ROI Mine: como captar dados em múltiplos pontos de contato para potencializar resultados de vendas

Como calcular o ROI de treinamentos de vendas

Estruturar dados gerados por dispositivos móveis, mídias sociais, call centers e diferentes departamentos de uma organização – entre outras informações transacionais que podem ser cruzadas para conhecer a jornada de compra das pessoas. Este é objetivo da ROI Mine, agência de marketing digital especializada em soluções de inteligência analítica, CRM (Customer Relationship Management) e Big Data. Como o próprio nome sugere, a empresa atua como uma espécie de mineradora de resultados, visando captar insights para potencializar a tomada de decisão dos consumidores e, dessa forma, gerar mais vendas e otimizar os custos com anúncios.

Murilo Borrelli, CEO da ROI Mine

Murilo Borrelli, à frente da liderança criativa da ROI Mine, explica que o processo de trabalho une a extração, organização, análise de dados e insights inteligentes, tudo a partir de uma base hipersegmentada da audiência. “Cruzamos informações sociais, empresariais, de produtos e não nos limitamos à análise das mídias tradicionais para oferecer soluções mais coerentes e assertivas aos nossos parceiros”, destaca Borrelli.

Todas as ações do data driven marketing da ROI Mine consideram os KPIs (Key Performance Indicator) das empresas e são voltadas aos públicos de interesse delas. A agência realiza análise em tempo real, que conta com o dynamic retargeting e estratégias de real time bidding. Com isso, busca antever tendências de mercado, preferências do público-alvo e padrões comportamentais e então oferecer conteúdo relevante para atender o que os consumidores estão buscando.

“As pessoas compram de pessoas! Dotar o processo criativo com a tecnologia do data driven marketing é o caminho para reduzir gastos com anúncios, alcançar precisão e melhorar o desempenho da campanha”, considera Borrelli.

Para entender um pouco mais sobre como os dados são utilizados na ROI Mine para fomentar mais vendas, realizamos uma entrevista com o CEO da ROI Mine. Confira a seguir:

O que vocês oferecem exatamente na ROI Mine? Como o seu serviço é diferente das outras empresas similares no mercado?

A ROI Mine é uma agência de marketing digital, oferecemos os serviços de SEO (Search Engine Optimization), anúncios nos principais buscadores da internet, anúncios nas mídias sociais, gerenciamento de redes sociais, soluções para criação e divulgação de sites e e-commerces e criação de dashboards de data analytics, entre outras soluções de marketing digital. Nosso serviço se diferencia pela parceria estratégica e proximidade com os nossos clientes, além de ter a cultura analítica enraizada na empresa para tomarmos as melhores decisões nas estratégias dos nossos clientes.

Na VendaMais somos 100% focados em vendas. Como a ROI Mine pode ajudar uma empresa a melhorar seus resultados em vendas? Pode compartilhar com a gente alguns casos de sucesso?

A ROI Mine pode melhorar os resultados de vendas, conectando o potencial cliente com a marca, seja no ambiente digital ou físico. 

Cases de sucesso:

Loja física de colchões

  • Aumento de 71% no número de cliques;
  • Aumento de 468,47% no número de ligações e visitas na loja;
  • Redução de 125% no custo por conversão.

Serviço de envidraçamento de sacadas

  • Mantivemos o volume de ligações e contatos reduzindo o investimento em mídia em 45%.

Que tipo de empresa pode se beneficiar deste tipo de solução?

Qualquer tipo de empresa pode se beneficiar, seja ela digital, física, B2C ou B2B.

Que tipo de situação a ROI Mine NÃO se propõe a resolver?

Não atuamos com ações de marketing offline e não damos treinamento para a equipe de vendas dos clientes.

Quais são os erros mais comuns que você vê as empresas cometendo em relação às suas iniciativas de tentar prever padrões de comportamento e consumo dos clientes?

Os erros mais comuns são:

  • Analisar dados de maneira incorreta;
  • Inconsistência de dados;
  • Baixo volume de dados;
  • Analisar dados de um público-alvo incorreto.

Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?

A inconsistência de dados, pois pode levar à tomada de decisões equivocadas.

Imagine que uma empresa está preocupada em implantar melhorias em relação a este assunto (prever padrões de comportamento e consumo dos clientes). Por onde começar? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendações?

Sugiro sempre começar se especializando em Data Analytics, contratando um profissional ou uma empresa especializada neste tipo de análise. Isso feito, deve-se partir para o tratamento e leitura dos chamados “first-party data”, dados da base da organização, coletados por meio de campanhas de marketing on e off feitas pela empresa, e também os dados da base de clientes. Essas informações devem ser avaliadas, gerando insights para as próximas ações e análises, o que é a maior vantagem deste tipo de trabalho.

Com tanta experiência na área, quais dicas ou informações você vê sendo dadas pela mídia sobre o assunto do uso da tecnologia nestas áreas específicas que comentamos acima com as quais claramente não concorda, que acha exageradas ou apenas modismos que passarão?

A contratação de ferramentas milagrosas e compra de dados de fontes não confiáveis. É preciso ter cautela e verificar a credibilidade das ferramentas e das fontes de dados.

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais?

Podemos destacar os tipos de dados e a importância de cada um:

First-party data: São os dados primários, coletados da própria base da empresa. As maiores vantagens deste tipo de dado são sua precisão e confiabilidade.

Second-party data: São os dados secundários, compartilhados ou vendidos por uma empresa parceira. A maior vantagem deste tipo de dado é ter acesso, sem precisar investir muito para coletá-lo.

Third-party data: São os dados comprados de empresas especializadas na coleta dessas informações. As maiores vantagens deste tipo de dado são seu volume, variedade e escolha da informação específica que se deseja acessar. Mas, cuidado: se você tem acesso, seu concorrente também pode ter, e quem usá-lo melhor ganha o jogo.

Para saber mais:

Acesse o site: www.roimine.com

Leia também:

Conteúdos Relacionados

7 campanhas que você pode criar agora mesmo para melhorar suas vendas e motivar a equipe comercial

Poucas coisas estimulam tanto a motivação, o engajamento e o aumento de vendas quanto uma campanha de vendas bem pensada, organizada e executada.

Já escrevi anteriormente sobre como organizar uma boa campanha, destacando 13 pontos que você deve considerar (o artigo está disponível aqui). Hoje, quero dar algumas sugestões para estimular sua equipe de vendas com iniciativas rápidas, simples e fáceis de serem implantadas.

Continuar lendo
Rolar para cima