Socorro! Virei vendedor… E agora?

Os 4 passos fundamentais para quem acaba de virar vendedor Isso é exatamente o que passa pela cabeça de muitos profissionais que, por falta de opção em seus respectivos campos de trabalho, ingressam na área de vendas. Isso mesmo! Por falta de alternativa, e não por amor ou vocação.

Surge, então, um novo problema: ?O que fazer para ser um vendedor de sucesso ou, na pior das hipóteses, conseguir o mínimo para sobreviver e manter o emprego??.

Como em toda profissão, a prática é a melhor coisa. Mas, aos iniciantes, os quatro passos fundamentais são:

1. Observe os campeões ? É hora de deixar o orgulho de lado e aprender com quem está obtendo bons resultados. Essa é uma das maneiras mais rápidas de aprender a vender, até você criar seu estilo próprio. Mas mantenha o bom senso. Mesmo os melhores vendedores cometem falhas que, evidentemente, não precisam ser reproduzidas.

2. Trabalhe duro ? Vender não é fácil, exige um grande esforço. Se o vendedor não se dedicar ao máximo, é quase certo: não terá bons resultados. Em vendas, quanto mais você trabalha mais chances tem de vender e ganhar dinheiro. Você faz o seu salário.

3. Estude e leia muito ? Existem livros incríveis sobre vendas que fornecem dicas poderosas e valiosas para conseguir fechar vendas (Veja a reportagem especial na edição de dezembro de 2006 da revista VendaMais com os melhores livros sobre vendas). A prática é importante, mas unida ao conhecimento de anos acumulados nos livros, sem dúvida, contribuirá muito para a vitória em vendas. Indico também o site Clube do Vendedor VendaMais (www.clubedovendedor.com.br).

4. Tenha paciência ? Um dos maiores pontos fracos dos vendedores é a ansiedade. Tudo na vida tem um ciclo. Não podemos plantar um pé de tomate pela manhã e querer comer salada de tomate na hora do almoço.

Em vendas não é diferente, não dá para você exigir de si altíssimos índices e elevadas comissões se estiver apenas começando. É preciso conhecer o mercado, os clientes, os concorrentes, os segredos; enfim, dê tempo ao tempo! ?Há tempo para plantar e há tempo para colher.? Como você viu, não é nenhum ?bicho de sete cabeças?. Acredite em si e lembre-se de ser feliz enquanto trabalha ? vende ?, porque a vida passa rápido.
Mãos à obra, boas vendas e sucesso!

Visite o Clube do Vendedor (www.clubedovendedor.com.br) e confira o vídeo ?Dicas para o Vendedor? e o checklist “Habilidades e Competências para o Sucesso em Vendas”, de César Frazão.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima