VendaMais
Consultoria Treinamentos Liderança Games BPO comercial SalesTrain Cases Conteúdos Sobre Seja um parceiro · VM Partners Fale com um especialista →

QUEM FALA PELOS COTOVELOS, VENDE MENOS DO QUE PODE!

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Muito embora seja crescente o uso dos meios escritos para vender, a fala ainda é o meio mais efetivo para a persuasão humana. É assim especialmente porque não é unilateral. Permite que os dois lados se manifestem em tempo real e subtraiam daí as razões para fechar o negócio.
O problema é que muito freqüentemente encontramos vendedores que falam muito mais do que o cliente durante uma entrevista de vendas. Os motivos são vários e boa parte deles de origem cultural. Veja alguns:

? Escolheu vendas como profissão porque durante anos lhe diziam que tinha jeito para a coisa, já que era extrovertido e falava bastante.

? Foi treinado no produto que vende. Sabe tudo sobre ele. Gosta dele. Pensa então que se os outros conhecerem tanto quanto ele, certamente saberão dar o valor que merece.

Porém, o fato é que todos sabemos que uma conversa gostosa para os envolvidos é aquela em que há um equilíbrio entre as partes. Cada um fala e ouve mais ou menos o mesmo tanto.
Acontece que a maioria dos vendedores julga que sabe exatamente quais são as necessidades dos clientes porque tem muita experiência no mercado. Dizem muito freqüentemente que os clientes é que não sabem direito o que precisam, e passam a falar muito sobre o que vendem e a ouvir quase nada.
Entretanto, as necessidades que justificam a compra dificilmente estão contidas nas soluções do produto. Elas são, na verdade, parte do que seu cliente pensa do negócio ou da maneira como vê a vida.
Assim, para fazer com que o seu cliente fale mais e ao mesmo tempo manter a venda sob seu controle, use muito bem as técnicas de perguntar.

1. A primeira recomendação é ter muito claro na cabeça uma lista de perguntas apropriadas para cada situação. No início pode-se tê-las escritas em um cartão e usá-lo no meio do material como “cola”.

2. As melhores perguntas para permitir que o cliente seja mais amplo são as perguntas abertas. Comece suas perguntas por um dos seguintes interrogativos e terá uma pergunta aberta: o que, qual, quem, como, por que, quando e onde.

3. Pergunte e ouça atentamente a resposta e vá dirigindo a conversa para as áreas que são importantes para você e para o cliente.

4. Faça menos afirmações, opte por fazer perguntas de opinião de maneira que o cliente diga com suas palavras aquilo que você afirmaria.

João Alberto Costenaro é palestrante, consultor de vendas e fundador da SUPRA – Tecnologia em Vendas e da SELETA Educação Profissional. Contato pelo telefone (0**41) 336.8400 ou e-mail: seleta@supraseleta.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

KPIs inúteis em Vendas

KPIs inúteis em Vendas

Olá campeão! Olá campeã! KPIs inúteis em Vendas Bem-vindo(a) à ...
Leia Mais →
Hakomi e como fazer melhores perguntas em Vendas

Hakomi e como fazer melhores perguntas em Vendas

____________________________________________________________________________ Olá campeão! Olá campeã! Bem-vindo(a) à minha newsletter semanal ...
Leia Mais →
Por que o otimismo sempre vence (em Vendas e na VIDA)

Por que o otimismo sempre vence (em Vendas e na VIDA)

Olá campeão! Olá campeã! Bem-vindo(a) à minha newsletter semanal sobre ...
Leia Mais →