Todo vendedor precisa ter um perfil empreendedor

empreendedor

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

A palavra “empreendedor” normalmente serve para descrever a relação de uma pessoa com o negócio dela. No entanto, na minha visão, ser empreendedor é muito mais do que isso. O empreendedorismo é uma atitude, uma forma de enxergar e encarar as coisas, uma maneira de agir (e reagir), de pensar e de viver.

Acredito que as pessoas que absorvem tais características estarão sempre um passo à frente – tanto na esfera pessoal quanto na profissional –, porque ser empreendedor é compreender que na vida não existem garantias, e que o esforço e a dedicação são necessários e, cedo ou tarde, serão recompensados.

Vendas e empreendedorismo

Um bom vendedor, independentemente do que vende (produtos, ideias, serviços), precisa ter segurança e conhecimento para se destacar. Qualquer um pode mudar ou propor novas etapas e processos na empresa em que trabalha, aperfeiçoar técnicas e sugerir mudanças internas que podem dar outro rumo a um negócio que já existe. Nada impede que um vendedor utilize canais e ferramentas adicionais para falar com seus clientes, ou que busque novas alternativas para se relacionar com os consumidores e, consequentemente, converter mais vendas. Tudo é uma questão de perspectiva e da forma como você encara o dia a dia e seus desafios. Tudo isso é empreendedorismo!

E no mundo atual, os profissionais que se destacam no mercado têm essa postura, esse comportamento e essa atitude empreendedora. Eles aproveitam e criam as próprias oportunidades. Além disso, têm claro qual é o seu direcionamento e se dedicam porque têm um propósito.

Características do vendedor empreendedor

  • Encara qualquer problema de frente e busca encontrar a melhor solução rapidamente.
  • Tem disposição para fazer coisas novas, sair da rotina ou experimentar novas possibilidades.
  • Tem a capacidade de enxergar além da sua atual realidade e do contexto em que vive.
  • Tem o hábito de tomar iniciativa, ao invés de simplesmente aguardar ordens.
  • É flexível e entende que mudar, às vezes, é necessário.
  • Sabe vender o próprio peixe e tem autonomia e segurança para tomar suas próprias decisões.

Educação empreendedora

Lancei recentemente um livro intitulado Educando filhos para empreender. O objetivo é mostrar para os pais que é possível preparar seus filhos para que eles sejam empreendedores – na vida, não apenas no âmbito profissional. Acredito que quando as pessoas são orientadas desde a infância a lutar pelos seus objetivos e encontrar seus propósitos, se tornarão adultos conscientes e dispostos a escrever suas próprias histórias com autonomia e confiança.

Assim, defendo a teoria de que os pais precisam preparar seus filhos para o mundo e não tentar mudar o mundo para eles. Tenho três filhos e muita satisfação de dizer que já são empreendedores. A Maria, de 12 anos, produz cupcakes desde os oito. O Davi, de 15, já está no seu terceiro negócio, e é fundador de uma start-up chamada List-IT – de listas de material escolar. O mais velho, Theo, de 17 anos, é um negociador nato e produtor de eventos.

Mas o que me deixa feliz não é o fato de meus filhos terem seus próprios negócios, mas, sim, de entenderem que precisam trilhar seus próprios caminhos, fazer suas escolhas e arcar com as consequências, sejam elas positivas ou não. Desde que eles tenham consciência de como funciona de verdade a vida, sem a bolha da superproteção ou omissão dos pais que acreditam que a melhor forma de proteger é esconder os problemas reais do dia a dia, essas crianças crescerão fortes, preparadas e dispostas a vencer os obstáculos que se apresentam no decorrer da vida. Terão tanta confiança em si mesmas que escolherão se o melhor caminho é ter o próprio negócio, liderar uma equipe de vendas (ou ser um vendedor), ser um acadêmico respeitado no mercado, enfim… Serão protagonistas dos seus próprios destinos e donos das suas escolhas.

No livro eu cito, por exemplo, as razões para o insucesso. E dentre os motivos apresentados estão: deixar passar as oportunidades, deixar que seus medos sejam maiores que seus sonhos, não aprender com os erros, não ter determinação e ideais claros, não ter paixão pelo que faz, fazer somente o que foi mandado, ser incoerente, se abater com um “não”, entre outros. Por que destaquei esse capítulo? Porque todo mundo fala sobre como alcançar o tão sonhado sucesso, mas quase ninguém lembra que, para alcançá-lo, existe um logo caminho de tentativas, erros, acertos e quedas. E, mais uma vez, destaco a importância de ser empreendedor – afinal, saber como lidar com mudanças e ser flexível e otimista não faz mal a ninguém, trabalhe com o que trabalhar.

Lembre-se sempre de que a conquista é proporcional à sua persistência. Quando uma pessoa consegue alcançar o respeito e a admiração dos outros, ela passa a ser vista como uma referência. Pessoas assim costumam inspirar e ser lembradas por seus feitos e resultados, afinal, histórias de sucesso, de conquistas e de superação sempre terão espaço e notoriedade em qualquer época.

Bons motivos para trabalhar o lado empreendedor de seus vendedores, não é mesmo?


João Kepler Braga é reconhecido como o palestrante mais sintonizado com a inovação e a convergência digital no Brasil. Escritor e pensador que mostra em suas palestras as melhores práticas já testadas e desenvolvidas por anos de experiência em seus próprios negócios, é espalhador de ideias digitais e acredita que só a aplicação na prática pode realmente mostrar como tudo funciona.

Visite: www.joaokepler.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

Blindagem comercial Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Blindagem comercial: Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Descubra se sua carteira de clientes está blindada ou vulnerável. Faça o diagnóstico gratuito e receba seu Índice de Blindagem agora!
Leia Mais →
CPID a métrica que separa vendas rentáveis de vendas que quebram a empresa

CPID: a métrica que separa vendas rentáveis de vendas que quebram a empresa

“Você pode estar pagando comissão para vendedores que dão prejuízo.” ...
Leia Mais →
Se o seu dia fosse um filme, ele seria “Missão Impossível” ou “Debi & Loide”

Se o seu dia fosse um filme, ele seria “Missão Impossível” ou “Debi & Loide”?

Na teoria, todo vendedor começa a semana no modo Tom ...
Leia Mais →