Vender, entre outras coisas, é relacionamento, a arte de lidar com os clientes de forma natural. Prestar serviços e ajudá-los a tomar a melhor decisão possível Digamos que, por opção profissional, alguém fosse começar em vendas agora. Como consultor em treinamento especializado em formação de equipes de venda, qual seriam as dicas que você daria a esse novo vendedor que ensaia seus primeiros passos nessa empolgante arte de servir e estimular as pessoas a comprar seus produtos?
Começaria elogiando a decisão desse jovem, por abraçar uma profissião altamente desafiadora e porque o mercado está precisando de novos talentos. O vendedor executa um trabalho estimulante e criativo, sempre em contato com pessoas diferentes, cujas exigências o fazem aprender cada vez mais sobre relacionamento inter-pessoal e os produtos com os quais trabalha. Sua remuneração é ele mesmo quem faz, por isso precisa se empenhar com grande dedicação às tarefas de descobrir, conquistar e manter clientes.
Orientaria que o vendedor fôsse ele mesmo, com a maior autenticidade possível e sem qualquer afetação. Usar o que tem de melhor em termos de relacionamento e educação no trato com as pessoas. Vender, entre outras coisas, é relacionamento, a arte de lidar com os clientes de forma natural. Prestar serviços e ajudá-los a tomar a melhor decisão possível. Hoje já entramos era da venda consultiva e altamente participativa.
Antes de sair a campo, procure entender tudo a respeito dos produtos ou serviços que você vai vender. Conheça um pouco os detalhes e os termos técnicos sobre o seu segmento. Mas procure ser um especialista nos benefícios que os seus produtos proporcionam aos compradores. É muito melhor dissecar a mercadorias sob a ótica dos clientes, não sob a sua ótica apenas. Resultados, segurança, lucros, solução de problemas, estilo, moda, são argumentos que causam muito mais impacto do que simples informações téncicas.
Para vender bem e trilhar o caminho dos campeões de venda, você precisa exercitar ao máximo o gostar de pessoas, ouvi-las com atenção e vontade de procurar resolver os problemas delas no âmbito da sua atividade. Vá ao trabalho com essa consciência sempre. Jamais tente enganar seus clientes, muito menos passar informações furadas só para ganhar a venda. Isso vem à tona logo e afetará a sua credibilidade profissional.
Consciência definida e aceita como padrão de trabalho, se posicione como um excelente prestador de serviços, de soluções para seus cleintes. E faça o que 99% dos vendedores não fazem: PÓS-VENDA. Depois de fechado o negócio, acompanhe a entrega dos produtos até o final. Depois da entrega, liga ou vá até ao cliente e pergunte se tudo saiu ao seu gosto, exatamente como esperava. Agindo dessa forma, com certeza você vai começar a receber indicações de negócios feitas por seus clientes. Vá em frente e seja não um vendedor comum, mas o melhor vendedor da região! Dê a volta por cima, supere o período inicial sempre mais difícil. Venda, assim como acontece na fase de implantação de qualquer negócio, é continuidade de trabalho. É necessário preparar a terra com paciência e sabedoria. Semear, regrar o campo, para depois colher. Tudo gradualmente. Os resultados não acontecem da noite para o dia. Precisa de muito, muito trabalho e dedicação de ginasta Olímpico.
Jamais trabalhe somente através da demanda dos clientes. Quando o cliente pedir um orçamento para determinado produto, pergunte a finalidade, procure conhecer mais sobre suas necessidades. Entregue o orçamento, dê um tempinho (horas ou dias, dependendo da situação) e depois volte à empresa (por telefone ou pessoalmente) para, com jeito, negociar e conseguir o pedido. Ofereça mais. Sempre há outras necessidades na empresa. Pergunte, ofereça, vá além da demanda que lhe foi apresentada.
Vendas, como todo o trabalho, é muito mais transpiração do que inspiração. Portanto, pesquise, trabalhe, telefone e visite o maior número de clientes potenciais todos os dias. No futebol, a artilheiro é aquele jogador que mais vezes chuta ao gol. Faça isso, visita mais também. Mas siga um certo planejamento, organização e ordenamento do trabalho. Mescle volume com qualidade e foco, procurando associar seus produtos com o perfil dos clientes potenciais.
Trata-se de um trabalho que requer motivação, entusiasmo, vibração e alto-astral. Sorriso, alegria, disposição para servir. Bom relacionamento e capacidade para compreender os sonhos das pessoas. Se você não tiver essa disposição, é melhor nem tentar vender. Vontade de progregir e gostar de vender também são fundamentais para o sucesso na carreira.
Procure a aprender sempre com os melhores professores de venda do mundo: SEUS CLIENTES! Quando eles perguntam, fazem objeções, exigem e negociam estão defendendo o lado deles, claro. Mas, na verdade, estão aguçando a capacidade do profissional e ensinando-o também. Pense e aja dessa forma que logo você pega o jeito dos campeões de venda.
Leia mais livros, revistas sobre vendas, se informe, participe de treinamenos e prucure aprender cada vez mais. Venda por opão profisisonal, por escolha, vocação e talento. Não seja um vendedor Jaq (Já que não arranjou nada melhor, então vai tentar vender por aí… – expressão usada pelo saudoso Eduardo Botelho, um dos melhores especilistas brasileiros em treinamento de venda.)