Estruturar dados gerados por dispositivos mĂłveis, mĂdias sociais, call centers e diferentes departamentos de uma organização â entre outras informaçÔes transacionais que podem ser cruzadas para conhecer a jornada de compra das pessoas. Este Ă© objetivo da ROI Mine, agĂȘncia de marketing digital especializada em soluçÔes de inteligĂȘncia analĂtica, CRM (Customer Relationship Management) e Big Data. Como o prĂłprio nome sugere, a empresa atua como uma espĂ©cie de mineradora de resultados, visando captar insights para potencializar a tomada de decisĂŁo dos consumidores e, dessa forma, gerar mais vendas e otimizar os custos com anĂșncios.
Murilo Borrelli, Ă frente da liderança criativa da ROI Mine, explica que o processo de trabalho une a extração, organização, anĂĄlise de dados e insights inteligentes, tudo a partir de uma base hipersegmentada da audiĂȘncia. âCruzamos informaçÔes sociais, empresariais, de produtos e nĂŁo nos limitamos Ă anĂĄlise das mĂdias tradicionais para oferecer soluçÔes mais coerentes e assertivas aos nossos parceirosâ, destaca Borrelli.
Todas as açÔes do data driven marketing da ROI Mine consideram os KPIs (Key Performance Indicator) das empresas e sĂŁo voltadas aos pĂșblicos de interesse delas. A agĂȘncia realiza anĂĄlise em tempo real, que conta com o dynamic retargeting e estratĂ©gias de real time bidding. Com isso, busca antever tendĂȘncias de mercado, preferĂȘncias do pĂșblico-alvo e padrĂ”es comportamentais e entĂŁo oferecer conteĂșdo relevante para atender o que os consumidores estĂŁo buscando.
âAs pessoas compram de pessoas! Dotar o processo criativo com a tecnologia do data driven marketing é o caminho para reduzir gastos com anĂșncios, alcançar precisĂŁo e melhorar o desempenho da campanhaâ, considera Borrelli.
Para entender um pouco mais sobre como os dados sĂŁo utilizados na ROI Mine para fomentar mais vendas, realizamos uma entrevista com o CEO da ROI Mine. Confira a seguir:
O que vocĂȘs oferecem exatamente na ROI Mine? Como o seu serviço Ă© diferente das outras empresas similares no mercado?
A ROI Mine Ă© uma agĂȘncia de marketing digital, oferecemos os serviços de SEO (Search Engine Optimization), anĂșncios nos principais buscadores da internet, anĂșncios nas mĂdias sociais, gerenciamento de redes sociais, soluçÔes para criação e divulgação de sites e e-commerces e criação de dashboards de data analytics, entre outras soluçÔes de marketing digital. Nosso serviço se diferencia pela parceria estratĂ©gica e proximidade com os nossos clientes, alĂ©m de ter a cultura analĂtica enraizada na empresa para tomarmos as melhores decisĂ”es nas estratĂ©gias dos nossos clientes.
Na VendaMais somos 100% focados em vendas. Como a ROI Mine pode ajudar uma empresa a melhorar seus resultados em vendas? Pode compartilhar com a gente alguns casos de sucesso?
A ROI Mine pode melhorar os resultados de vendas, conectando o potencial cliente com a marca, seja no ambiente digital ou fĂsico.Â
Cases de sucesso:
Loja fĂsica de colchĂ”es
- Aumento de 71% no nĂșmero de cliques;
- Aumento de 468,47% no nĂșmero de ligaçÔes e visitas na loja;
- Redução de 125% no custo por conversão.
Serviço de envidraçamento de sacadas
- Mantivemos o volume de ligaçÔes e contatos reduzindo o investimento em mĂdia em 45%.
Que tipo de empresa pode se beneficiar deste tipo de solução?
Qualquer tipo de empresa pode se beneficiar, seja ela digital, fĂsica, B2C ou B2B.
Que tipo de situação a ROI Mine NĂO se propĂ”e a resolver?
Não atuamos com açÔes de marketing offline e não damos treinamento para a equipe de vendas dos clientes.
Quais sĂŁo os erros mais comuns que vocĂȘ vĂȘ as empresas cometendo em relação Ă s suas iniciativas de tentar prever padrĂ”es de comportamento e consumo dos clientes?
Os erros mais comuns sĂŁo:
- Analisar dados de maneira incorreta;
- InconsistĂȘncia de dados;
- Baixo volume de dados;
- Analisar dados de um pĂșblico-alvo incorreto.
Dessa lista de erros, qual vocĂȘ considera o mais grave? Por quĂȘ?
A inconsistĂȘncia de dados, pois pode levar Ă tomada de decisĂ”es equivocadas.
Imagine que uma empresa estå preocupada em implantar melhorias em relação a este assunto (prever padrÔes de comportamento e consumo dos clientes). Por onde começar? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendaçÔes?
Sugiro sempre começar se especializando em Data Analytics, contratando um profissional ou uma empresa especializada neste tipo de anĂĄlise. Isso feito, deve-se partir para o tratamento e leitura dos chamados âfirst-party dataâ, dados da base da organização, coletados por meio de campanhas de marketing on e off feitas pela empresa, e tambĂ©m os dados da base de clientes. Essas informaçÔes devem ser avaliadas, gerando insights para as prĂłximas açÔes e anĂĄlises, o que Ă© a maior vantagem deste tipo de trabalho.
Com tanta experiĂȘncia na ĂĄrea, quais dicas ou informaçÔes vocĂȘ vĂȘ sendo dadas pela mĂdia sobre o assunto do uso da tecnologia nestas ĂĄreas especĂficas que comentamos acima com as quais claramente nĂŁo concorda, que acha exageradas ou apenas modismos que passarĂŁo?
A contratação de ferramentas milagrosas e compra de dados de fontes não confiåveis. à preciso ter cautela e verificar a credibilidade das ferramentas e das fontes de dados.
Algum Ășltimo comentĂĄrio que queira fazer para os leitores da VendaMais?
Podemos destacar os tipos de dados e a importĂąncia de cada um:
First-party data: SĂŁo os dados primĂĄrios, coletados da prĂłpria base da empresa. As maiores vantagens deste tipo de dado sĂŁo sua precisĂŁo e confiabilidade.
Second-party data: SĂŁo os dados secundĂĄrios, compartilhados ou vendidos por uma empresa parceira. A maior vantagem deste tipo de dado Ă© ter acesso, sem precisar investir muito para coletĂĄ-lo.
Third-party data: SĂŁo os dados comprados de empresas especializadas na coleta dessas informaçÔes. As maiores vantagens deste tipo de dado sĂŁo seu volume, variedade e escolha da informação especĂfica que se deseja acessar. Mas, cuidado: se vocĂȘ tem acesso, seu concorrente tambĂ©m pode ter, e quem usĂĄ-lo melhor ganha o jogo.
Para saber mais:
Acesse o site: www.roimine.com