#Tenho orgulho de ser vendedor! ConheƧa o novo livro de Claudio Zanutim

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Um livro para trazer provocaƧƵes prĆ”ticas para todos os tipos de negĆ³cios em vendas: B2B, B2C, B2B2C, e B2Governamental. Com este desafio, Claudio Zanutim deu vida Ć  obra #Tenho orgulho de ser vendedor! Um livro pensado para ajudar tanto vendedores experientes no varejo, na indĆŗstria e no setor de serviƧos, quanto vendedores iniciantes.

Com escrita simples, mas sem ser simplista, o foco estĆ” na criaĆ§Ć£o de relacionamento. E, para isso, Claudio visa auxiliar cada vendedor a olhar para dentro de si e descobrir os prĆ³prios limites de pensamento. Uma obra que traz muito do relato pessoal da prĆ³pria caminhada e descoberta em vendas do autor.

Com mais de 30 anos de experiĆŖncia, Claudio ā€œSalesā€ Zanutim definiu para si mesmo uma missĆ£o: mudar a vida das pessoas para melhor. Em sua carreira, jĆ” atuou em projetos de vendas e metas em empresas como Claro, Seara, Coca-Cola, ItaĆŗ, JBS, Prosegur, Monsanto, Porto Seguro, Santander e Avon.

Formado pela Escola de Palestras do professor Reinaldo Polito e pela Academia do Palestrante, Ć© autor de trĆŖs livros e de mais de dez artigos acadĆŖmicos. Claudio atua como consultor e facilitador em parceria com as maiores consultorias de educaĆ§Ć£o corporativa do paĆ­s, como IntegraĆ§Ć£o Escola de NegĆ³cios, HSM, Kuratore e Empreendedores Compulsivos.

Ɖ master coach pelo SLAC, mestre em administraĆ§Ć£o de empresas e gestĆ£o de pessoas, tecnĆ³logo em mercadologia, graduado em administraĆ§Ć£o de empresas, especializado em administraĆ§Ć£o estratĆ©gica, mercadologia, gestĆ£o de pessoas, EAD e didĆ”tica para o ensino superior. Especialista em design thinking pela Universidade de Virginia (EUA). Soma experiĆŖncias nas Ć”reas acadĆŖmica, varejista e industrial.

Confira a seguir o que o motivou a escrever #Tenho orgulho de ser vendedor nesta entrevista com Raul Candeloro. Nela, Claudio traz uma sƩrie de provocaƧƵes para a melhoria contƭnua e para colocar o sucesso em vendas sob sua responsabilidade. Vale a leitura!

OlĆ” Claudio, tudo bem? Prazer em falar com vocĆŖ e entrevistĆ”-lo para a VendaMais. Fale um pouquinho mais sobre seu novo livro #tenhoorgulhodeservendedor. Sobre o que trata o livro e por que escrevĆŖ-lo?

Raul, quando inicialmente pensei em escrever esse livro, havia em mim um sentimento de obrigaĆ§Ć£o, que me gerava uma pergunta no fundo da alma: ā€œComo eu, um cara que fala de vendas hĆ” anos, ainda nĆ£o havia escrito um livro sobre vendas?ā€.

  • Esse livro ficou na gaveta por quase trĆŖs anos. Sabe o porquĆŖ?

Porque eu nĆ£o acreditava que fosse possuidor da incrĆ­vel habilidade de lidar com pessoas. NĆ£o acreditava em meu potencial, pois tinha crenƧas que me limitavam. Se vocĆŖ se sente assim, tente superar isso o mais rĆ”pido possĆ­vel e creia que ser vendedor Ć© algo incrĆ­vel, do qual deve se orgulhar.

Eu nĆ£o tinha tanta convicĆ§Ć£o de que vender poderia ajudar milhƵes de pessoas a melhorarem seus resultados com vendas. ƀs vezes nĆ£o Ć© fĆ”cil admitir nossas mazelas e dĆŗvidas em pĆŗblico, nĆ©? Nos falta coragem!

