Tornando-se um bom comunicador de clientes

Confira algumas técnicas que podem ajudá-lo a melhorar sua comunicação com os clientes e, conseqüentemente, aumentar suas vendas Falar com fluência é o sonho de muita gente, principalmente de quem utiliza o telefone como instrumento de trabalho.

Na locução existem quatro variáveis importantes: a vocalização, a entonação, o ritmo e a atitude. Uma vocalização clara facilita a compreensão da mensagem que se pretende transmitir ao receptor. Habitualmente, quando falamos, não nos esforçamos para pronunciar todas as sílabas ou atribuir a cada letra seu som exato. Geralmente, na comunicação interpessoal contamos com outros recursos expressivos da linguagem não-verbal, o que facilita no contato face a face.

Já ao telefone, não utilizamos esses apoios e é por isso que uma boa vocalização adquire relevância vital para o sucesso de uma chamada. Vejamos aquelas pessoas que se põem pela primeira vez a ?ler?/seguir um script por telefone e descobrem, com assombro, a sensação de ter uma língua muito grande, que tropeça nos lugares mais incomuns: lábios, dentes ou palato. Essa sensação demonstra despreparo e insegurança, que geralmente são transmitidos aos nossos clientes por meio da fala. No entanto, com o tempo se adquire confiança e conhecimento do produto/serviço, e a sensação desagradável desaparece com a prática.

Uma boa dica para melhorar a dicção é fazer alguns exercícios bastante simples que ajudarão no processo de desenvolvimento como comunicador de clientes. Abrir as arcadas e os lábios, como numa gesticulação exagerada, é um recurso que facilita a produção de sons definidos. Outro exercício que facilita a vocalização é a leitura de um texto com um objeto na boca, esforçando-se para falar da melhor maneira que o objeto permita. Pode ser um lápis, uma caneta ou qualquer coisa semelhante que possa ser introduzida entre os dentes em sentido horizontal e mais profundamente possível.

Se você executar o exercício de forma constante, durante um tempo que pode variar de dez a 15 minutos por um período de 15 dias, os avanços serão notáveis e comprováveis se for feita uma gravação diária da leitura do texto antes e depois de cada exercício.

Para que o resultado adquirido com a prática desse exercício se consolide é preciso executá-lo com constância sistemática e não abandoná-lo ao notar o progresso que se produz nas primeiras sessões.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima