Torne-se um vendedor-consultor e alcance a excelĂȘncia em vendas

As exigĂȘncias do mercado atual e as constantes mudanças criaram a necessidade dos vendedores se tornarem vendedores-consultores. Esses, sĂŁo altamente qualificados, atualizados, antenados e compromissados com eles mesmos, com seus clientes e com suas empresas. Eles sabem que sĂŁo os Ășnicos responsĂĄveis por suas vidas. No livro Vender Ă©s Mucho MĂĄs (ainda sem tradução no Brasil), o autor Cosimo Chiesa de Negri revela informaçÔes valiosĂ­ssimas para aqueles que querem pertencer a essa categoria e alcançar a excelĂȘncia em vendas.

Conhecimentos, habilidades e atitudes

O autor destaca que no mundo contemporĂąneo os requisitos para ser um vendedor sĂŁo: ter responsabilidade, iniciativa, criatividade, flexibilidade, disponibilidade e muito desejo de aprender. Essa diferença ocorre hoje, principalmente porque o objetivo das empresas nĂŁo Ă© mais apenas vender, e sim, satisfazer e fidelizar os clientes, que estĂŁo cada vez mais exigentes e seletivos. Para se adequar ao novo perfil, o vendedor deve possuir trĂȘs aspectos bĂĄsicos: ter conhecimentos necessĂĄrios para realizar a mudança (saber); ter habilidades suficientes para realizar a mudança (saber fazer) e ter absoluta predisposição de fazer a mudança (querer fazer). Das trĂȘs a mais importante Ă© a atitude positiva, sem ela, dificilmente um vendedor alcançarĂĄ o nĂ­vel de excelĂȘncia. Trata-se de desenvolver atitudes determinadas, imprescindĂ­veis para alcançar resultados. Para isso Ă© preciso ter muito entusiasmo, segurança em sua prĂłpria capacidade e interesse em desenvolver açÔes adicionais que a venda requer. Cosimo destaca como pontos importantes para chegar Ă  excelĂȘncia a preparação para a visita, contato, apresentação da proposta, negociação, fechamento e continuação da venda. Acompanhe cada um deles:

Preparação – A preparação expressa o profissionalismo do vendedor e consiste em trĂȘs etapas:

» Preparação tĂ©cnica – É possuir um amplo domĂ­nio tĂ©cnico de todos produtos/serviços que oferece e ao mesmo tempo conhecer completamente a empresa para a qual trabalha. NĂŁo cometa o erro de estudar apenas os produtos que vocĂȘ trabalha, conheça todos os produtos que a organização oferece.

» Preparação sobre o cliente – NĂŁo visite sem conhecer quem Ă© o seu possĂ­vel cliente. Se for uma empresa, busque informaçÔes sobre ela na internet, em jornais, revistas especializadas e outras fontes.

» Preparação mental – Essa Ă© a parte mais importante na preparação. Nessa fase seus valores, objetivos e atitudes positivas devem ser a base para que vocĂȘ sinta-se bem consigo mesmo, esteja seguro do que faz e fique convencido da sua vitĂłria. É muito importante que vocĂȘ tenha auto-estima, goste de seu trabalho e que esteja satisfeito com sua vida. Assim, o cliente sentirĂĄ seu positivismo e entusiasmo e apreciarĂĄ o fato de vocĂȘ crer em sua capacidade e nos produtos/serviços que vocĂȘ vende.

Contato – Nessa fase o vendedor deve saber fazer trĂȘs coisas:

» Vender a si prĂłprio – Preocupe-se com sua imagem, tente identificar o perfil psicolĂłgico do cliente, saiba chamar sua atenção, cuide com seus gestos, linguagem corporal e verbal. É o momento da vitĂłria ou do fracasso. Quando vocĂȘ estĂĄ falando, seu possĂ­vel cliente estĂĄ lhe observando, estĂĄ basicamente decidindo se manterĂĄ relaçÔes profissionais com vocĂȘ ou nĂŁo.