  • Coragem significa ā€œaĆ§Ć£o que vem do coraĆ§Ć£oā€

Entendo que ela se contrapƵe ao medo. EntĆ£o, tenha muita coragem e medo, pois esses dois sentimentos lhe ajudarĆ£o a ser um vendedor de alta performance.

orgulho de ser vendedor capa do livro de claudio zanutimCostumo dizer que nĆ£o tenho dinheiro, mas tenho uma coragem incrĆ­vel! Quem sabe, um dia, alguĆ©m diga que minha caminhada foi de sorte! (risos).

Outro desafio foi escrever esse livro para ajudar, tanto vendedores experientes no varejo, na indĆŗstria e no setor de serviƧos, quanto vendedores iniciantes.

Para isso, precisei me ater a um texto simples, mas nĆ£o simplista e raso, e que atendesse aos vĆ”rios tipos de negĆ³cios em vendas:Ā  B2B, B2C, B2B2C, e B2 Governamental. Creio que consegui.

Foi me conhecendo e buscando compreender cada vez mais como sou e como me comporto, que comecei a entender mais os outros e a reconhecer minhas habilidades, bem como valorizĆ”-las para ajudar as pessoas. Desse modo, servir as pessoas passou a ser essencial para mim. Tanto que, hĆ” 15 anos, se tornou meu propĆ³sito. Procure o seu propĆ³sito, porque a definiĆ§Ć£o lhe ajudarĆ” demais em sua carreira!

  • Eu tinha vergonha de ser vendedor

E, por incrĆ­vel que pareƧa, as pessoas sempre me enxergaram como um grande vendedor.Ā  Como Ć© ruim nĆ£o acreditarmos em nĆ³s! SĆ£o Beda, que foi um monge inglĆŖs, viveu nos mosteiros de SĆ£o Pedro 600 anos depois de Cristo e escreveu trĆŖs aƧƵes que podem levar uma pessoa ao fracasso.

A primeira: nĆ£o ensine o que sabe.
A segunda: nĆ£o pratique o que ensina.
A terceira: nĆ£o questione o que ignora.

Para sermos conduzidos ao sucesso, precisamos traduzir essas aƧƵes:

Primeiramente, ensine o que sabe com muita generosidade.
Posteriormente, pratique o que ensina. Um famoso escritor, filĆ³sofo e poeta estadunidense, Waldo Emerson, disse, certa vez, a seguinte frase: ā€œsuas atitudes falam tĆ£o alto que eu nĆ£o consigo ouvir o que vocĆŖ dizā€.
Por fim, pergunte sempre para esclarecer o que vocĆŖ nĆ£o sabe. NĆ£o seja ignorante ou arrogante!
Humildade Ć© o nome do jogo!

TambĆ©m acreditei, por algum tempo, que vendedor nĆ£o era uma profissĆ£o. Considerava algo que fazia quem nunca havia estudado ou conquistado um futuro promissor, de modo que a Ćŗnica opĆ§Ć£o era ser vendedor em um shopping center para pagar as continhas do mĆŖs, algo medĆ­ocre!

Bem, inicialmente, eu nĆ£o tive um baita privilĆ©gio: comecei como atendente, aos 14 anos, no McDonaldĀ“s. Depois, fui vendedor em loja de rua. Isso porque havia apenas cinco shoppings em SĆ£o Paulo, de modo que as ruas eram melhores para as vendas. Ā Logo, se vocĆŖ estĆ” iniciando sua carreira como vendedor(a) em um shopping, sinta-se privilegiado(a): estĆ” comeƧando bem! (risos)

  • Meu comeƧo no mercado de trabalho

Fui introduzido no mercado de trabalho para atuar no varejo. Posteriormente, atuei na indĆŗstria e hoje sou empresĆ”rio com mais de 30 anos de carreira. A partir de 2007, apĆ³s uma ā€œvirada de jogoā€, passei a atuar como palestrante, professor, consultor, facilitador, coach e vendedor.

