Três lições de liderança de Robin Sharma

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Para liderar uma equipe melhor, você deve transformar-se em um líder melhor. Aqui estão três lições de liderança, cortesia de Robin Sharma, autor de Megaliving e diretor da Sharma Learning International, para ajudá-lo a motivar sua equipe e elevá-la a níveis cada vez mais altos de sucesso:

Crie símbolos de vitória:

Para fazer com que todos compartilhem sua visão, crie uma série de pequenos símbolos do que o sucesso significa. Um alto gerente da Xerox participava de todas as reuniões com sua equipe usando um boné do hotel cinco estrelas onde a equipe passaria as férias se atingissem suas metas. Além disso, se esforce para criar um ambiente de trabalho que estimule a criatividade, energize as pessoas e faça-as agir e pensar de forma positiva. Uma das empresas que Sharma visitou, designou uma das paredes da empresa como o “Muro da Vitória”, com frases motivacionais, testemunhais de clientes satisfeitos e objetivos estratégicos para aquele período. Esse simples ato serve como energizador permanente para todos na empresa – lembre-se: a paixão é contagiosa.

Premie regularmente, reconheça freqüentemente:

Elogios sinceros por um trabalho bem feito são a melhor forma de desenvolver um time com sucessos consistentes. Num estudo realizado nos Estados Unidos, envolvendo mais de 1.500 pessoas, o reconhecimento imediato e pessoal foi a coisa mais motivadora citada pela imensa maioria das pessoas, mas somente 42% delas o recebiam. Premie as atividades que você quer que sejam repetidas, e elogie as pessoas. Sharma ensina aos gerentes nos seus treinamentos: “Trate seus funcionários da forma que você quer que eles tratem seus melhores clientes”.

Mantenha suas promessas e seja um modelo:

A verdadeira liderança depende menos da posição do que da ação. Líderes dinâmicos fazem consistentemente o que dizem que vão fazer. Cumprem promessas, são éticos e lideram pelo exemplo. Cumprir as mesmas exigências que você mesmo impõe à equipe ajuda a construir a cooperação e a lealdade. A motivação de uma equipe é determinada pela dedicação do líder.

Raúl Candeloro é palestrante e editora da revista VendaMais, além de autor dos livros Venda Mais, Correndo pro abraço e Criatividade em Vendas, e responsável pelo site VendaMais.Site: www.raulcandeloro.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

trabalhar certo

Times que trabalham muito e vendem pouco: como usar os 3 Cs para reverter isso?

Times de vendas raramente ficam parados. Vendedores estão sempre em movimento, ligando, mandando mensagens, visitando clientes.
Leia Mais →
Blindagem comercial Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Blindagem comercial: Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Descubra se sua carteira de clientes está blindada ou vulnerável. Faça o diagnóstico gratuito e receba seu Índice de Blindagem agora!
Leia Mais →
CPID a métrica que separa vendas rentáveis de vendas que quebram a empresa

CPID: a métrica que separa vendas rentáveis de vendas que quebram a empresa

“Você pode estar pagando comissão para vendedores que dão prejuízo.” ...
Leia Mais →