Posicionamento

Conheça o caso de uma empresa que adotou estratégias eficientes para se diferenciar da concorrência. Tenho defendido, nos últimos anos, que boa parte dos problemas de vendas de muitas empresas não é culpa da sua equipe de vendedores, mas sim da liderança. Por isso vou começar a escrever mais sobre isso ? afinal de contas, de nada adianta recrutar, treinar, remunerar e motivar uma equipe de vendas se os produtos/serviços não são adequados, o posicionamento da empresa é confuso, etc. Um bom vendedor pode fazer muitas coisas, mas tem situações em que só o Mandrake conseguiria se salvar. E fazer mágica é algo que não é possível exigir constantemente da equipe de vendas.

Por exemplo: acredito que existam seis formas de uma empresa posicionar-se para se diferenciar da concorrência:

a) Preço baixo
b) Excelência de produto/serviço
c) Conveniência
d) Serviços de valor agregado
e) Experiência do cliente
f) Branding

Como a Gestão é sobre estratégia, escolhi o caso de uma construtora que tem uma proposta única de valor (PUV) clara, direta e objetiva e um posicionamento inequívoco de serviços de valor agregado. Com PUV e posicionamento evidentes, fica muito mais fácil a equipe de vendas planejar, prospectar, abordar, fazer o levantamento de necessidades, apresentar propostas, negociar e fechar uma venda. Ou seja, todos os passos da venda podem se tornar mais eficientes, melhorando muito a produtividade da equipe ? simplesmente porque o foco fica claro.

Para deixar mais fácil de entender os conceitos teóricos que defendo, vou passar a usar exemplos práticos e reais. Como o da construtura Esfera, do Rio de Janeiro, que lançou recentemente o Ecolife Freguesia.

Através da implantação inédita de inúmeros diferenciais sustentáveis que vão desde o processo construtivo até os procedimentos adotados durante a vida útil do imóvel, os moradores do Ecolife são contemplados com uma taxa de condomínio de 20% a 30% menor que o valor cobrado em edifícios convencionais. Melhor qualidade de vida e a certeza da preservação ao meio ambiente.

Embora muitos ?prédios verdes? sejam até 30% mais caros do que prédios normais, a Ecolife conseguiu que essa diferença fosse mínima (de 2 a 3%), simplesmente usando a indústria automobilística como referência (benchmark). Todos os empreendimentos da Esfera têm a mesma planta, o que traz economia com projetos e permite a fabricação em série.

Cuidados redobrados foram tomados para evitar desperdícios e racionalizar o uso de todas as matérias-primas. Isso permite não só controle de custos e qualidade, mas também agilidade no processo das obras (e está 100% alinhado com a missão de sustentabilidade dos projetos).

O texto completo é exclusivo para os assinantes do Gestão em Vendas. Se você ainda não tem a assinatura, poderá fazê-la através do site: www.gestaoemvendas.com.br e começar a receber, na próxima semana, as edições completas.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima