Sabotagens da vida real

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Na matéria de capa – páginas (xx) –, contamos a origem não só da palavra sabotagem como também mostramos que esta é uma atitude tão antiga quanto a própria humanidade. Afinal, quem de nós nunca sofreu uma rasteira, uma sabotagem, uma paulada pelas costas… Ou qualquer uma destas opções, ou todas juntas em uma só. O fato é que, seja na História (com H maiúsculo mesmo) ou em nosso cotidiano, ela está ali, sempre diante de nossos olhos e pronta para nos atacar. Quase o monstro do Lago Ness. Tem gente que viu, dizem que tem e há quem ainda duvide.

Para que o mistério seja desvendado, a VendaMais perguntou a seus leitores quais suas experiências nesse sentido. Obtivemos as respostas mais alarmantes possíveis, mostrando que ainda existe muita gente despreparada em vendas que, por um motivo ou outro, são alçadas a cargos de gerência e direção. Muitos certamente não sabem que agem como modelos de ditadores ou coisa pior, e acham que fazem o melhor por sua equipe. Veja a seguir algumas histórias:

Sou representante de um grande atacadista de alimentos de SP que está começando um trabalho de prospecção e crescimento no interior Paulista. Talvez a pressão em cima dos Gerentes e Supervisores seja grande demais e o líder se perde. Vou citar alguns casos:

Liga para um vendedor dizendo que outro vendedor vendeu um volume X e vice-versa, mas existem muitos casos em que os Vendedores falam entre si e percebem que houve uma grande mentira.

Promete aos vendedores que levará amostras ou brindes para que possam realizar uma demostração ao seu cliente, que estão perto ou na cidade vizinha, mas os brindes nunca chegam.

Não cobra dos vendedores que andem com a Tabela de Preços em seus Notebooks, Tablets ou em mãos e, para ser o “bom amigo”, fica ligando para aqueles que sempre estão atualizados.

Julio Pinheiro


Comportamentos Sabotadores dos líderes:

  1. Não conhecer o negócio da empresa
  2. Tratar todos os liderados da mesma forma (cada vendedor é único)
  3. Criar e permitir panelinhas dentro da equipe de vendas
  4. Não ouvir a voz do cliente e agir com arrogância
  5. Não dar salário moral para quem merece (Comemoração e Reconhecimento de um trabalho excelente)
  6. Desconhecer quem é o cliente, suas necessidades e seus desafios, conhece o cliente por ouvir falar
  7. Liderar a partir do escritório, nunca vai a campo conhecer a Verdade

É melhor eu parar por aqui…

Luiz Barros


Hoje meu maior desafio é lidar com meu líder. Recebi a e-zine da VendaMais e, lendo, percebi que tenho um líder sabotador, pois ele possui algumas características como: Arrogância, muito agressivo na hora de exigir tarefas e tem hábito de promover intrigas entre colegas de trabalho com a intenção de obter maiores resultados. Com isso, todos os funcionários desenvolveram medo de lidar com a pessoa que seria – ou teria que ser – a mais próxima possível de toda a equipe.

Sara Fernandes


Sim, eu tive uma experiência com um líder sabotador. Tinha todos os itens abaixo e mais alguns.

  1. Falta de uma visão clara sobre metas e objetivos.
  2. Falhas na comunicação com a equipe.
  3. Não liderar pelo exemplo (falar uma coisa e fazer outra).
  4. Não estabelecer claramente os VALORES da equipe.
  5. Tratar os membros da equipe de maneira desigual.
  6. ‘Roubar’ ideias e dizer que são suas.
  7. Promover intrigas internas para ganhar poder.
  8. Não assumir responsabilidades por erros.

Arrogância e não ouvir nem aprender com liderados/equipe.

Não tinha visão do valor do ser humano

Hoje, creio que mais do que nunca, que a Gestão de pessoas (relacionamento) deve ser cada dia mais avaliada, porque um colaborador que tem um bom relacionamento com o seu líder com certeza irá ter maior produtividade e compromisso com a equipe. Estou há quase 3 anos na liderança e tenho uma equipe fantástica que busca, diariamente, juntamente comigo, atingir os objetivos e resolver qualquer tipo de problema ou contratempo que venha ocorrer. Isso tem resultado em grandes conquistas. Sinceramente, hoje eu já tenho uma equipe de líderes.

Silvano Moraes


A minha experiência recente com lideres sabotadores, e com certeza eles não sabiam disso, porque como o velho ditado diz: ” O Pior Cego é aquele que não quer Ver “, foi muito marcante em minha vida profissional. Em 2007, mais precisamente em março, fui convidado para assumir a área comercial da empresa sozinho, sem nenhum recurso humano, somente eu e Deus. Começamos a prospectar clientes e alavancar negócios. Meses, anos se passaram e a equipe, depois de 6 anos, aumentou para 3 pessoas: eu e mais duas vendedoras. Tínhamos um fornecedor (Produção/Fábrica) com muitos recursos humanos, maquinário e uma gestão que parecia remar junto conosco. Em meio a consultas para desenvolver novos produtos, conforme a necessidade do mercado, começamos a esbarrar em um obstáculo, falando claramente com nosso Gerente Industrial, pessoa estudada e com experiência naquilo que fazia. À medida que nós da equipe de vendas colocávamos em pauta para discutir um novo produto que o mercado necessitava, e que o cliente nos convencia da necessidade darmos continuidade como fornecedores, nosso Gerente Industrial afirmava que a fábrica não conseguiria produzir esse novo produto, e não aceitava de forma alguma o desafio. Com o tempo, isso desmotivou o departamento de vendas e começamos cair numa zona que eu chamo de “campo minado”.

