Reuniões de tirar o chapéu

Quantas vezes participamos de reuniões que não serviram para nada? Ou que simplesmente se prolongaram demais e o foco foi perdido? Aprenda a reverter esse quadro! Quantas vezes participamos de reuniões que não serviram para nada? Ou que simplesmente se prolongaram demais e o foco foi perdido?

Edward Debono, um dos maiores especialistas em criatividade da atualidade, criou a técnica dos seis chapéus justamente para fazer com que as reuniões sejam mais criativas e, principalmente, mais produtivas.

Debono definiu seis tipos produtivos de pensamento e deu a cada um deles um chapéu de cor diferente. São eles:

    · Chapéu azul: o processo (a agenda do encontro, cronograma, objetivos, formulação dos problemas a serem resolvidos).

    · Chapéu branco: análise de fatos e informações.

    · Chapéu verde: criação de alternativas/respostas para o problema.

    · Chapéu amarelo: exame dos aspectos positivos das alternativas.

    · Chapéu preto: exame dos aspectos negativos das alternativas.

    · Chapéu vermelho: intuição.

Como usar os seis chapéus para facilitar uma reunião mais produtiva
Imagine que você é o líder/facilitador do grupo. Portanto, usará o chapéu azul (pensando nos processos) durante o encontro inteiro.

Para guiar o grupo, simplesmente peça que imaginem que estão passando por fases, usando os chapéus de cor para lembrar em qual fase estão. Isso faz com que todos mantenham o foco, eliminando tanto discussões desnecessárias ou irrelevantes quanto assassinato prematuro de novas idéias. Também encoraja pessoas mais tímidas e reservadas a participar e contribuir.

Geralmente uma reunião começa pelo chapéu azul, depois avança-se por ordem ? branco, verde, amarelo, preto e vermelho. Mas um líder mais experiente pode facilmente ir e voltar entre fases, desde que deixe sempre claro em qual fase/cor o grupo está, até sentir que o grupo já exauriu todas as possibilidades de avanço. Aí se faz um sumário/resumo da reunião, decide-se o que tiver de ser decidido.

Lembre-se sempre que reuniões tomam tempo e tempo é dinheiro. Por isso, é melhor fazer um bom uso dele.

Conteúdos Relacionados

Show must go on

Show must go on

Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudança brutal que vem forçando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima