Precisa-se: profissionais de vendas.

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

As pessoas ainda continuam a destratar a velha e mal interpretada profissão de vendas. Mas vamos analisar melhor este admirável emprego, pouco reconhecido em nosso país. Por uma destas coincidências da vida, o caderno de empregos de um jornal de grande circulação veio parar em minhas mãos. São Paulo possui atualmente um índice de desemprego da ordem de dezessete e meio por cento, por isso, achei estranho o grande volume de ofertas de emprego nas páginas daquele caderno. Analisando melhor, constatei que o volume era causado pela abundante oferta de empregos para vendedores e representantes comerciais com ou sem experiência.

A maioria dos desempregados que passam o dia visitando as dependências do PAT (Posto de Assistência ao Trabalhador) e lendo os cadernos de emprego dos jornais empinam o nariz e tratam com desprezo qualquer oferta de emprego para vendedor: “Trabalhar como vendedor? Deus me livre! Prefiro ficar parado.” dizem. Existe a falsa crença popular de que ?vendas não dá futuro”. Vamos analisar melhor este admirável emprego, mas pouco reconhecido em nosso país.

Para começar, vendedores todos somos. Uma criança, ao pedir um doce, está vendendo a idéia ao pai a fim de convencê-lo. O Padre quando prega o sermão está vendendo a idéia de que a palavra de Deus é o caminho. Ao escrever este artigo tento vender a idéia de que “Vendas” é a melhor das profissões. Todos nós vendemos a todo instante. A propósito, o desempregado também tenta vender suas qualidades ao contratante durante a entrevista. Mas apesar de tudo as pessoas ainda continuam a destratar a velha e mal interpretada profissão de vendas.

Responda: você conhece algum vendedor profissional desempregado? Conhece algum vendedor profissional que se mata de trabalhar? Já viu algum vendedor profissional andar a pé por não ter condições de manter um automóvel? Particularmente, vendedor profissional, eu nunca vi. Conheço vários “tiradores de pedidos”, pessoas que encaram a profissão de vendas como um “bico”. Um quebra galho até arrumar um emprego melhor.

Acontece que o vendedor profissional coloca o coração naquilo que faz. Ele é comprometido com os anseios do cliente e o surpreende com atitudes positivas. O vendedor profissional tem ótima aparência e sabe que isso faz a diferença, pois o cliente forma a primeira impressão em dez segundos. Além disso, o vendedor profissional procura cursos e treinamentos de atualização com novas técnicas de negociação. As grandes oportunidades não se revelam aos portadores de desmotivação, descrença e preguiça.

Quantos “NÃOs” você agüenta receber? Um sujeito desempregado disse que já havia visitado mais de quinhentas empresas em um único mês para deixar seu currículo. Em todas recebeu a mesma resposta: “não há vagas”. Se nas quinhentas empresas que visitou tivesse oferecido um produto de boa qualidade ao invés de pedir emprego, certamente teria defendido a comida do mês. O problema é que o sujeito não se incomoda em levar quinhentos “NÃOs” como desempregado, mas fica extremamente desmotivado quando recebe apenas um como vendedor. “Não” faz parte da rotina do vendedor profissional. Aprende-se mais em situações difíceis, por isso, cada “não” é uma oportunidade de melhorar os argumentos, ser ainda mais convincente e flexível. Converse com um profissional que atua a uns vinte anos na profissão de vendas e estará falando com um verdadeiro mestre em relacionamento com cliente, astúcia em vendas, percepção de oportunidade e, acima de tudo, sucesso profissional.

O bom vendedor não fica desempregado e muito menos se preocupa em procurar emprego. A própria profissão é uma vitrine. Ele é assediado pelas melhores empresas do mercado. Alguns chegam a se aborrecer ao ter de escolher qual a melhor oferta de trabalho. Já conheci empresários em estado de depressão por terem perdido seus melhores vendedores para a concorrência.

Em fim, o fato é que todos somos vendedores em potencial. E a necessidade de vendas sempre existiu e existirá em qualquer tempo, hoje ou no futuro. Na minha opinião a profissão de vendas, quando tratada com seriedade e profissionalismo, é uma das mais gratificantes atividades profissionais. É a melhor oportunidade para a pessoa crescer profissionalmente e como cidadão. Experimente. Aceite o desafio e boas vendas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

Blindagem comercial Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Blindagem comercial: Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Descubra se sua carteira de clientes está blindada ou vulnerável. Faça o diagnóstico gratuito e receba seu Índice de Blindagem agora!
Leia Mais →
CPID a métrica que separa vendas rentáveis de vendas que quebram a empresa

CPID: a métrica que separa vendas rentáveis de vendas que quebram a empresa

“Você pode estar pagando comissão para vendedores que dão prejuízo.” ...
Leia Mais →
Se o seu dia fosse um filme, ele seria “Missão Impossível” ou “Debi & Loide”

Se o seu dia fosse um filme, ele seria “Missão Impossível” ou “Debi & Loide”?

Na teoria, todo vendedor começa a semana no modo Tom ...
Leia Mais →