Apesar das mudanƧas, tenho que vender o tempo todo e sempre digo que sinto orgulho de ser um vendedor, porque vendo meus serviƧos e minha imagem. O que nĆ£o Ć© fĆ”cil, sobretudo em um mercado cada vez mais digital, conectado e altamente competitivo dentro de um mundo V.I.C.A (VolĆ”til, Incerto, Complexo e AmbĆ­guo). Esse termo nasceu na Ć”rea militar e passou a ser muito utilizado no mundo empresarial, a partir da dĆ©cada de 90.

Com clientes cada vez mais exigentes, informados, que buscam mais um consultor do que um apresentador de produtos e aceitando cada vez menos um nĆ£o, eu tenho certeza de que quem trabalha na Ć”rea comercial Ć© um verdadeiro artista e um profissional de alta performance.

Construir parcerias de negĆ³cios constantemente e depender completamente de meus clientes Ć© uma das coisas mais desafiadoras do mundo, com estabilidade zero.Ā  Ao mesmo tempo, Ć© tudo que um vendedor de alta performance quer. DESAFIOS!

Estudei e estudo muito, pois acredito que um vendedor de alta performance ā€“ seja no varejo, na indĆŗstria ou no setor de serviƧos ā€“ tem que se desenvolver constantemente. Essa foi minha primeira dica, lĆ” no inĆ­cio do livro.

Minha descrenƧa no fato de as vendas serem incrĆ­veis se desfez, caiu por terra.Ā  Desse modo, hĆ” anos tenho a convicĆ§Ć£o de que somente elas (as vendas) podem mudar a vida de uma pessoa para melhor rĆ”pida e significativamente. A remuneraĆ§Ć£o variĆ”vel passa a competĆŖncia, a responsabilidade e o sucesso para as mĆ£os do vendedor. Quem tem ā€œsangue nos olhosā€, de acordo com outra dica que dei no inĆ­cio do livro, tem mais chances de ser vencedor.

  • Veja como Ć© a vida da gente:

FaƧo parte de uma iniciativa intitulada Empreendedores Compulsivos. Em junho de 2017, estava eu sentado, assistindo a uma palestra da amiga compulsiva, a Marcia Auriani, em um lugar inusitado, rodeado por pessoas extraordinĆ”rias, com as quais, quinzenalmente, compartilho conhecimentos.Ā  Ɖ um prazer! Um dos fatores que me motivaram a tirar esse projeto da gaveta e a terminĆ”-lo foi justamente a palestra da Marcia no referido dia. AliĆ”s, quer se tornar um vendedor extraordinĆ”rio? EntĆ£o rodeie-se de pessoas extraordinĆ”rias!

Tem um ditado popular que diz que nĆ³s somos a mĆ©dia das cinco pessoas com as quais mais andamos. Cuidado com quem anda, menino(a)! Lembrou-se da sua mĆ£e? AtenĆ§Ć£o, pois se vocĆŖ foi sempre o membro mais inteligente da turma, tambĆ©m Ć© hora de mudar de cadeira!

Mas voltando do meu rĆ”pido devaneio… (risos)

Quero dizer que, a palestra da Marcia era sobre GestĆ£o de Marcas, tema que se destaca no universo acadĆŖmico e corporativo. Marcia discorreu por cerca de uma hora e meia, mas, no meio de sua palestra, ela disse uma coisa incrĆ­vel:

ā€œVocĆŖ deve ser reconhecido por algo grandioso, que seja a sua marca no mercado. Para que, quando as pessoas olharem para vocĆŖ, possam ler vocĆŖ, saber quem vocĆŖ Ć©. Portanto, busque ser o referencialā€.

Nesse momento, eu pensei: ā€œpuxa vida, sempre trabalhei com vendas e tenho foco no relacionamento de forma estruturada e profissional. E, em dado momento de minha vida, quis fugir dessa imagem. Mas esse Ć© um rĆ³tulo, uma marca que estĆ” ligada ao meu jeito de ser e de fazer as coisas. NĆ£o um estigma, vem da paixĆ£o e do fundo da alma. Sou vendedor!ā€

EntĆ£o, pensei: ā€œestĆ” na hora de fazer mais com esse conhecimento adquirido e embarcado, tĆ”cito e explicito. EstĆ” na hora de compartilhĆ”-lo!ā€

Assim, aqui estƔ meu primeiro livro sobre vendas, e de uma forma diferente, creio eu. Fora dos padrƵes de livros sobre vendas, mas de uma forma que achei que ficaria gostosa para compartilhar: uma mistura.

VocĆŖ poderia nos dar um exemplo prĆ”tico extraĆ­do o livro que exemplifique melhor seus principais conceitos?

Sim e muito prĆ”tico mesmo. Ɖ importante saber o que fazer, mas se nĆ£o tiver o ā€œCOMOā€ para saber executar, o ā€œO QUEā€ ficarĆ” na gaveta. Eu mesmo me enchi, como disse no livro vĆ”rias vezes, de receber ā€œO QUEā€. Muitas pessoas fazem isso, passam o ā€œO QUEā€ para seus subordinados ou para elas mesmas, e nĆ£o sabem definir e aplicar o ā€œCOMOā€ para ter sucesso. Creio que este seja o tema central do livro: oferecer vĆ”rios ā€œCOMOSā€ para ser melhor em vendas e na vida.

Costumo dizer que quem conhece o complexo tem a capacidade de transformĆ”-lo em simples e de fazer simples. Mas quem nĆ£o conhece a complexidade transforma e faz algo simplĆ³rio.

Quais sĆ£o os erros mais comuns que vocĆŖ vĆŖ os vendedores cometendo em relaĆ§Ć£o a essas questƵes que seu livro aborda?

Fala muito, pergunta pouco e escuta nada. Saber perguntar Ʃ uma arte e exige disciplina. A escuta atenta e estruturada pode ser desenvolvida com a prƔtica, muita prƔtica, como tudo na vida. O nome do jogo Ʃ Disciplina. E muitas vezes trato disto no decorrer dos capƭtulos.

Outro erro comum, Ć© o despreparo total no CVB (CaracterĆ­stica-Vantagem-BenefĆ­cio). Ou seja, no conhecimento sobre os produtos ou serviƧos que vende, fazendo com que o vendedor sĆ³ tenha disponĆ­vel dois tipos de argumentos: preƧos/descontos e prazos.

Outro erro que vejo muito e trato no livro Ć© a incapacidade de saber criar uma oferta de valor para o cliente, nĆ£o sabendo distinguir quais sĆ£o os fatores motivacionais de compra de um cliente e o que o impulsiona.

Muitos vendedores nĆ£o acreditam que o tempo investido no conhecimento seja importante. Eles param de estudar e se preparar, assim, fica difĆ­cil atingir resultados superiores. E isso ocorre em qualquer nĆ­vel, de vendas comuns a vendas complexas.

JĆ” vi muito KAM (Key Account Manager) que terminou a faculdade e parou por aĆ­, como jĆ” vi muito vendedor de varejo que nem faculdade fez e tambĆ©m parou por aĆ­. Creio que isso dificulte a capacidade de desenvolvimento profissional e aumente as crenƧas de que o planejamento nĆ£o sirva para nada. DaĆ­ a dificuldade em definir O QUE fazer e COMO fazer.

Dessa lista de erros, qual vocĆŖ considera o mais grave? Por quĆŖ?

Pois bem, Ć© difĆ­cil dar um voto para o mais grave, nĆ£o tenho uma escala para isto. Mas vou optar pelo o que eu mais vejo pelas empresas onde passo, ok?

