Para que as vendas aumentem é preciso que a equipe comece a utilizar de maneira produtiva a comunicação. Um pré-requisito para ser um bom vendedor é saber se comunicar bem. O problema é que muita gente acha que se comunicar bem é falar muito, mas na verdade não é nada disso. Vendedores geralmente falam muito, é verdade. Mas muitas vezes falam muita coisa sem importância, que apenas cansam o cliente. Para que as vendas aumentem é preciso que sua equipe comece a utilizar de maneira produtiva a comunicação.
Aqui estão sete dicas simples de como fazer isso. Passe para os seus vendedores, discuta com eles e incentive as mudanças para que o cliente seja melhor atendido e compre mais.
- Peça permissão para falar com seu cliente.
- Comece de modo genérico para chegar ao específico.
- Construa perguntas com base nas respostas.
- Faça perguntas simples.
- Use uma seqüência lógica.
- Foque nos benefícios.
- Mantenha uma atitude consultiva.
Aqui estão algumas perguntas que ajudarão seus vendedores a vender mais:
- Quais são seus objetivos de curto prazo? E de longo prazo?
- O que esta compra significa para você/para sua empresa?
- Que nível de serviço você está esperando pagar?
- O que você mais gosta no seu fornecedor atual? E o que menos gosta?
- O que podemos fazer para que você feche a compra conosco?
- Como você classifica o sucesso de uma compra feita por você?
Saber fazer as perguntas certas é um grande passo para o aumento das vendas.
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