VendaMais
Consultoria Treinamentos Liderança Games BPO comercial SalesTrain Cases Conteúdos Sobre Seja um parceiro · VM Partners Fale com um especialista →

TELEVENDAS: 10 DICAS PARA TURBINAR SEUS RESULTADOS

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

O supervisor de televendas é a alma, o coração, a respiração, a transpiração, a “piração” dessa atividade

Antes da utilização intensiva do telefone nas ações comerciais das empresas, vivia-se dentro da seguinte estrutura funcional: uma equipe na rua, batalhando as visitas pessoais e uma pequena área interna de suporte, chamada administração de vendas, que tinha como principal função acompanhar os pedidos dentro da empresa até sua entrega ao cliente, prevenindo problemas e atendendo clientes insatisfeitos quanto à alguma promessa não cumprida. Com a descoberta da potencialidade e vantagens do uso do telefone, logo começou-se a praticar o televendas, que em seu início era um complemento às vendas externas, permitindo que os clientes comprassem pelo telefone, mas tomando todo o cuidado para não melindrar o vendedor externo.

Hoje a história é outra. Os vendedores externos cuidam de contas estratégicas e o televendas faz a maioria das transações comerciais. Mas uma coisa ainda surpreende: as centrais de televendas mais parecem um convento, sendo que algumas se parecem com uma clausura. Tudo “clean, bem light”, nada lembrando que ali pulsa o coração da empresa, onde são feitas praticamente todas as transações comerciais. O menos avisado, devido o ambiente “zen”, pode até entrar em alfa…

A ?piração? da atividade

Ops! Também não estamos defendendo uma zorra total, longe disso! Mas cá entre nós, não há vibração! Os televendedores falam baixinho, o supervisor olhando para a tela de seu computador checando se existem clientes em espera e fazendo suas funções burocráticas. Todos os móveis, cadeiras, paredes num tom “pastel”, convidando para a sonolência.

Se as vendas não estão bem, as justificativas são imensas: o cadastro não é bom, nosso preço está fora da realidade, o treinamento não funcionou, o mercado está parado, parece que todo mundo está quebrando e assim vamos vivendo. Mas existe outra realidade, logo ali, bem no fim do túnel.

Sempre afirmei e cada vez me convenço mais que o supervisor de televendas é a alma, o coração, a respiração, a transpiração, a “piração” dessa atividade e aqui vão algumas dicas para turbinar seus resultados:

1. O supervisor deve chegar mais cedo que todos os televendedores para recepcionar sua equipe e em todo início de turno, realizar uma pequena atividade, procurando elevar o espírito de todos, mostrando dados significativos de performance; elogiar algum desempenho excepcional; colocar uma frase motivacional, ou grito de guerra (ou oração). Tomar o pulso da equipe (por exemplo colhendo expectativas de vendas de cada um) verificando desvios e atuando para corrigi-los, de imediato. (ninguém deve começar suas atividades com o moral “prá baixo”)

2. O supervisor deve monitorar os televendedores, destinando parcela significativa do tempo (50%) para essa atividade e dar feedback, ressaltando e elogiando os pontos fortes e para os pontos fracos estabelecendo metas de melhora. Monitorar também é andar pela central, dando toques de incentivo sobre uma venda que acabou de ser realizada, ou para animar os “lerdinhos” e exigindo mais garra, dedicação, vibração, transpiração, ?piração?.

3. O supervisor deve efetuar ações de incentivo às vendas: telemarketing é momento. Para alavancar as vendas, pode-se incendiar uma equipe com algum tipo de premiação instantânea, como o melhor da hora, entre outras.

4. O supervisor deve criar um clima de vendas na central, com gráficos, metas, elogios, frase do dia, o campeão do dia, a revelação do dia etc. Só não vale exagerar nas comemorações pois isso atrapalha os demais e pode criar um clima de algazarra que pode ser percebido pelos clientes.

5. O supervisor deve envolver a equipe, criando missões: por exemplo, grupos de três operadores devem apresentar o melhor script para superar três ou quatro objeções.

6. O supervisor deve incentivar seus televendedores a participarem de cursos externos, pagos por eles (os televendedores, óbvio), não necessariamente ligados à atividade, motivando-os a ministrar um “compacto” para os demais colegas. Isso não elimina a responsabilidade da empresa em também aperfeiçoar seus funcionários, que fique bem claro. Fazer circular cópias de e-mail e fax de artigos significativos. Compartilhar é a palavra.

7. O supervisor deve incentivar para o estudo formal: com a flagrante separação entre formação acadêmica e profissão, incentivar os televendedores a ingressarem na faculdade (existem cursos subsidiados, com preços acessíveis). Essa é a melhor hora! Lembre-se: daqui a alguns anos a exigência de escolaridade mínima será modificada.

8. O supervisor deve incentivar ações de aglutinação da equipe: continuar com comemorações, cafés da manhã, festas, churrascos, campeonatos, excursões.

9. O supervisor deve terminar o dia exausto, pois afinal ele é super não só no cargo, mas principalmente na função.

10. Por tudo isso o supervisor deve ser comissionado pelas vendas, tendo um ganho digno e condizente com seus esforços.

José Teofilo Neto é engenheiro, consultor e educador. É diretor da Comunicação Direta. Contato: (11) 5044 5822. E-mail: teofilo@comunicacaodireta.com.br. Visite o site: www.comunicacaodireta.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

Quando (e como) um líder comercial deveria pedir ajuda

Quando (e como) um líder comercial deveria pedir ajuda?

O erro não está apenas em pedir tarde, mas em ...
Leia Mais →
Quando demitir

Quando uma empresa deveria demitir um vendedor?

Quando demitir um vendedor? Demitir um vendedor nunca deveria ser ...
Leia Mais →
Negociando com IAs: o que as IAs revelaram sobre empatia e firmeza

Negociando com IAs: o que elas revelaram sobre empatia e firmeza

Negociando com IAs Até a IA já cansou do negociador ...
Leia Mais →