A crenƧa de que nĆ£o precisa desenvolver o conhecimento e construir planos de aĆ§Ć£o atingĆ­veis para vender mais e melhor.Ā  Muitos profissionais de vendas ficam no Mi-Mi-Mi, Isso porque tĆŖm muitas crenƧas limitantes, do tipo:

– Ah! Eu nĆ£o tenho tempo para estudar.
– Minhas metas sĆ£o muito altas e nĆ£o dĆ” para atingir, meu chefe nĆ£o saber fazer as metas.
– Planejar para que, se tudo muda o tempo todo aqui na empresa?
– PĆ“ Zanutim, nĆ£o sei fazer isto nĆ£o.
– Demora demais fazer um planejamento, eu prefiro ir para o campo e arrancar os pedidos na unha!
– Aqui Ć© ā€œcaveiraā€, o negĆ³cio Ć© ir para cima.

Estas crenƧas e muitas outras minimizam a performance dos vendedores e os colocam em armadilhas e ciclo viciantes de inatividade e incapacidade de atingir resultados mais expressivos e significativos em vendas.

Eu nĆ£o acredito em Haha-huhu. Eu creio em trabalho de vendas planejado e disciplinado, debruƧado sobre uma estratĆ©gia sĆ³lida e tĆ”ticas realizĆ”veis. Trabalho sĆ©rio, com indicadores de performance e um ciclo de desenvolvimento pessoal de melhoria contĆ­nua. NĆ£o tem milagres em vendas, tem dedicaĆ§Ć£o!

Imagine que um empresƔrio ou vendedor procurando melhorar seus resultados nessa Ɣrea. Por onde comeƧar? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendaƧƵes?

1. Planejamento! Muitos empresĆ”rios e vendedores querem resultados superiores e significativos, mas ficam no fazejamento, creem que planejar desperdiƧa tempo. NĆ£o entendem esse tempo como investimento. Todo mundo quer resultados rĆ”pidos, mas um mundo volĆ”til, incerto, complexo e ambĆ­guo pede e exige mais competĆŖncias, habilidades, inteligĆŖncia emocional e relacionamento interpessoal dos vendedores que querem ser de alta performance.

2. Saber construir um plano de aĆ§Ć£o que faƧa sentido e que seja possĆ­vel. Uma dica aqui Ć© colocar um verbo no O QUE.

Por exemplo: Participar de aƧƵes de trade no canal XY de toda regional.

E depois definir os COMOS no gerĆŗndio.

Por exemplo: Utilizando recursos trade (tablĆ³ides, aƧƵes de PDV); desafiando a equipe no desenvolvimento; e participando de todos os aniversĆ”rios com a linha.

3. Treinar, treinar e treinar! CVB, tĆ©cnicas de perguntas, escuta atenta, tĆ©cnicas de vendas, negociaĆ§Ć£o, gatilhos mentais, detecĆ§Ć£o de mentiras, fatores que motivam o cliente a comprar e por aĆ­ vai. Quando existe a disciplina do treino, a possibilidade de atingir resultados superiores fica exponencial. NĆ£o tem equipe fera sem treino.

Eu comeƧaria por estes trĆŖs pontos essenciais. A partir daĆ­, hĆ” muito mais aƧƵes que envolvem a venda, principalmente para os empresĆ”rios. AƧƵes do tipo: garantia de margem com aumento de volume.

Falando um pouco do seu trabalho como consultor e palestrante agora. Que tipo de empresa geralmente contrata seus serviƧos? O que busca?

Eu me sinto um privilegiado e ao mesmo tempo muito desafiado. As maiores empresas globais e nacionais me contratam e confiam a mim seus times de vendas. Empresas como Claro, JBS, Seara, Coca-Cola, Vivo, ItaĆŗ, Santander, Carrefour, Via Varejo, entre tantas outras. NĆ£o trabalho sĆ³ com grandes empresas, muitas pequenas e mĆ©dias tambĆ©m me contratam, principalmente para criar e desenvolver equipes comercial CLTs ou JurĆ­dicas em todo Brasil e apoiar na construĆ§Ć£o dos planos de aĆ§Ć£o e desenvolvimento estratĆ©gico.

