Da Redação
Com tantas tarefas para executar, profissionais para liderar, decisões para tomar, e assim por diante, é normal que gestores comerciais tenham a sensação de que um dia não tem horas suficientes para tanto trabalho e tanta preocupação. Para acabar com essa sensação e fazer sobrar tempo (e energia) para outras coisas que importam, é preciso assumir o controle da sua agenda e se organizar.
As afirmações abaixo são um bom ponto de partida para você criar um plano de ação para gerenciar melhor seu tempo. Use-as como sua aliada para melhorar sua produtividade dia após dia e, assim, ser também um gestor cada dia melhor.
- Invisto 80% do meu tempo nas tarefas que me fazem avançar em relação ao meus objetivos.
- Peço ajuda quando preciso e delego rapidamente quando possível.
- Começo todos os dias definindo e revisando objetivos pessoais e profissionais para o dia e para a semana.
- Na sequência, defino as tarefas que preciso realizar naquele dia.
- Depois, identifico as tarefas que são prioridades.
- Dedico-me de verdade a realizar o que é prioridade no meu dia.
- Avalio constantemente como estou usando meu tempo e como posso gerenciar melhor as horas do dia.
- Estou sempre atento aos ladrões do tempo (e-mail, redes sociais, mensagens etc.) e evito procrastinar.
- Crio rotinas produtivas e eficientes para lidar com tarefas e/ou situações repetitivas.
- Encaro e resolvo meus principais desafios logo cedo, sem fugir ou procurar justificativas para jogar para depois.
- Deixo um espaço em branco na agenda só para lidar com imprevistos.
- Separo blocos de tempo para dedicar-me exclusivamente às atividades prioritárias.
- Não digo “sim” a tudo que me pedem. Consigo dizer “não” de maneira firme, mas educada e profissional.
- Pelo menos uma vez por semana separo um bloco de tempo de 30 minutos para dedicar-me criativamente a melhorar o meu trabalho, pensando em novas ideias, novos projetos, novas iniciativas, resolução de problemas etc.
- Lido de maneira produtiva com e-mails e mensagens.
- Cuido bem dos meus níveis de energia durante o dia, tendo um sono que descansa e repara, alimentando-me de forma saudável e equilibrada, fazendo exercícios e alongamentos energizantes e estimuladores, e assim por diante.
- Evito fazer várias coisas ao mesmo tempo. Dedico-me a uma tarefa por vez, em sequência.
- Encontrei um sistema proativo, inteligente e produtivo de lidar com interrupções.
- Foco muito mais em resultados do que em atividades. Ou seja, não confundo estar ocupado com ser produtivo.
- Reviso com frequência meus objetivos diários, semanais, mensais e anuais.
- Antes de participar de uma reunião, verifico se ela é realmente necessária, se minha presença é realmente necessária, se existe um horário certo para começar e para terminar, se há uma agenda pré-definida para guiar os trabalhos etc.
- Sempre respeito os prazos que defino para mim mesmo.
- Sou eficiente e disciplinado ao lidar com atividades improdutivas e ladrões de tempo.
- Separo um tempo para cuidar de mim mesmo todos os dias.