Quando o mais não é reconhecido

Se um cliente pode perceber qualidades e utilidades não declaradas em um produto, por que os administradores não reconhecem esses valores que os vendedores carregam todos os dias? Quantos administradores sabem reconhecer aqueles que fazem além do que é solicitado? Raros, e podemos contar nos dedos, por que, pensam eles, se o fazem, é porque deveriam fazer. Nem tudo o que pedimos ? pensam eles ?, está explícito no contrato e nos objetivos. Devem, estes vendedores, procurar amplificar o atendimento que prestam aos nossos clientes (de quem são os clientes?), dizem os administradores, fazendo com que eles percebam outros valores além do que já têm nos produtos que são comercializados.

Em parte, estes administradores não estão errados, porque uma venda em si não começa com a abertura do talão de pedidos e a assinatura pelo comprador. Mas, em se tratando do dia-a-dia, o que podem fazer aos vendedores que vivenciam a empresa 24 horas?

Certa vez, disse a um vendedor chamado Sérgio, que está comigo há 15 anos, que deveríamos visitar determinados clientes. Mas em meu veículo. Ele disse que seria melhor com o dele, porque tinha algumas garantias a serem entregues. Eu concordei. Ao me aproximar de seu veículo, percebo, na traseira do carro, um adesivo antigo com o nome da nossa empresa. Isso me comoveu, porque ele faz mais por menos. Nada ganha ao fazer propaganda da empresa, porque o veículo e a despesa são deles, mas faz por vivenciar a empresa 24 horas. E quantos assim procedem?

O que eu posso fazer para este vendedor? Sou limitado em ações, mas não em reconhecimento. Por isso, escrevo este texto, na forma de parabenizá-lo e de puxar a orelha de muitos administradores que, ao pedir mais por menos oferecido, esquecem de um simples obrigado.

O sucesso vem com o desempenho, com a persistência e, muitas vezes, com o suor derramado em constantes visitas sem venda. O ?não? faz parte da nossa vida de vendedor. Mas o sorriso age como borracha, eliminando o sentimento e a dor gerados pelos ?nãos? que recebemos todos os dias.

Parabéns aos ?Sérgios?, grandes vendedores, que fazem do pouco o muito, agregando um valor imensurável e intangível aos olhos daqueles que só querem, sem ao menos, agradecer pelo que é feito. Se um cliente pode perceber qualidades e utilidades não declaradas num produto, por que os administradores não reconhecem esses valores que os vendedores carregam todos os dias?

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