TambĆ©m tenho parcerias bem significativas que me apoiam e me suportam a trabalhar com estas empresas. Tenho parceria com a IntegraĆ§Ć£o Escola de NegĆ³cios, com a Kuratore, com a HSM e com o IBMEC.

Na maioria das vezes, as empresas buscam trĆŖs coisas comigo: melhorar e maximizar a performance de suas equipes comerciais, construir objetivos e metas atingĆ­veis (uma metodologia que utilizo do meu livro: Como Construir Objetivos e Metas AtingĆ­veis) e palestras que provocam, inspiram e transformam.

AliĆ”s, esses pontos sĆ£o a espinha dorsal de todas as minhas palestras. Eu sempre provoco, pois creio que as pessoas precisam sair de suas zonas de conforto e pensar diferente dentro da caixa. Sempre inspiro com histĆ³rias e exemplos do dia-a-dia, pois nĆ£o acredito em palestras motivacionais e sempre entrego uma transformaĆ§Ć£o, conduzindo as pessoas a uma reflexĆ£o para que, com tudo isso, percebam a necessidade da mudanƧa e da melhoria contĆ­nua. Gente melhor todos os dias, constrĆ³i relacionamentos e coisas melhores todos os dias.

ExcelĆŖncia! Tudo que pode ser feito aqui e agora, com todas as ferramentas, habilidades e conhecimentos disponĆ­veis, aqui e agora. AmanhĆ£ Ć© outro dia.

Raul, eu creio que as pessoas nĆ£o queiram ficar ouvindo gente normal, que pensa igual a todo mundo, falar para elas. Eu descobri que os anormais provocam reflexƵes e chamam a atenĆ§Ć£o para pontos que a maioria das pessoas nĆ£o chama, por querer parecer politicamente correta.

Por outro lado, que tipo de evento/treinamento/consultoria nĆ£o Ć© adequado para vocĆŖ? Ou seja, que tipo de problemas/situaƧƵes/treinamentos vocĆŖ geralmente prefere nĆ£o aceitar ou indicar para algum colega?

Nossa, cara! Que pergunta legal! Uma das coisas que nĆ£o aceito Ć© quando alguĆ©m me liga e diz assim: ā€œZanutim, a gente queria dar uma motivada na equipe aqui e pensamos em trazer vocĆŖ para uma palestra. VocĆŖ tem data?ā€.

Nessa hora eu penso, mas muitas vezes nĆ£o falo: ā€œse esta pessoa tem uma equipe comercial e ela precisa de uma motivaĆ§Ć£o para vender, ferrou!ā€.

Como disse antes, eu nĆ£o creio nessas palestras motivacionais que levam um combustĆ­vel que acaba rĆ”pido. Se as pessoas nĆ£o forem provocadas em seus Ć­ntimos, nĆ£o haverĆ” processos de mudanƧa para melhor.

Olhe sĆ³, nĆ£o estou dizendo que nĆ£o seja legal levar um mĆ”gico ou um contador de histĆ³rias de superaĆ§Ć£o para uma convenĆ§Ć£o. SĆ³ disse que nĆ£o acredito em um resultado poderoso de transformaĆ§Ć£o pessoal e impactante para as vendas com isso. O pessoal de vendas quer saber como pode vender mais e melhor a partir do outro dia, apĆ³s a palestra, workshop ou encontro.

Eu creio que minha grande missĆ£o como escritor, palestrante e treinador seja mudar a vida das pessoas para melhor.

Minha missĆ£o Ć©: ā€œdevolverā€ Ć  sociedade pessoas, ao fim de cada ciclo, melhores e mais capacitadas do que quando chegaram a mim. E meu propĆ³sito: conectado para conectar.

Qual o seu diferencial em relaĆ§Ć£o a outros consultores? Qual a sua ā€œmarca registradaā€?

