Conheça 22 ferramentas que podem ajudar na prospecção de clientes e saiba o que levar em conta na hora de escolher o melhor sistema para automatizar as tarefas dessa etapa da venda
Por Francine Pereira
O sucesso da prospecção depende de várias questões, muitas delas abordadas ao longo desta edição, aliás. Dentre as principais, podemos destacar:
O conhecimento dos profissionais – sobre o mercado, sobre o público-alvo e sobre a empresa e os produtos/serviços.
A definição de processos bem estabelecidos, que apoiam e orientam os profissionais de vendas durante todas as etapas que compõem a prospecção.
O uso de metodologias e ferramentas de controle e acompanhamento da evolução dos prospects, permitindo uma gestão qualificada desses potenciais clientes e o melhor aproveitamento das oportunidades.
Sabe o que pode ajudar a aprimorar a eficiência de cada um desses fatores? A tecnologia!
A utilização das ferramentas certas pode garantir a efetividade das suas estratégias e a correta gestão das atividades de prospecção.
“Mas quais são os sistemas mais adequados para isso?”, você pode perguntar.
Quando se fala em ferramentas para prospecção, muitas pessoas pensam logo nos CRMs.
Estes sistemas podem, sim, ser muito úteis no processo de prospecção, já que fornecem informações importantes sobre seu público atual, que podem orientar as ações de identificação de novas oportunidades e atração de novos clientes.
O que acontece, porém, é que muitas vezes os CRMs deixam a desejar em relação a alguns aspectos específicos da prospecção, tais como análise de mercado, gestão de contatos, qualificação de leads e prospects e controle das ações e atividades.
A boa notícia é que com a evolução do mercado de ferramentas digitais na área comercial, uma diversidade cada vez maior de aplicações com funções mais segmentadas vem surgindo. Com isso, apareceram também sistemas voltados especificamente às atividades de prospecção. E é isso que vamos explorar nesta reportagem!
A seguir, apresentaremos ferramentas digitais que podem ajudá-lo a:
- Gerenciar sua equipe de prospecção;
- Encontrar e atrair mais leads;
- Analisar dados de mercado e descobrir oportunidades;
- Automatizar atividades de prospecção;
- E muito mais.
Para facilitar a compreensão, dividimos as ferramentas em três categorias:
Análise de dados. Aqui, indicamos sistemas que oferecem dados atualizados sobre diferentes mercados e possuem funções analíticas para identificação de oportunidades de negócios.
Gestão de prospecção. Nesta subdivisão, ficaram as ferramentas que ajudam a gerenciar as atividades de prospecção, organizando as informações dos prospects e os contatos com os possíveis clientes.
Automação de contato. Plataformas que automatizam a realização de contato via diferentes canais entraram nesta categoria.
Vamos lá?
No Portal VendaMais você tem acesso rápido aos links de todas as ferramentas apresentadas abaixo. Visite bit.ly/tecnologia-prospecção e confira!
ANÁLISE DE DADOS
Geofusion
Ferramenta de análise geográfica que mapeia e identifica oportunidades de vendas por região. Voltada para os segmentos de bens de consumo, varejo, serviços, ensino e imobiliário.
Econodata
Oferece dados de mais de 20 milhões de empresas, com a possibilidade de segmentar a pesquisa por setor, região ou porte. Possui também um módulo de qualificação de lead.
Neoway
Desenvolve análise da carteira atual e também disponibiliza dados do mercado e da região de atuação, apontando potencial de consumo e oportunidades de vendas.
Proscore
Plataforma de inteligência de dados que possui integração com outros sistemas para gerar relatórios de mercado personalizados.
Lista Online Serasa
www.serasaexperian.com.br/produtos/lista-online-clone-express
Solução que oferece uma lista segmentada de possíveis clientes, de acordo com o segmento e a região de atuação da sua empresa. Além disso, também indica potenciais mercados a serem explorados.
SEMrush
Ferramenta que identifica as campanhas de marketing digital mais eficientes de cada mercado, apontando as melhores estratégias para atrair e conquistar prospects na web.
Resultys
Realiza o mapeamento do mercado, com indicação de oportunidades de negócios e listas de contatos de leads qualificados.
Find that lead
Sistema que facilita o encontro de informações importantes, indicando os contatos de profissionais relevantes dentro de determinada empresa.
GESTÃO DE PROSPECÇÃO
Ramper
Plataforma de prospecção digital voltada ao mercado B2B. Possui funções como: criação de listas segmentadas; automação das abordagens; relatórios e métricas de prospecção.
Reev
Ferramenta de automação de outbound, com acompanhamento do funil, qualificação de leads e geração de métricas e indicadores de desempenho.
LinkedIn Sales Navigator
www.business.linkedin.com/pt-br/sales-solutions/sales-navigator
Serve para encontrar potenciais clientes e tomadores de decisão dentro do LinkedIn, com funções de segmentação e acompanhamento do contato. Possui integração com CRMs.
Ziptime
Organiza os prospects de forma estratégica, de acordo com o posicionamento no funil. Facilita o acompanhamento e centraliza as informações de contato com os potenciais clientes.
RD Station CRM
Ferramenta de gestão do processo comercial, com lembretes para follow-up, geração de relatórios e análise de desempenho em tempo real.
