Por Paulo Araújo
Esta é uma série de 7 artigos. Até aqui na abordamos:
- CRM: o que você precisa saber antes de começarmos
- O que é Software CRM? Quando surgiu? Qual a definição de CRM? O que você não pode confundir?
Agora é a vez de olharmos para:
Quem pode usar um software CRM?
Essa é outra dúvida comum!
Antes mesmo de saber para que serve uma ferramenta CRM, é preciso saber quem de fato pode se beneficiar com ela.
Muitos gestores confundem o Sistema ERP, aquele de emitir a NF (nota fiscal) entre outras tarefas, dizendo que aquele sistema possui um módulo de CRM. Normalmente, esse módulo até existe, mas por vezes não está liberado, ou é apenas um campo aberto para “observações”. Não existe nenhuma parametrização e os relatórios são extremamente pobres.
Por isso, o Software CRM é uma ferramenta completa, feita para dinamizar e profissionalizar a equipe de vendas. Sim, você leu direito: até mesmo profissionalizar.
Explico: ao contratar um Programa de CRM, os vendedores de certa forma acabam por adotar um método de vendas e assim a empresa consegue padronizar, ao menos em parte, a forma de atuar da sua equipe comercial.
É evidente que sempre existirão vendedores mais talentosos ou competentes que outros, mas com dados e fatos à mão o gestor terá mais condições de gerenciar a sua equipe.
E por falar em dados e fatos, esse é outro grande motivo para adotar uma ferramenta comercial. Gente, chega da Era dos Achismos! Essa Era já era! (desculpe o trocadilho).
O cliente não é do vendedor! Esse relacionamento pertence acima de tudo à empresa.
Mas como gerir essa informação se ela não está inserida na ferramenta de gestão comercial da empresa? Por isso, implantar o Sistema de CRM significa entrar em um novo estágio de gestão com o cliente. Onde a informação sobre o relacionamento é compartilhada:
- Acaba a caixa de Pandora;
- Acaba o apego ao cliente X, Y ou Z;
- E acima de tudo possibilita ao cliente receber um atendimento mais eficaz e prestativo.
Veja no próximo artigo:
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Paulo Araújo é fundador e diretor da Clientar CRM, palestrante e consultor de vendas.