» Apresentar a sua empresa – Nesse momento Ă© importante fazer uso de recursos como: catĂĄlogos, fotos, audiovisuais e realizar uma correta apresentação oral. NĂŁo ache nada, nĂŁo aumente nada, siga mantendo a mesma educação e Ă©tica de antes.

» Fazer perguntas abertas – É a fase final do contato. Hora de conhecer as necessidades, anseios e os nĂ­veis de satisfação do prospect em relação ao seu atual fornecedor. A partir daĂ­ vocĂȘ pode se preparar para uma possĂ­vel proposta com maiores chances de obter vitĂłria. Normalmente um vendedor amador jĂĄ teria feito sua proposta sem ao menos ter ouvido seu prospect.

Apresentação da proposta – Nela Ă© necessĂĄrio aplicar a metodologia AIDA, que significa:

» Atenção – VocĂȘ precisa despertar a atenção dele, fazer com que ele te escute, para isso vocĂȘ deve saber perguntar com prudĂȘncia e escutar com inteligĂȘncia.

» Interesse – Conquiste o interesse dele deixando claro o valor agregado ao produto/serviço, tais como: assessoria permanente, financiamento, informaçÔes sobre o mercado, entre outros.

» Desejo – Desperte o desejo dele em utilizar o produto/serviço convertendo suas caracterĂ­sticas em vantagens e benefĂ­cios para ele.

» Ação – Conduza o prospect a tomar uma decisĂŁo. Para isso vocĂȘ terĂĄ que, ao longo do processo, ter conquistado a confiança e o respeito dele em relação a vocĂȘ, seu produto/serviço e sua empresa.

Negociação – A cada “sim”, possivelmente vocĂȘ terĂĄ 20 ou 30 “nĂŁos”. As objeçÔes nĂŁo sĂŁo ruins, pelo contrĂĄrio, sĂŁo maravilhosas, porque indicam que o peixe estĂĄ cercando o anzol e que estĂĄ dando pequenos golpes para checar se o pescador Ă© inexperiente ou nĂŁo. Caso nĂŁo haja objeção, a probabilidade Ă© muito grande da venda nĂŁo acontecer. A melhor coisa a fazer, quando surgem as objeçÔes, Ă© encarĂĄ-las como perguntas, saber escutar com interesse e colocar-se no lugar do prospect. Assim, com argumentos sĂłlidos, tente convencĂȘ-lo. Uma das formas prĂĄticas de vencer as objeçÔes Ă© conhecer e identificar as seis grandes objeçÔes:

» ObjeçÔes para atrasar a decisĂŁo da compra – SĂŁo aquelas objeçÔes feitas com o propĂłsito de adiar a decisĂŁo a ser tomada.

» ObjeçÔes de preços desproporcionais – ObjeçÔes nĂŁo sĂ©rias, com o intuito de esfolar o vendedor.

» ObjeçÔes emocionais ou de princĂ­pios – ObjeçÔes pautadas nos princĂ­pios do prospect.

» ObjeçÔes de fuga – ObjeçÔes feitas para ajudĂĄ-lo a fugir da responsabilidade da compra.

» ObjeçÔes de desinteresse – ObjeçÔes que demonstrem uma evidente falta de interesse.

» ObjeçÔes de indĂ­cios de interesse – ObjeçÔes que buscam esclarecimentos, maior riqueza de detalhes ou diferenças de preços solucionĂĄveis.

Fechamento – VocĂȘ estĂĄ diante da possibilidade de conseguir o que almeja. Mas caso nĂŁo dĂȘ um empurrĂŁozinho, possivelmente outro vendedor fecharĂĄ por vocĂȘ. Existem vendedores que ao chegarem no fim da negociação e apĂłs terem contestado genialmente todas as objeçÔes, tiram um cartĂŁo do bolso e dizem: “me chame se estiver interessado.” A questĂŁo nĂŁo Ă© forçar a venda com falsas argumentaçÔes ou promessas. Mas, se vocĂȘ cumpriu com profissionalismo todas as etapas, certamente saberĂĄ identificar um sinal positivo, verbal ou nĂŁo verbal por parte dele, que indique que ele realmente estĂĄ interessado. A ocasiĂŁo Ă© perfeita para convidĂĄ-lo a fechar a negociação atravĂ©s de diferentes perguntas que o levem a supor sutilmente alguns “sins” atĂ© que diga um sim definitivo ou para utilizar qualquer outra tĂ©cnica Ă©tica de fechamento.

