Trabalho em equipe. Motivação

Trabalho em equipe Motivação. Conheça as leis do trabalho em equipe

A possibilidade de trabalhar sem o menor contato com outras pessoas é muito pequena. Portanto, você precisa aprender a trabalhar em equipe. O primeiro passo é entender que cada um possui algum ponto para o qual pode contribuir mais.

No entanto, é comum que algumas pessoas acabem ficando no “lugar errado”, com pouca afinidade para desempenhar as funções que lhes cabem. John C. Maxwell explica no livro As 17 Incontestáveis Leis do Trabalho em Equipe, da editora Thomas Nelson, que quando isso acontece, o moral da equipe se desgasta, porque ela não produz à altura de sua capacidade. “As pessoas ficam ressentidas. Aquelas que trabalham na área de ponto fraco se ressentem por não usarem o que tem de melhor. Outras que sabem que poderiam fazer melhor se ressentem por suas habilidades estarem sendo desprezadas”, diz o autor.

A conseqüência disso é que em pouco tempo as pessoas perdem a disposição para trabalhar em grupo. Logo, a confiança começa a se desgastar, a equipe pára de progredir e a concorrência toma conta.

Torne-se melhor em sua equipe

Encontre a área em que pode contribuir com sua equipe. Dessa forma, poderá manter seu rumo e continuar crescendo e aprendendo em sua área de conhecimento. Caso não trabalhe no seguimento de que gostaria, comece a planejar uma transição.

Por mais complicada que seja a mudança, ela é necessária. “Não importa se levará semanas ou anos: você precisa de um plano de transição para cumpri-lo. Quando estiver certo de qual é a sua direção, tenha coragem de dar o primeiro passo”, aconselha Maxwell. Mas se não tiver certeza, precisa buscar algumas respostas. O autor sugere que você converse com seu cônjuge ou amigos próximos para identificar seus pontos fortes e fracos. Solicite também uma avaliação ao seu líder.

Além desses elementos, busque outras formas para identificar o seu real propósito de vida. “Faça o que for preciso para encontrar pistas que indiquem o que você deveria estar fazendo. Tente coisas novas relacionadas às suas descobertas. A única maneia de encontrar seu nicho é ganhando experiência”, finaliza Maxwell.

5 dicas para descobrir o seu lugar

Maxwell dá cinco conselhos para que as pessoas realmente consigam encontrar o seu lugar mais adequado. Visite o site www.motivaonline.com.br, clique na seção Motiva Plus e confira 5 dicas para descobrir o seu lugar.

Para saber mais:

Livro: As 17 Incontestáveis Leis do Trabalho em Equipe
Autor: John C. Maxwell
Editora: Thomas Nelson

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima