Produtividade: como aumentar as horas do seu dia sem trabalhar mais com uso da inteligĂȘncia artificial

produtividade como ter mais tempo para as tarefas do dia

A produtividade é um dos principais pilares do sucesso profissional e, todos os dias, empresas de diferentes segmentos da economia buscam maneiras de melhorar nesse quesito. Em teoria, os trabalhadores em geral passam 8 horas ou mais por dia em suas tarefas, mas sabemos que é impossível ficar 100% focado, quanto mais produtivo nesse período. E se houvesse uma maneira de continuar realizando seu trabalho pelo mesmo período de tempo e conseguir realizar ainda mais tarefas e obter ainda mais resultados? Essa é a equação em que todos estão de olho. 

Embora o tĂłpico da implementação da inteligĂȘncia artificial nas empresas hoje em dia possa ser bastante controverso e trazer com ele o medo da perda de empregos, o uso da automação vem crescendo exponencialmente para aumentar a capacidade humana em vĂĄrias ĂĄreas.

O fator humano sempre serå um trunfo para as empresas, e adicionar pessoas e automação às atividades diårias pode ser a receita de sucesso nos próximos anos. Segundo a Associação Brasileira de Automação, no ano passado, o uso da automação nas empresas brasileiras cresceu 8%, o que pode levar a uma grande economia de tempo e dar aos trabalhadores mais tempo para se concentrarem em tarefas estratégicas.

Tecnologia pode auxiliar a simplificar processos e gerar maior produtividade

De acordo com as pesquisas mais recentes da Pipedrive, a implementação de IA e automação nos processos de vendas, por exemplo, pode economizar atĂ© 25% do tempo das pessoas diariamente. “Pense que, se um vendedor tira 30 dias de fĂ©rias por ano, apenas com algum determinado tipo ou modelo de automação a empresa consegue gerar produtividade para cobrir parte desses dias”, diz Rodrigo Stoqui, Business Developer da Pipedrive no Brasil.

Outra pesquisa recente feita pelo GrooveHQ mostrou que uma equipe de trĂȘs pessoas pode economizar atĂ© 600 horas por ano com pequenas melhorias de automação. É o equivalente a 25 dias Ășteis de produtividade extra!

“Este Ă© um verdadeiro ponto de virada para todas as pessoas que trabalham com vendas. Com esse tipo de ferramentas, os processos podem ser muito mais simplificados, alĂ©m de ĂĄgeis e eficazes. Ao implementar a IA no funil de vendas das empresas, atĂ© as tarefas mais simples, como adicionar um acordo, criar uma atividade e enviar um e-mail, podem ser automatizadas e economizar pelo menos 1 dia e meio por mĂȘs ou 18 dias por ano de cada pessoa da equipe de vendas, considerando a mĂ©dia de 8 horas de trabalho por dia”, explica Vinay Ramani, CPO da Pipedrive.

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Depois de analisar vĂĄrios aspectos de como a automação pode realmente dar mais tempo Ă s equipes, aqui estĂĄ uma lista de trĂȘs dicas que tornarĂŁo as atividades diĂĄrias de todos muito mais eficazes:

  1. Automatize tarefas irritantes que levam muito tempo

68% dos profissionais de vendas sentem-se irritados com as constantes trocas de mensagens necessĂĄrias para organizar reuniĂ”es e confirmar compromissos – duas atividades muito regulares para vendedores ou qualquer profissional. 

A melhor maneira de economizar tempo nesta parte do dia seria uma ferramenta que permita aos usuĂĄrios sugerir e definir rapidamente uma reuniĂŁo com base na disponibilidade de cada participante. Recursos como esse podem mapear todas as agendas dos participantes para sugerir automaticamente um horĂĄrio para o organizador e enviar o convite para o restante.

“Com essa automação simples, vocĂȘ pode evitar o envio e o recebimento de muitos e-mails apenas para agendar uma reuniĂŁo ou chamada. Sabemos que, normalmente, as pessoas usam pelo menos trĂȘs e-mails para acertar a data e um determinado horĂĄrio para ir Ă  agenda, agendar na reuniĂŁo, inserir todos os dados, etc.”, diz Ramani.

  1. Qualifique seus leads automaticamente para fechar mais negĂłcios no mesmo perĂ­odo de tempo

No mercado de vendas era comum pensar que, se a taxa de negócios fechados estivesse caindo, seria necessårio prospectar mais e mais clientes e gastar cada vez mais tempo trabalhando nisso. Felizmente, essa ideia estå mudando e os gerentes estão começando a entender que, de fato, manter a equipe focada nos leads mais quentes é o que pode trazer melhores resultados.

“O melhor Ă© que, com a automação, todo empresĂĄrio ou gerente de equipe pode ter automaticamente os leads que vĂȘm de seus sites classificados e distribuĂ­dos para sua equipe de vendas muito rapidamente. A equipe nĂŁo precisa perder tempo fazendo essa classificação e os vendedores podem contatar o cliente tĂŁo rĂĄpido, que Ă© mais provĂĄvel que ele possa fechar o negĂłcio”, explica Vinay. “VocĂȘ pode ganhar horas todos os meses para todas as pessoas da equipe e ainda aumentar as chances de conversĂŁo”, completa.

Um estudo publicado na Harvard Business Review revela que empresas que entraram em contato com potenciais clientes dentro de uma hora apĂłs receberem uma consulta tinham quase sete vezes mais probabilidade de criar uma conversa significativa do que aquelas que tentavam o contato uma hora mais tarde e mais de 60 vezes mais chance do que as companhias que esperavam 24 horas ou mais para responder.

Os mesmos pesquisadores descobriram mais tarde que o tempo ideal para responder a um lead da web é de cinco minutos e que mesmo uma pequena demora pode resultar na perda da venda. 

  1. Invista em um assistente de vendas de IA

A mente humana Ă©, sem dĂșvida, poderosa e capaz de fazer coisas maravilhosas. No entanto, Ă s vezes ter um assistente de vendas baseado em inteligĂȘncia artificial pode ser altamente eficaz. Essa Ă© outra economia de tempo para os vendedores e executivos, uma vez que reĂșne dados sobre negociaçÔes e atividades de vendas com leads mais promissores, para que os profissionais de vendas possam se concentrar em atividades mais estratĂ©gicas, como fechar negĂłcios.

Vendedores e proprietĂĄrios de empresas podem economizar, por exemplo, atĂ© 60 minutos por mĂȘs automatizando tarefas simples, como “criar um projeto toda vez que uma nova pessoa for adicionada como contato” ou “enviar um email e criar uma nova atividade no funil de vendas toda vez que um projeto Ă© adicionado”.

Com a implementação da IA e da automação em suas atividades diårias, funcionårios e gerentes podem se concentrar nas atividades mais estratégicas nos negócios. Consequentemente, podem acomodar ainda mais atividades no horårio de trabalho, sem precisar estender a jornada por longas horas na frente do computador.

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