Planejamento e gestão

O sucesso de uma equipe vencedora está relacionado à competência da sua gestão, onde cada detalhe pode representar um diferencial que o aproxime da vitória. As últimas edições da Copa do Brasil foram vencidas pelas equipes do Santo André e do Paulista, consideradas pela crítica como clubes de menor projeção no cenário do futebol brasileiro. No início do campeonato, ninguém poderia imaginar que eles fossem capazes de competir com equipes consideradas favoritas, nem mesmo supor que enfrentariam Flamengo e Fluminense em finais, com estádios lotados por suas torcidas apaixonadas, a tradição de suas camisas e a pressão de seus cartolas. Contrariando as mais otimistas previsões, Santo André e Paulista superaram os gigantes do futebol brasileiro, deixando grandes reflexões para nossa análise.

Será que seus triunfos aconteceram por mero acaso ou devido a um competente planejamento de trabalho? Analisando o cenário do futebol brasileiro ao longo dos últimos anos, percebemos diversas evoluções nos aspectos técnicos e táticos, na profissionalização, nos altos investimentos, na criação de novas funções, que tornaram a diferença entre o campeão e seus competidores cada vez menor. Portanto, o sucesso de uma equipe vencedora está cada vez mais relacionado à competência da sua gestão, onde cada detalhe pode representar um diferencial que o aproxime da vitória.

Analise o cenário
Levante informações das disputas que irá participar durante o ano e estabeleça suas prioridades, considerando aquelas que podem ser as mais importantes. Não acredite que você pode participar de todas as competições com o mesmo desempenho.

Tenha foco nos seus objetivos
Defina suas metas e objetivos e tenha sempre um alvo maior. Concentre seus esforços naquilo que irá proporcionar melhores resultados e retorno dos investimentos. Não imagine que seu nome pode lhe conferir condições de vencer tudo o que disputar.

Faça um bom planejamento
Estabeleça um bom planejamento, claro e tangível. Compartilhe com toda a sua equipe, deixando claro para todos as metas a serem atingidas. Jamais pense que sua opinião deve prevalecer. Um planejamento imposto encontra pouca adesão na equipe.

Treine bastante
Estude as competições anteriores, seus adversários, suas estratégias e movimentos. Analise detalhadamente as regras da competição. Simule repetidamente os cenários mais prováveis. Dessa forma, você pode identificar oportunidades que podem torná-lo mais competitivo. Não presuma que sua história e experiência vencedora lhe garantem sucesso em qualquer que seja a regra do jogo, os seus concorrentes e o campeonato.

Crie um ambiente positivo
Estimule a participação de todos, deixe claro o que espera de cada um, incentive a troca de experiências, a iniciativa e a criatividade. A falta de comprometimento dos colaboradores pode ser responsável pelo insucesso dos objetivos estabelecidos.

Fique sempre próximo do campo
Nesta posição, você sente o clima do jogo, escuta seus jogadores com maior clareza, percebe as estratégias dos concorrentes e implementa novas decisões com maior agilidade. Quanto maior a distância, fica mais difícil identificar problemas e tomar ações corretivas. Nem sempre olhando somente de cima conseguimos estabelecer as melhores estratégias.

Utilize a tecnologia a seu favor
Procure sempre recursos tecnológicos que sejam facilitadores de seu trabalho e da sua equipe e jamais permita que a tecnologia substitua o contato humano. Cuidado para e estrutura não ser burocrática demais, e dificultar o fluxo de informações.

Otimize os investimentos
Invista na capacitação e no desenvolvimento contínuo da equipe, analise as posições que necessitam de investimento em pessoas e contrate-as com critério. Verifique se a estrutura de trabalho atende às necessidades atuais do mercado.

Assim como no futebol, o cenário empresarial é bastante dinâmico, com freqüentes alterações no campo social econômico e político, tornando o capital da informação cada vez mais valioso. Os craques das equipes continuam sendo imprescindíveis, mas sozinhos não decidem as partidas. Investimentos sem planejamento não otimizam resultados, principalmente numa economia de recursos escassos. Tecnologia encontra-se à disposição de todos. Em última análise, as diferenças entre os gigantes e os pequenos estão cada vez mais se estreitando, tornando planejamento e gestão fatores que podem torná-lo mais preparado para o sucesso, em um mercado cada vez mais globalizado e competitivo.

Portanto, se você é um grande time, com camisa, torcida, tradição e uma história de glórias, fique atento aos times considerados pequenos, pois eles estão cada vez mais preparados para enfrentá-los. E se você tem um time visto pelo mercado como pequeno, tenha um bom planejamento e encoraje-se, pois assim poderá ser capaz de enfrentar as grandes organizações e tornar-se um vencedor, como um Santo André ou um Paulista.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima