Planejamento Estratégico Pessoal (Parte II)

Assim como as empresas fazem planejamento estratégico, as pessoas também deveriam fazer. Planeje-se e aumente suas chances de atingir o sucesso. Clique aqui e confira a parte I desse artigo, que foi publicada na semana passada

Parte B ? A Caixa de Ferramentas

Os convencionais 4Ps, apresentados por Jerome McCarthy em sua obra Basic Marketing, de 1960, como únicas variáveis relevantes do chamado composto mercadológico, receberam uma abordagem inovadora. Mais de 40 anos de estudo e trabalho permitiram a Francisco Alberto Madia de Souza, presidente da Madia Mundo Marketing, desenvolver uma matriz fantástica formada por 12Ps, conforme apresentaremos adiante.

1.PEST ? Agora que você já descobriu sua missão de vida, selecionou os valores que irão balizar seus comportamentos e ações e determinou onde pretende estar a partir de sua visão do futuro, você deverá fazer uma análise atenta do ambiente externo, ou seja, o ambiente político, econômico, social e tecnológico nos quais está inserido.

O ambiente político ganhou notoriedade ainda maior dentro da atual conjuntura do País, devido aos desmandos envolvendo governantes de todas as esferas do poder, colocando a ética no centro das atenções. Assim, a conduta moral ilibada passou a ser, além de louvável, pré-requisito para viver em sociedade e edificar a imagem pessoal.

O ambiente econômico pode ser resumido na força de uma palavra: globalização. Muros e cortinas ruíram, decretando o fim das fronteiras físicas. Telefones e computadores encurtaram distâncias. Caminhamos para idiomas e moedas universais, promovendo uma aproximação cultural sem precedentes.

O ambiente social acionou o alerta da responsabilidade socioambiental. As desigualdades entre os povos precisam ser dirimidas. O crescimento não pode ser de poucos, e o desenvolvimento precisa ser sustentável para não comprometer as gerações futuras.

O ambiente tecnológico legou-nos a inovação e com ela a certeza de que sempre será possível fazer melhor, mais rápido e mais barato. É um retorno a cinco séculos antes de Cristo e a dialética de Heráclito de Éfeso que dizia: ?Tudo flui, nada persiste nem permanece o mesmo?.

Sobre ambiente externo, aprendemos que devemos estar em constante busca pelo conhecimento e pela inovação, agindo num mundo globalizado com ética e foco na sustentabilidade.

2.Phocus ? Compreendido o ambiente externo, estabeleça seu foco de atuação. Pode parecer elementar, mas muitos se equivocam nesse instante, comprometendo o resultado de todo o planejamento, e erram ou por constituir muitos focos ou por eleger como primordial o objetivo inadequado.

Várias flechas não garantem o acerto do alvo e vários alvos confundem o arqueiro. Por isso, a definição deve ser clara, analítica e específica. Procure fundamentá-la em sua missão, orientá-la pelos seus valores e traçá-la em direção à sua visão.

Resista à tentação de definir seu foco por interferência de terceiros. Isso acontece, por exemplo, com jovens em estágio pré-vestibular, por ocasião da escolha do curso superior quando optam pela mesma carreira dos pais ou seguem, à risca, a sugestão de amigos ou familiares.

É também comum a definição do foco por influências de cunho conjuntural, como moda ou expectativa momentânea de ganhos financeiros elevados. Assim, pode-se notar como profissionais que escolheram carreiras, a partir da análise de pesquisas salariais, negligenciam seus anseios de realização e talentos pessoais. Invariavelmente, a desilusão os visita com brevidade, trazendo-lhes o desafio do recomeço ou o equívoco de persistir no erro.

3.Positioning ? O posicionamento consiste no planejamento e organização de sua identidade pessoal. Representa todos os sinais e códigos de comunicação transmitidos por seu estilo e personalidade.

O objetivo é delimitar, baseando-se no seu phocus, as características mais singulares que nortearão a construção de sua imagem, com intuito de conquistar o respeito, a admiração e a confiança das pessoas.

4.Product ? Considerando-se você como um produto, é o momento de trabalhar seu marketing pessoal, projetando uma imagem de marca em relação a si, a partir de dois níveis essenciais: a embalagem e o conteúdo.

O aspecto externo é o princípio de tudo, pois você não terá uma segunda oportunidade de causar uma primeira boa impressão. Portanto, cuide de sua aparência trajando-se com propriedade, evitando o uso excessivo de acessórios e cosméticos, aprendendo regras de etiqueta e melhorando seu vocabulário, tanto falado quanto escrito.

Embora o design seja determinante, se o que estiver por dentro não lastrear a expectativa criada, você seguramente deixará de se estabelecer. Por isso, atente para sua formação acadêmica. Estude com regularidade e aprenda outros idiomas. Seja uma pessoa autêntica, transparente e íntegra. Isso é o melhor caminho para conquistar a confiança e simpatia das pessoas.

5.Promotion ? Não adianta fazer a melhor coisa do mundo ou ter atributos invejáveis, se ninguém tomar conhecimento disso. É preciso comunicação e repercussão. Essa ferramenta, o promotion, poderia ser traduzida literalmente por promoção, mas envolve mais do que isso: é o campo da propaganda e da comunicação.

Por isso, tenha sempre seu cartão de visitas à mão, mesmo que você esteja desempregado. Crie um blog ou website pessoal e participe de comunidades na internet. Depois, crie suas próprias comunidades.

Se você gostar de escrever, publique artigos e depois um livro. Se não gostar de escrever, comece a ler mais e aprenda a escrever.

Além disso, para ver e ser visto, participe de eventos, de todo tipo, como shows, seminários, feiras, reuniões de condomínio. Procure freqüentar ambientes variados para ter acesso a pessoas diferentes, com formação, cultura e idéias diversas.

Faça um curso de expressão verbal e aprenda a arte da retórica. A habilidade de falar em público abre portas e eleva a auto-estima e a autoconfiança.

O resultado final desse processo de comunicação é uma ampla rede de relacionamento ? o tão comentado networking. Procure criar essa rede e expandi-la, em sintonia com o seu phocus.

6.Place ? Falamos aqui de distribuição. Utilizando as técnicas de comunicação sugeridas no tópico anterior, suas idéias e ideais poderão ser conhecidos por todos que se sentirem seduzidos a visitar seu site na internet.

A reunião de opiniões qualificadas e networking extenso podem proporcionar grande alcance e destaque para seus conceitos e sua imagem. Mas, lembre-se de guardar fidelidade e alinhamento à sua missão. Com base nela, seu place, ou seu mundo, poderá acertadamente se restringir não aos cinco continentes, mas à sua comunidade.

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