Em minha jornada, foquei muito em clientes já fidelizados e percebi que eles queriam a nossa segurança como fornecedor, mas se faziam necessárias inovações e produtos ecologicamente corretos. Atribuições e números (metas) nos foram “vomitadas” sem critério e eram inatingíveis! Isso foi desgastando cliente, área de vendas e produção/fábrica, pois sempre tentei convencê-los que o maior cliente dentro de uma empresa é o departamento de vendas e, se ele não era bem atendido em todos os aspectos, lá fora a empresa seria esmagada pela concorrência.

Depois de um período, chegou o meu momento de negociar minha saída. Demorei cerca de 6 meses para me convencer a sair, pois estava na empresa desde 2001, quando ingressei em outra função na área administrativa e fui evoluindo.

Concluindo minha experiência: o maior sabotador esteve comigo o tempo todo e continua lá, desfrutando de seu salário que lhe deixa numa zona de conforto, pois ele é um dos sócios da empresa. E eu? Retomei minhas forças e estou de volta ao mercado de trabalho, depois de um período de 5 meses, e espero que eu não tenha outro sabotador nessa nova empresa.

Nivaldo A.Pinheiro


Algo que acrescentaria é a surdez adquirida com a posição. Gerentes de Vendas param de ouvir, quando solicitados a acompanhar membros da sua equipe a um cliente importante. Eles conseguem criar o problema, dar a solução e perder a venda, sem ouvir o cliente. São tão auto-suficientes que não precisam de ninguém para ajudá-los a sabotar negócios fechados. Mas, claro que a culpa do desastre sempre será do cliente ou do vendedor… E ainda faz o indivíduo perder o valioso tempo dele. Existe sim um erro do vendedor: que é não ter acreditado em si e não ter feito a leitura correta do nível de relacionamento com o seu cliente e a possibilidade de fechar o negócio sozinho.

Carlos Dias


Respostas Via Facebook

Sam Lins Lessa – Creio que sejam todos aqueles que exigem de sua equipe,aquilo que ele não fazem!

Alexandre Bernardo – Sempre ouço no final das minhas palestras “quem precisava ouvir isso é meu chefe, que não veio…”

Giovana Torres – O líder que se sabota, sabota a empresa e a equipe quando ele indica cliente mas pede a divisão da comissão, o famoso RACHID! Isso gera uma antipatia interna que o colaborador só pensa em sair da empresa e ir pro concorrente.

Ricardo Luiz Petter – Não dando ouvidos a linha de frente, a qual traz as melhores impressões do mercado para dentro da empresa.

João Carlos Rego – Existem vários pecados. Alguns deles: não conhecer a sua equipe (exigir a mesma coisa de todo mundo – pessoas são diferentes e devem ser tratadas diferentemente, mas de forma aberta, transparente e JUSTA); não investir na capacitação de sua equipe (treinamento é que nem saúde, quanto mais, melhor); não acompanhar atentamente o que acontece em sua empresa, no seu mercado, na sua comunidade, em sua cidade, no país e no mundo (não saber criar “links” entre o que está acontecendo e as implicações decorrentes) e, no meu entendimento, o pior dos pecados, NÃO SABER OUVIR O CLIENTE, não saber aproveitar as informações trazidas pela Equipe de Vendas e pela linha de frente; não tomar as providências no tempo apropriado.

Ricardo De Simoni Lemos – Incentivar sua equipe a “conquistar” metas, se valendo de produtos que dão volumes e sabidamente NÃO DÃO LUCROS!Vender muito não significa GANHAR MUITO !

Thaysa Priscila da Silva – Acredito que o fato do gestor esquecer de oferecer qualidade desde o início. Não adianta o produto ser de uma marca excelente é preciso investir não apenas em boas marcas mas na qualidade do armazenamento, logística, e manuseio. Trabalhei em uma loja de produtos de luxo onde os valores variavam de 50 a 10mil reais, a loja era extremamente bonita, mas o estoque da loja era esquecido, apesar da dedicação dos funcionários em cuidar de tudo, existiam melhorias que dependiam da diretoria, e eram simplesmente esquecidas para redução de custos. Eu acho que a qualidade do serviço deve começar de dentro.

Antonio Braga – Conheci gerentes que dificultavam as condições de vendas para o vendedor, de modo que este solicitasse a sua ajuda para conseguir fechar. Depois disso, o gerente pedia uma parte da comissão ao vendedor (por baixo do pano), alegando que se não fosse a sua ajuda o negócio não seria concretizado.

Rosangela Berte – Não ouvir verdadeiramente a opinião de sua equipe, a qual está no dia a dia com os clientes e podem trazer novas ideias e demonstrar onde a empresa pode estar errando. E também colocar um valor máximo de desconto mas quando é ele quem por ventura está vendendo, consegue fazer preço melhor.

Paulo Sergio Buhrer – Palestrante a injustiça nas organizações é a pior forma de sabotagem

Carolina Minotto Luize Misturini – E gerente que sabota as vendas do vendedor por medo de ser “engolido” por este…

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