Qual é a hora de parar?

Aqueles que estão planejando essa hora, com certeza, ainda trarão muitos frutos, mas os que acham que deverão cuidar disso na hora certa terão algumas surpresas. Com a chamada ?aposentadoria? do grande piloto de Fórmula 1, Schumacher, uma discussão volta à tona: qual é a hora certa de parar? Assim como tudo na vida, não existe fórmula mágica, mas um planejamento para parar. Temos alguns exemplos recentes de personagens que não querem parar, como o grande jogador de futebol Romário, e não por falta de planejamento, mas por questões que envolvem o ser humano ? é bilionário, tem tudo o que um ser humano deseja, é vaidoso e não viverá sem os holofotes. Outro caso, Guga, um rapaz, rico, talentoso que não quer parar sem antes cumprir o seu planejamento pessoal: parar no auge. E o grande Popó? Parou no auge, mas a sua decisão foi difícil, pois não queria parar, entretanto, foi aconselhado parar como campeão e manter viva a lembrança daquele garoto pobre que venceu na vida.

Uns continuam por vaidade, outros ganharam muito dinheiro e querem continuar ganhando, outros perderam o que ganharam e precisam manter o status. Não é fácil parar. Algumas pessoas, se pararem, com certeza buscarão fugas antes proibidas como noitadas e bebidas. Existem vários exemplos nesse sentido. Outro dia assisti a um documentário sobre personalidades que ganharam fama e dinheiro, mas hoje estão passando por várias dificuldades. A maioria deles não soube preparar a hora de parar. Ídolos como Garrincha acabaram marginalizados. Outros são exemplos de como fazer como o rei Pelé e o romântico rei Roberto Carlos.

Precisamos refletir sobre esse assunto tanto no aspecto pessoal quanto profissional. No caso do Shumacher, o seu planejamento está, aparentemente, correto, ou seja, parar de correr profissionalmente, mas continuar na Fórmula 1 ganhando muito dinheiro como consultor da equipe Ferrari e garoto propaganda. Mesmo que não tivesse guardado algum dinheiro, ele conseguiria se manter com suas novas funções e salários.

Este artigo procura trazer à discussão interna nas empresas de algo real e não tão distante. Como os líderes estão se preparando para o futuro? Aqueles que estão planejando essa hora, com certeza, ainda trarão muitos frutos, mas os que acham que deverão cuidar disso na hora certa, terão algumas surpresas. Afinal qual é a hora certa de parar?

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima