Raio-X dos bons curadores de tendências

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Da Redação

Ninguém nasce pronto para ser um bom curador de tendências. Há uma série de características que podem ser desenvolvidas por quem entende a importância de mapear, analisar e aproveitar tendências para adequar sua empresa às demandas da atualidade e prepará-la para o futuro.

De acordo com Rohit Bhargava, autor de Não óbvio – Como antecipar tendências e dominar o futuro, bons curadores de tendências são:

1. Curiosos

  • Sempre se perguntam “por quê?” sempre! Sobre todos os assuntos.

  • Investem no seu desenvolvimento.

  • Aprimoram seus conhecimentos fazendo perguntas e pesquisando assuntos de seu interesse.

Para aguçar sua criatividade, busque saber como as coisas funcionam; analise situações e/ou assuntos não familiares com um senso de interesse; consuma conteúdos que saiam da sua zona de conforto e da sua bolha.

2. Observadores

  • ­Reparam em pequenos detalhes das histórias e da vida que outras pessoas ignoram ou falham em reconhecer como significantes.

Para ser mais observador, sempre que puder, deixe seu smartphone de lado e preste atenção no mundo; treine-se para notar detalhes que outras pessoas não notam; explique como coisas funcionam para crianças (as perguntas que elas fazem exigem que você aguce sua habilidade de observação para formular boas respostas).

3. Desapegados

  • Não se fixam demais em analisar cada ideia em excesso. Pulam de uma ideia para outra facilmente quando sentem que passaram tempo demais na primeira.

Para ser mais desapegado, use um cronômetro para limitar o tempo que você vai passar focado em uma coisa; anote histórias e informações que chamam sua atenção, guarde essas anotações e volte a elas no futuro.

4. Ponderados

  • Dedicam-se a se aprofundar seus pontos de vista e estão abertos a visões alternativas sem preconceito.

Para ser mais ponderado, não se apresse em expor seus pontos de vista (é melhor pensar bem e se arrepender por não ter falado ou escrito algo do que o contrário); escreva e reescreva suas ideias; abrace as pausas (elas lhe ajudam a enfatizar o que é realmente importante e a desenvolver melhor suas visões).

5. Elegantes

  • Procuram descrever ideias que reúnem conceitos díspares de maneiras simples, elegantes e de fácil compreensão.

Para ser mais elegante, seja conciso; busque a simplicidade; use os princípios da poesia (poetas usam metáforas e imagens, em vez de linguagens óbvias).

Ao apurar essas características e se tornar, cada vez mais, um melhor curador de tendências, você estará um passo mais perto do futuro. Que tal tentar?

Conteúdos Relacionados

10 estratégias simples para aumentar a prospecção do seu time

10 estratégias rápidas, práticas e simples para líderes aumentar a prospecção de novos clientes (+1 bônus poderoso)

Hoje quero lhe apresentar, de maneira rápida, prática e simples 10 estratégias práticas (mais 1 bônus para acelerar resultados) que todo líder pode aplicar agora ...
Leia Mais →
trabalhar certo

Times que trabalham muito e vendem pouco: como usar os 3 Cs para reverter isso?

Times de vendas raramente ficam parados. Vendedores estão sempre em movimento, ligando, mandando mensagens, visitando clientes.
Leia Mais →
Blindagem comercial Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Blindagem comercial: Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Descubra se sua carteira de clientes está blindada ou vulnerável. Faça o diagnóstico gratuito e receba seu Índice de Blindagem agora!
Leia Mais →