Muitas empresas se auto intitulam como empresas de soluções web. É claro que a internet tem esse potencial. Mas a verdade é que o termo ?solução web? está sendo mal empregado pelos profissionais de vendas desse tipo de empresa. Muitas empresas se auto intitulam como empresas de soluções web. São aquelas empresas que desenvolvem sites, lojas virtuais, banners, enfim, produtos para internet. Mas por que se denominam ?soluções web?? Em algumas organizações desse tipo, buscam explorar um segmento de mercado, no qual se constituem empresas que não estão satisfeitas com sua atual presença na internet, por empresas que acreditam que a internet entrará em seus negócios como uma máquina de produzir lucros e até por empresas que no atual momento possuem um departamento de vendas que não esta lá essas coisas. ?Nós iremos oferecer uma solução web que integralizará seus negócios com seus clientes e fornecedores?.
É claro que a internet tem sim esse potencial. Mas quero ressaltar nesse artigo que o termo ?solução web? esta sendo mal empregado pelos profissionais de vendas desse tipo de empresa. Solução é para ser oferecida para quem possui uma dificuldade na internet, para quem não esta corretamente posicionado na rede e principalmente para que já tem um objetivo em mente.
Muitos profissionais abordam os clientes alegando ser uma empresa de soluções web. Em seguida a pessoa que esta negociando pergunta que tipo de soluções? – são websites, e-commerce, e-business, apresentações, etc. E que essas soluções dependerá do que a pessoa quer com a internet e quais são suas expectativas. Contudo o empresário responde que não esta em busca de nenhuma solução e não tem nada em mente no momento. ?Lembre-se que você esta tentando vender um produto que ele não esta interessado em comprar?. Obviamente você deve oferecer soluções para quem esta em busca e não para todas aquelas empresas de sua lista de prospect.
A grande sacada é você analisar a empresa antes de visitá-la, e formatar idéias que viabilizem sua relação com clientes, fornecedores e com o público em geral através da internet. Não esquecendo de planejar uma melhor forma para que a empresa exponha seus produtos e serviços na rede. Tornar o website da empresa um veículo potencial de relacionamento e negócios é a nossa missão. Mas como iremos lançar esse veículo no mercado e posiciona-lo de forma que gere sua auto-sustentabilidade e agregue valores ativos a organização, escreverei em outro artigo.