Nicholas Negroponte é um dos grandes nomes do nosso tempo. Cientista visionário da tecnologia, nos anos 1980 ele fundou, junto com Jeremy Wiesner, o laboratório de pesquisa do Massachusetts Institute of Technology (MIT Media Lab), que até hoje é considerado um dos centros de estudos mais importantes do mundo. Além disso, Negroponte é idealizador do projeto “one laptop per child” (um laptop por criança, em tradução livre), que propõe a inclusão digital de crianças em países em desenvolvimento através de um recurso computacional educacional de menos de U$ 100.
Foi com toda essa bagagem que o nova-iorquino de 74 anos subiu ao palco do World of Business Forum, evento que aconteceu no fim do ano passado em Milão (Itália), para falar sobre o futuro e sobre como empresas podem trabalhar hoje, para se preparar para o amanhã.
Nossa equipe participou do fórum a convite da organização e, a seguir, compartilha com você os principais insights da palestra de Negroponte. Acompanhe!
O problema e a solução
Na visão de Nicholas Negroponte, um dos principais erros que organizações do mundo todo cometem é o fato de, preocupadas com o que acontece hoje, deixarem de se preparar para o amanhã. “O futuro deveria fazer parte do seu presente”, aconselha.
As recomendações do especialista para você colocar o conselho dele em prática parecem simples: “Pense no futuro. ‘Sonhe’ com ele. Tente imaginar o que virá a seguir. Busque encontrar respostas diferentes para as mesmas perguntas. E faça perguntas diferentes”. Porém, definitivamente não são simplistas. No dia a dia, em que as metas de hoje estão sempre na mente de todos, o futuro fica (quase) sempre “para amanhã”, e muitas vezes é difícil “pensar diferente”.
E assim, para Negroponte, grandes oportunidades podem acabar se perdendo.
“É a combinação de diversas coisas que já existem que possibilita que surjam novas ‘grandes coisas’. Portanto, uma excelente maneira de prever o futuro é analisando peças que já existem separadamente e imaginá-las combinando-se entre si, em um grande quebra-cabeças”, aponta. E emenda: “Não se acomode pensando que as coisas serão sempre do jeito como são agora. Quando você entender quais mudanças podem acontecer no seu mercado, comece a pensar nos impactos que essas transformações poderão causar na sua empresa e no que você pode fazer, hoje, para garantir que, quando esse novo cenário se tornar realidade, sua empresa esteja preparada para ele”, conclui.
Na prática
As provocações de Nicholas Negroponte fazem sentido, não é mesmo? Que tal, então, aproveitar o momento para iniciar uma transformação na forma como você lida com o futuro?
Uma maneira de fazer isso é criando uma “comissão do futuro” em sua empresa. Você pode reunir profissionais de diferentes áreas, com conhecimentos, habilidades e atitudes complementares, de idades diferentes, etc., e mensalmente promover encontros em que o tema em pauta é o futuro.
O ideal, segundo Negroponte, não é fazer convocações, e sim convites. Participa quem quer ajudar, quem pode contribuir com ideias de valor, quem está disposto a construir o futuro com a empresa. O importante é que esse grupo de debates sobre o amanhã seja levado a sério.
Ter um roteiro básico para orientar as primeiras “reuniões” desse time pode ser uma ótima forma de torná-las produtivas. Você pode começar, por exemplo convocando os participantes a fazerem uma análise dos últimos 10, 20 ou 30 anos em seu mercado. Estas são algumas perguntas que podem servir de ponto de partida:
- Quais foram as principais transformações pelas quais o nosso mercado passou nesse período?
- Quais foram os impactos dessas transformações no nosso trabalho? E nos nossos resultados em vendas?
- Como os nossos clientes reagiram a essas transformações?
- Como a nossa empresa se adaptou a essas transformações? Poderíamos ter feito algo diferente/melhor? Se sim, o quê?
- Quais foram as lições que essas mudanças deixaram? Como nós aproveitamos essas lições atualmente?
Essa análise é importante para começar a imaginar o que pode vir a seguir. E perguntas como as abaixo podem ajudar nessa próxima etapa:
- Como a evolução tecnológica pode impactar nosso negócio nos próximos dez anos?
- O que precisamos fazer hoje, para garantir que quando esse futuro chegar nós estejamos preparados?
- Em quem podemos nos inspirar para garantir um futuro de sucesso? (Aqui, é interessante debater exemplos fora da sua área. Eles podem inspirá-lo.)
- Quais são os perfis de profissionais necessários para que nossa empresa seja mantenha relevante nesse novo cenário?
- Se esse cenário se tornasse realidade amanhã, nossa empresa estaria preparada para ele? Por quê?
E aí, vai colocar essa ideia em prática?
Dessa forma, trazer o futuro para o presente será fácil, divertido e produtivo. Aposte nisso!
Como olhar para as coisas de forma diferente
“Se você olha para os problemas sob perspectivas diferentes, poderá inventar coisas que o ajudem a resolvê-los”, alerta Negroponte. Nesse sentido, o especialista deixa as seguintes dicas para quem quer incentivar esse “olhar diferente” dentro da sua equipe comercial:
- Incentive conversas “aleatórias”. Viu uma notícia que não tem relação com o seu mercado diretamente, mas é interessante o suficiente para fazer as pessoas pensarem? Compartilhe-a e inicie debates a partir dela. Fazer as pessoas perceberem que esse tipo de conversa é bem visto e incentivado dentro da sua equipe pode abrir portas para ideias inovadoras que nunca passaram pela sua cabeça.
- Vá a eventos diferentes, com profissionais que você não conhece, olhe para outros segmentos. É importante entender a sua realidade, sim, mas muitas vezes a resposta que você procura está nos lugares aos quais você não dá atenção.
- Permita que as pessoas exerçam esse “olhar diferente”. Garanta que o ambiente da sua empresa seja livre para quem quer fazer sugestões que fujam do comum.
- Tenha equipes heterogêneas. Times com profissionais de idades diferentes, com perfis diferentes, bagagens profissionais e culturais diferentes, e assim por diante, são muito melhores em pensar diferente.