Exact Spotter
Solução voltada ao mercado B2B. Realiza a qualificação dos leads e possui funcionalidades analíticas sobre o processo. Além disso, oferece informações estratégicas de mercado.
no CRM.io
Sistema voltado para vendedores. Oferece segmentação de leads, acompanhamento de contatos, integração com outros sistemas e compartilhamento de informações.
pipedrive
Plataforma de gestão comercial que permite criar diferentes funis de vendas, adaptados para diferentes mercados e tipos de clientes, facilitando a segmentação da prospecção.
AUTOMAÇÃO DE CONTATOS
Meetime
Automatiza tarefas como envio de e-mails, ligações e videoconferências, gerando relatórios de desempenho. Possui integração com outros sistemas CRM.
Utech
Sistema para gerenciar as ações de prospecção via call center. Gerencia as chamadas telefônicas em tempo real e gera relatórios analíticos das ligações.
Total Voice
Automação de envio de SMS e ligações. Possui ferramenta de análise e classificação das chamadas e contribui para o follow-up, com lembretes e envios programados.
Phonetrack
Gerenciamento de leads telefônicos. Possui integração com outros sistemas e também com campanhas online. Faz a gestão das ligações e indica chamadas não atendidas.
Hubspot
https://br.hubspot.com/products/sales
Revela quem visita seu site e com qual frequência, apontando potenciais clientes. Permite criar gatilhos para envio de e-mails e lembretes para a equipe de vendas agir.
RD Station Marketing
Plataforma de inbound marketing que permite a criação de landing pages para coleta de informações de contato de leads e automatiza o envio de e-mails.
Checklist para ajudar a escolher as melhores ferramentas para o seu negócioPara ajudá-lo na missão de decidir quais são as ferramentas mais adequada à sua empresa e às suas necessidades criamos este passo a passo especial. Responda às perguntas a seguir antes de contratar um sistema ou aplicativo e aumente as chances de acertar na escolha. ✓ Quais são seus objetivos?Estabelecer seus objetivos é crucial para entender qual ferramenta atende melhor em suas necessidades. Portanto, antes contratar uma ferramenta para apoiar seu processo de prospecção, analise internamente qual é o propósito da contratação do sistema. As perguntas abaixo podem ajudá-lo a encontrar um caminho. Buscar novas oportunidades de mercado? SIM ( ) NÃO ( ) Automatizar determinada tarefa, como o contato com os prospects? SIM ( ) NÃO ( ) Organizar as informações dos potenciais clientes? SIM ( ) NÃO ( ) Facilitar as ações de atração de leads online? SIM ( ) NÃO ( ) Descrição dos seus objetivos: ✓ Qual é a estrutura que o sistema demanda?É importante entender se o sistema é online ou instalado localmente. Se for instalado, pode ser que demande um servidor especial. Se for online, qual é o sistema operacional que ele roda e em qual versão? Está alinhado ao que sua empresa utiliza? ✓ Quais são os valores totais incluídos na contratação?Na hora de analisar o custo de uma ferramenta, é preciso ir além da mensalidade. Investigue os valores cobrados por manutenções extras, atualizações, personalização do sistema, instalação, treinamentos etc.
✓ Como funcionam as atualizações?O sistema para de funcionar durante as atualizações? SIM ( ) NÃO ( ) As atualizações são realizadas de forma automática/online ou há necessidade de intervenção de um profissional? ATUALIZAÇÕES AUTOMÁTICAS ( ) ATUALIZAÇÕES EXIGEM APOIO ( ) ✓ Qual é o nível de flexibilidade e de personalização?É possível adaptar as funcionalidades de acordo com as necessidades específicas do seu negócio? Por exemplo: criar funis especiais para diferentes perfis de prospects. SIM ( ) NÃO ( ) COM ALGUMA DIFICULDADE ( ) EM PARTES ( ) ✓ Qual é o nível de usabilidade?Procure saber se a utilização da ferramenta demanda treinamento. Se sim, como funciona essa capacitação (online ou física)? Quanto tempo dura? Há custo adicional? ✓ Para qual fase da prospecção esse sistema é direcionado?O foco das funcionalidades está alinhado com suas demandas? SIM ( ) NÃO ( ) O sistema será útil para que você consiga alcançar o objetivo central da contratação da ferramenta? SIM ( ) NÃO ( ) ✓ Há mobilidade?O trabalho de prospecção por vezes exige que os profissionais se desloquem ou até viagem para outras regiões. Neste sentido, é importante questionar se: O sistema permite acesso remoto? SIM ( ) NÃO ( ) É possível utilizar em dispositivos móveis? SIM ( ) NÃO ( ) ✓ De que forma os dados são armazenados?As informações sobre seus potenciais clientes são extremamente valiosas. Por isso, é importante entender o nível de segurança da ferramenta que você está considerando contratar. Entenda como os dados são armazenados e se há um backup confiável. ✓ Avaliação final:
Depois de avaliar todas essas questões (em cada uma das ferramentas de seu interesse), cruze os dados da avaliação individual de cada sistema, priorize o que é mais importante para a sua operação e dê notas às ferramentas analisadas. Assim, sua decisão será embasada em fatos, não em achismos, e dessa forma, a chance de você acertar nas escolhas será muito maior! |