Depois da euforia que contagiou todo o mercado nos últimos anos, a web desponta para a maturidade. O desgastado clichê só os fortes sobrevivem, é o que poderíamos chamar de uma verdade quase absoluta na Internet. Depois da euforia que contagiou todo o mercado nos últimos anos, a web desponta para a maturidade. Hoje, o desgastado clichê só os fortes sobrevivem, é o que poderíamos chamar de uma verdade quase absoluta, haja vista as crescentes notícias sobre corte e redução de custos nas ponto.com, globalmente espalhadas.
Dentro deste cenário, eu particularmente, vejo o e-business como uma criança que hoje têm entre seis e oito anos de idade, recém alfabetizada e extremamente curiosa sobre o mundo que rodeia.
Ela, atualmente está preocupada em diversão e em conhecimento. Ás vezes consome alguns produtos, mas o faz com a incerteza de quem ainda não foi totalmente seduzida pelos apelos auto satisfatórios das marcas e dos serviços que diariamente nos cercam.
Esta criança têm um ciclo de desenvolvimento mais avançado que as nossas, e rapidamente estará apta e, porque não, devidamente seduzida a consumir mais produtos e serviços. Mas quando isto acontecer, acreditem: ela fará tudo utilizando a internet.
Agora, nossa amiguinha não está sozinha neste playground virtual. Ela possuí a companhia de um irmão um pouco mais velho, beirando a adolescência, que evidentemente trás consigo toda a prepotência que um jovem desta idade carrega. Vamos chamá-lo de B2B.
Ele já antecede o advento da internet como ferramenta de negócio, porém, reformulou-se totalmente, mudando o visual e o linguajar. Mas não se engane: o jeitão de andar é o mesmo.
Por ser mais velho, o B2B é consequentemente mais maduro, contudo é vítima de constantes crises de personalidade e de uma forte incerteza quanto ao seu futuro. Tanto que às vezes insiste na alternativa errada só por teimosia, ou por verdadeiramente desconhecer as outras possibilidades.
Em ambos os casos, percebe-se uma grande promessa para um futuro não muito distante, mas que só serão positivas se a educação que nós oferecermos a estes jovens, for a mais eficiente possível.
Para tanto fica o desafio: pegue estas crianças pela mão e caminhe com elas sem compromisso pelo seu business plan e observe suas reações. Com certeza você encontrará diversas respostas para as perguntas que hoje assombram o seu negócio.