Continuação – É impossĂ­vel fidelizar sem ter feito uma venda muito bem-feita, e ainda sim, Ă© necessĂĄrio que vocĂȘ continue cuidando do cliente para que ele permaneça satisfeito contigo, com seu produto/serviço e com sua empresa. Ao chegar nesse estĂĄgio, significarĂĄ que vocĂȘ passou do mundo da “transação” para o mundo da “relação”, convertendo-se em um vendedor-consultor.

Confira a entrevista exclusiva para a VendaMais em que Cosimo Chiesa de Negri, doutor em Marketing e autor do livro Vender Ă©s Mucho MĂĄs revela informaçÔes valiosas de como se tornar um vendedor-consultor e alcançar a excelĂȘncia em vendas.

VendaMais – Qual deve ser a importĂąncia do cliente para o vendedor? Como adquirir a consciĂȘncia dessa importĂąncia?

Sem clientes não há empresa. É o cliente que paga nosso salário. A falta de uma cultura voltada ao cliente em todos os níveis da organização pode prejudicar nossas possibilidades de sucesso.

VM – Quais sĂŁo as trĂȘs palavras que um vendedor deve eliminar de seu dicionĂĄrio? Por quĂȘ?

As trĂȘs palavras que devem ser eliminadas do seu dicionĂĄrio sĂŁo: postergação; improvisação e impossĂ­vel.

As razÔes são:

a) NĂŁo devemos deixar para amanhĂŁ o que podemos fazer hoje.
b) No século XXI improvisar é igual a fracassar.
c) Faça todo o possĂ­vel para tentar solucionar atĂ© os problemas que podem parecer de impossĂ­vel solução. No mĂ­nimo, demonstre sua boa vontade para que o cliente veja que vocĂȘ estĂĄ tentando.

VM – É possĂ­vel para um vendedor eliminar hĂĄbitos negativos que atrapalham suas vendas? Como?

NĂŁo Ă© apenas possĂ­vel, mas tambĂ©m necessĂĄrio que o vendedor corrija ao mĂĄximo todos seus aspectos e hĂĄbitos negativos porque podem provocar uma perigosa perda de credibilidade. O como fazĂȘ-lo dependerĂĄ do desenvolvimento de sua inteligĂȘncia emocional e de sua capacidade de autocontrole, organização, planejamento e de ser constante em suas atuaçÔes.

VM – Manter o hĂĄbito de anotar objetivos Ă© um ponto crucial para o sucesso em vendas? Por quĂȘ?

NĂŁo quero afirmar que sem objetivos pessoais escritos um vendedor nĂŁo pode ter sucesso. Mas sem dĂșvida, se ele souber com detalhes o que persegue nas ĂĄreas profissional, familiar, sentimental e social, seu trabalho serĂĄ mais centrado e relacionado com metas escritas, tanto pessoais como profissionais. NĂŁo ter objetivos escritos pode desviĂĄ-lo facilmente de suas boas intençÔes.

Para conferir na íntegra a entrevista com Cosimo Chiesa de Negri, visite o portal VendaMais (www.vendamais.com.br) e clique na seção VM PLUS.

Para saber mais:

TĂ­tulo: Vender Ă©s Mucho MĂĄs
Autor: Cosimo Chiesa de Negri
Editora: Empresa Activa

ConteĂșdos Relacionados

Todo bom vendedor Ă© um Masterchef

Todo bom vendedor Ă© um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia sĂŁo escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo jĂșri (no caso, o capitĂŁo do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima