Publicidade simples e genial

É aquela que trabalha em perfeita harmonia todos os elementos que conseguem, ao mesmo tempo, divulgar o produto e deixar uma mensagem positiva para o consumidor. Diariamente somos bombardeados por inúmeras artimanhas dos profissionais de marketing: comercias de TV, outdoors, anúncios em jornais e revistas, pesquisas, embalagens que induzem ao consumo, entre muitas outras formas de atingir um público-alvo.

Todo processo em marketing surge do interesse de captar necessidades e desejos do cliente para o desenvolvimento de produtos e serviços que supram essas carências. A percepção de valor está intimamente ligada à satisfação e à qualidade do produto que, por sua vez, deve ser utilizada para promovê-lo. Essa cadeia de processos se completa com a difícil tarefa de levar tal produto ao consumidor.

Em um contexto no qual os diferenciais dos produtos estão cada vez mais próximos uns dos outros; a concorrência, cada vez mais internacionalizada; e as inovações, surgindo a todo momento, detalhes podem fazer uma diferença crucial entre o sucesso e o fracasso de uma campanha publicitária. Portanto, as propagandas devem ser muito mais geniais do que, por exemplo, cinco anos atrás. Primeiramente, porque há por parte dos consumidores uma ?blindagem? contra anúncios comerciais, já que prestam cada vez menos atenção nesses estímulos. Em segundo lugar, porque é muito fácil, hoje em dia, virar a página de uma revista, mudar um canal de televisão ou fechar um pop-up na internet.

Diante disso, se a publicidade não for suficientemente brilhante, não surtirá os efeitos desejados. Deve-se trabalhar com a comunicação extremamente criativa e inteligente, em perfeita sintonia com a estratégia de marketing da empresa, o que, muitas vezes, não significa gastar milhões.

A criação de uma campanha publicitária, no entanto, não pode comprometer a ética: a maior pressão por resultados da organização torna mais provável o desenvolvimento de campanhas capazes de desrespeitar consumidores ou setores da sociedade, o que pode prejudicar a imagem da marca (como é o caso das propagandas de cerveja envolvendo mulheres seminuas).

Atualmente, o que está mais em evidência são as peças que juntam simplicidade, genialidade, comunicação do produto e até mesmo baixo custo. Essa propaganda é aquela que trabalha em perfeita harmonia todos os elementos que conseguem ao mesmo tempo divulgar o produto e seus atributos, deixar uma mensagem positiva e, dessa maneira, induzir o consumidor a fazer a propaganda boca a boca, a comentar em seu círculo de relacionamento o fato de o anúncio ser engraçado, pela criatividade apresentada, por exemplo. Esse estilo lança uma nova tendência, que acompanha a exigência e sofisticação do novo consumidor e mostra que veio tomar o lugar da conhecida velha fórmula publicitária.

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