Disciplina, provocaĆ§Ć£o e nĆ£o lagar o osso atĆ© a pessoa ter um plano de aĆ§Ć£o que a faƧa mudar de vida para melhor e alcanƧar resultados superiores.

Minha marca registrada deve ser a irreverĆŖncia. Gosto da palavra Entusiasmo para definir meu diferencial.

Com tanta experiĆŖncia na Ć”rea, quais dicas ou informaƧƵes vocĆŖ vĆŖ sendo dadas pela mĆ­dia sobre aos assuntos que seu livro cobre com as quais claramente nĆ£o concorda ou que acha modismos ou exageros?

Uma delas Ć© que tem um monte de gente que quer falar sobre vendas e nunca vendeu um fĆ³sforo. Elas fazem um ā€œcontrol Cā€,ā€ Control Vā€ da internet e querem dar dicas sobre vendas. Ao meu ver, isso gera muita falta de entendimento e compreensĆ£o. Ou seja, dĆ£o um monte de ā€œO QUESā€ para as pessoas.

– VocĆŖ quer ser um vencedor, entĆ£o tem que…
– VocĆŖ quer vender mais e ganhar mais dinheiro, entĆ£o tem que…

Sabe por que isso? Porque sĆ£o os dois temas mais contratados pelas empresas: LideranƧa e Vendas. EntĆ£o um monte de gente comeƧa a migrar para falar sobre esses temas sĆ³ para ganhar dinheiro e nĆ£o para compartilhar, servir, apoiar as pessoas a ganhar mais dinheiro. NĆ£o tĆŖm a preocupaĆ§Ć£o em deixar as pessoas melhores, criam dependentes.

Eu gosto de trabalhar para criar independĆŖncia.

Algum Ćŗltimo comentĆ”rio que queira fazer para os leitores da VendaMais?

Todas as Ć”reas das empresas sĆ£o importantes, mas a indispensĆ”vel Ć© a comercial. Pois, se uma empresa nĆ£o vender, nada acontece, Ć© produzido, faturado ou entregue.

Jamais tenha vergonha de ser vendedor! Tenha vergonha de ser um vendedor medƭocre, de baixa performance, que nunca bata metas, desonesto, antiƩtico, sem foco no foco do cliente e sem forƧa de vontade.

Busque o autodesenvolvimento. NĆ£o deixe sua carreira nas mĆ£os dos outros ou das empresas. Seja dono de si, se motive e tenha atitudes positivas todos os dias. Inclusive, faƧa a vocĆŖ trĆŖs elogios por dia.

Evolua como ser humano, como indivĆ­duo e cidadĆ£o. Esforce-se para ser melhor a cada dia! Proponha-se a fazer a diferenƧa onde trabalha e a ser diferente.

Tenha foco, objetivo e meta em mente, bem como um propĆ³sito claro de vida.

Trabalhe hoje como se fosse o Ćŗltimo dia e trate o trabalho como uma dĆ”diva, nunca como um sacrifĆ­cio.

Cuide do cliente como se ele fosse seu bem maior, tratando-o de forma respeitosa e digna. AlĆ©m disso, faƧa com que ele ganhe dinheiro com vocĆŖ e melhore seus resultados. Assim, ele serĆ” fidelizado.

Estude para ser o melhor: estude o mercado, o produto e o cliente. Existem muitos vendedores no mercado, muitos que podem vender para clientes que chamamos de ā€œfĆ”ceisā€ ou menos exigentes. Contudo, existem poucos vendedores que podem vender para os clientes mais ā€œdifĆ­ceisā€ ou exigentes, pois se esforƧam pelo bem da carreira.

NĆ£o existe cliente chato, e sim cliente que exige de vocĆŖ o que vocĆŖ nĆ£o pode entender, fazer ou entregar.

Empenhe-se em se tornar melhor a cada dia. Assim, vocĆŖ verĆ”, rapidamente, que alguns colegas prĆ³ximos a vocĆŖ acharĆ£o que vocĆŖ tem sorte com as vendas.

Disciplina Ć© o nome do jogo.

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