Rhandy Di Stéfano Aclamado internacionalmente como “coach dos coaches” tanto pelo seu conhecimento e experiência, como por ser um dos únicos profissionais a quem os coaches confiam totalmente quando precisam de auxílio pessoal ou supervisão para seus projetos. Aclamado internacionalmente como “coach dos coaches” tanto pelo seu conhecimento e experiência, como por ser um dos únicos profissionais a quem os coaches confiam totalmente quando precisam de auxílio pessoal ou supervisão para seus projetos. O impacto de seus cursos tem sido tão abrangente que se tornou a referência nacional de excelência em coaching no Brasil. E agora você vai saber, com exclusividade, o que ele tem a dizer sobre o que chama Coaching Integrado.
L&S – Quais as características de um líder moderno?
Rhandy Di Stéfano: É aquele que tem visão de onde a empresa vai; aquele que tem capacidade de gerenciar as suas próprias emoções, pois sabe que o seu humor afeta e empresa; aquele que consegue não se deixar influenciar pela crença cultural no fracasso, que tem a capacidade de reframing (ressignificar qualquer situação em oportunidade de aprendizado e sucesso); aquele que sabe delegar, criando outros líderes dentro de sua empresa, para que ele fique livre para ser o visionário; aquele que consegue perceber o nível de maturidade de seus funcionários e exercer a liderança mais adequada à situação.
L&S – O que é o Coaching Integrado?
RS: Um sistema de integração de nove modelos essenciais de coaching, para que o profissional seja mais abrangente e use o modelo que melhor serve o cliente, evitando o efeito “martelo”, onde o profissional só conhece um modelo e o usa para todos os casos. Este programa foi iniciado no Brasil neste semestre, sendo que o coaching integrado tem o foco em atender as necessidades do cliente da melhor maneira possível, o que só acontece quando o coach conhece os principais modelos de coaching existentes.
L&S – Por que o Coaching Integrado é uma importante ferramenta para aumentar o nível de competência e conquista de objetivos?
RS: Porque alinha os valores e qualidades da pessoa com a sua missão profissional e pessoal, além de ajudar a desenvolver as habilidades e comportamentos específicos necessários à criação de alto desempenho. Comportamentos e novas habilidades são treinados, modelos mentais limitantes são reavaliados, além de se ensinar ao cliente como lidar com adversidades de uma maneira eficiente e como imunizar-se ao stress – não evitando-o mas dominando a sua reação e criando maior adaptabilidade.
L&S – Como velhos modelos mentais atrapalham os profissionais que querem se tornar líderes da corporação?
RS: Através do que Chris Argyris, de Harvard, chama de Leap of Abstraction – a pessoa tira conclusões precipitadas com base em seleção limitada de dados observados. Apesar dos dados coletados representarem apenas uma amostra limitada da realidade, gera-se uma conclusão devido ao modelo mental antigo. O modelo mental não enxerga a realidade como ela é, este apenas procura na realidade os dados para provar que o pré-conceito é verdadeiro. Assim, o modelo mental bloqueia nossa visão da realidade, criando um estado de cegueira para oportunidades que aparecem. O líder deixa de ser um visionário. É a antítese do líder – o anti-líder.
L&S – Qual é o primeiro passo para um profissional eliminar crenças limitantes e bloqueios internos?
RS: Toda crença limitante ou bloqueio são construídos a partir de uma interpretação distorcida da realidade, que a pessoa generaliza para o resto de sua vida. Através de processos de disputas cognitivas, a pessoa observa que os limites são internos e não reais. Em cima disso, planejam-se quais as habilidades que precisam ser melhor treinadas para gerar maior efetividade na vida profissional, além de equilíbrio pessoal. Gradativamente, ações e comportamentos específicos são agendados e treinados, para que o executivo domine as competências necessárias, agregando valor ao seu estilo de liderança. O processo gera uma identidade mais expandida, com mais escolhas de comportamento e uma maior tomada de responsabilidade do executivo pela criação da sua realidade preferida.
Rhandy Di Stéfano é coach executivo e pessoal, com mestrado em psicologia clínica nos EUA, criador do curso de Coaching Integrado.
Homepage: www.coachingintegrado.com.br
Contato: (11) 3772-5179.