Propaganda de médico

Entenda por que o bom atendimento é tão importante no ramo médico e como os profissionais da área fazer para se diferenciar no mercado. Motivados pelas crescentes reclamações vindas de seus pacientes e até mesmo pelo mercado cada vez mais competitivo, médicos têm buscado cada vez mais diferenciar seus serviços e atendimento no sentido de melhor satisfazer seus clientes.

Segundo dados do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), o Brasil possui um médico para cada 600 habitantes, índice acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de um para mil. Além disso, as universidades despejam, todo ano, quase nove mil novos profissionais no mercado. De acordo com o presidente do CRM-PR, Donizetti Gianberardino, essas estatísticas evidenciam a competitividade do mercado e a necessidade de uma maior qualificação profissional, tanto técnica quanto humana.

O médico que deseja se diferenciar no mercado deve preocupar-se não só com sua formação acadêmica, mas também com a imagem de seus serviços e com a qualidade do seu relacionamento com o paciente. É importante se criar um vínculo concreto com o paciente, no qual o médico possa ser lembrado como um bom especialista e sempre que precisar, seu cliente venha procurá-lo. ?Isso não acontecerá se, por exemplo, houver uma espera muito grande pela consulta. Que vontade existirá de retornar àquela clínica??, pergunta. Um receituário personalizado e equipamentos modernos são também apontados como pontos importantes para quem quer se destacar no ramo. Hoje os médicos não podem mais se dar ao luxo de recusar a utilização de instrumentos como o marketing de serviços e de relacionamento em sua profissão. Com o mercado mais competitivo, o profissional deve buscar estratégias que permitam diferenciar seu atendimento.

O cirurgião-geral Marco Aurélio Korbela já implantou algumas dessas iniciativas em seu consultório visando melhorar a comunicação com suas pacientes. O médico atende mulheres com problemas de varizes e formulou uma cartilha com respostas às principais dúvidas de suas pacientes. Para evitar que elas precisem se deslocar até o consultório para mostrar exames, o médico recebe-os todos pela internet, e é a sua secretária, que passou por um treinamento na área de saúde, quem liga para avisar dos resultados e passar medicação. Segundo o cirurgião, as medidas resultaram numa maior fidelização de suas pacientes.

Logo os médicos estarão trabalhando em conjunto com profissionais de marketing para melhorar seus serviços. Isso porque a propaganda nesse meio é muito restrita: a exposição de profissionais em veículos de massa, a não ser que seja com caráter educativo, é vetada pelo CRM. Mesmo assim, pequenas atitudes podem ser um diferencial enorme. Segundo o presidente do CRM, um bom atendimento é o melhor comercial para o médico. ?Nossa melhor propaganda é aquela boca-a-boca. Quando um paciente é bem atendido, ele vai indicar o médico para outras pessoas?, revela.

Dicas para se diferenciar no mercado

  • Tente nunca chegar atrasado nas consultas, o cliente já se encontra fragilizado e isso pode fazer com que ele não volte mais ao consultório.
  • Realize treinamentos com sua equipe de apoio (secretárias, recepcionistas). Não basta se preocupar apenas com a consulta, o atendimento é importante para uma boa imagem.
  • Utilize um receituário enriquecido, com detalhes e com apresentação, portanto mais personalizado. Muitos médicos já usam o computador para emitir suas receitas, o que ajuda na compreensão dos nomes dos remédios pelo cliente.
  • Procure sempre estar atualizado com relação às inovações em equipamentos e indústria farmacêutica. E, na medida do possível, adotá-los em seu consultório.

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