadas. Marcos Adriano Guasso, Diretor Comercial da Zucchetti, multinacional italiana especializada em sistemas de gestão que atende mais de 100 mil micro e pequenos comércios no Brasil, ressalta a importância de um planejamento cuidadoso.
Segundo ele, é essencial que os varejistas, independentemente do tamanho de sua empresa, compreendam seu público-alvo e o que os diferencia da concorrência para direcionar suas estratégias promocionais de forma eficaz.
“Um ponto importante é partir do que você tem em estoque. Pode ser um bom momento para colocar em circulação uma mercadoria que está parada e não vendeu como deveria, fazendo com que o estoque gire e a promoção desses itens atraia clientes que podem comprar outros produtos”, indica Guasso.
Ele aconselha os comerciantes a não tomarem decisões com base em suposições, mas que analisem dados relevantes para embasar suas estratégias promocionais. É recomendável fazer uma comparação com promoções passadas e seus resultados, identificar os produtos que tiveram boa saída, além de entender o que funciona melhor para o seu público-alvo.
“As ferramentas de gestão facilitam o acesso a esse tipo de dado, com relatórios detalhados da base de clientes, fornecedores, nível de estoque, produtos com mais giro, custo de compra e de venda, entre outros. Ainda que o varejista não tenha uma ferramenta, é fundamental que haja um processo de análise prévia dos dados que já existem em outros tipos de controle, para que as ações possam atingir seus objetivos”, acentua.
Outro ponto é entender como realizar a melhor divulgação das promoções, atraindo o cliente para a loja. “As ferramentas digitais têm sido importantíssimas para chamar os clientes para as promoções. Nos pequenos comércios temos visto o uso acentuado das redes sociais, que funcionam bem para este propósito. Se for um varejo mais próximo de seus clientes, o envio consentido de promoções pelo WhatsApp pode ser uma opção. Além disso, há formas de divulgação que são certeiras em alguns lugares, como carro de som e panfletos. Tudo depende do olhar para com o público”, indica Guasso.
Consumarço
A Zucchetti, por sua vez, também aproveitará o mês de março para oferecer promoções especiais em seus sistemas para PDV, com a campanha Consumarço. Durante todo o período, a cada ativação, o cliente receberá seis meses de uso gratuito, ou seja, terá 18 meses de acesso pelo preço de 12. Além disso, todos os adicionais de sistemas estarão com até 50% de desconto. A promoção representa uma oportunidade para que os clientes possam experimentar os produtos da empresa de forma mais acessível e obter benefícios exclusivos.
“A Zucchetti faz esse planejamento com foco no cliente. Nós temos públicos diferentes: as revendas, a venda direta, os clientes novos e aqueles da base. Por isso, além de uma condição especial para todos, ofertamos promoções focadas em cada um desses públicos”, explica Guasso.
Sobre a Zucchetti
Com uma versatilidade de produtos que atendem múltiplos setores, de varejo a indústrias, lojas virtuais a hotéis, a Zucchetti fornece software para 800 mil empresas em todo o mundo. Sendo a primeira software house italiana e uma das maiores companhias da Europa no segmento, a empresa tem sedes por toda a Itália e está presente em países como Alemanha, Estados Unidos, França, Suíça e, há 11 anos, no Brasil — onde conta com 100 mil clientes e mais de 3.900 parceiros. No país, a empresa mantém três pilares — software ERPs, software de automação comercial (PDV) e sistemas de gestão para RH’s (HR Tech). No mundo, a Zucchetti acumula 8 mil funcionários e um faturamento anual de mais de 1.3 bilhão de euros, aproximadamente 7,3 bilhões de reais.