Uma jornada de melhoria contínua

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Empresas B e experiência do cliente. De imediato, você consegue ver alguma conexão entre esses dois assuntos? Talvez, não. Porém, o que a gente enxerga – e que queremos propor que você tente notar também – é que, se colocados em um mapa, apesar de distantes, estes dois pontos estarão orientados para a mesma direção; ambos fazem parte de uma jornada de melhoria contínua. Acreditamos que ao partir de um para o outro, você aumenta suas chances de conquistar resultados positivos (e necessários) que vão além do lucro.

Para nós, uma jornada que se inicia com você se preocupando em tornar sua empresa cada vez melhor para os seus clientes (valorizando customer experience, dentre outras coisas) pode levá-lo a querer fazer dela uma empresa “melhor para o mundo”. E como esse é justamente o objetivo das B Corps, entender esse conceito e conhecer os primeiros passos para certificar sua empresa é como acender uma faísca para um fogo que você pode decidir depois se alimenta.

Portanto, fazemos uma breve pausa nos conteúdos 100% focados em experiência do cliente para apresentá-lo ao universo das B Corps. Acompanhe!

O que você precisa saber sobre as empresas B

“A chamada Economia B surgiu a partir de uma descrença sobre o modelo econômico atual. Precisamos construir uma economia que funcione para todos, no longo prazo. Na economia B, as empresas competem não para serem a melhor do mundo, mas para serem a melhor para o mundo, para as pessoas e para o meio ambiente do qual nossas vidas dependem”, explicou Jay Coen Gilbert, fundador do B Lab.

B Lab é a ONG norte-americana que desde 2006 certifica empresas interessadas em fazer sua parte para um mundo melhor. Na prática, as empresas B:

  • Medem seu impacto social e ambiental e comprometem-se pessoal, institucional e legalmente a tomar decisões considerando as consequências de longo prazo de suas ações na comunidade e no meio ambiente. Para isso, dentre outras coisas, procuram caminhos para diminuir a desigualdade social e formas de amenizar os impactos ambientais causados pela sua atuação;
  • Buscam o equilíbrio entre lucro e propósito de forma genuína e amparada por dispositivos legais;
  • Ampliam os deveres de acionistas e gestores para incluir as questões e os impactos socioambientais nas suas decisões;
  • Comprometem-se a operar com padrões elevados de gestão e transparência.

Em pouco tempo, a proposta pensada por Jay se tornou um movimento, e organizações do mundo todo iniciaram seu processo de certificação. Atualmente:

  • Mais de 3 mil empresas
  • De 150 indústrias
  • Em 71 países
  • já têm o selo “B Corp”.
  • No Brasil, já são mais de 160 empresas B, e muitas outras passando no momento pelo processo de certificação.
  • Natura, Mãe Terra e Movida são algumas das B Corps brasileiras.
  • A Movida, última das três a ser certificada, tem o objetivo de zerar suas emissões de carbono até 2030

Como se tornar uma B Corp

O processo de certificação das B Corps é denso, rigoroso, dinâmico, transparente e baseado na avaliação de mais de 200 métricas que levam em conta questões como, por exemplo:

  • Escolha de fornecedores;
  • Equidade de gênero;
  • Múltiplo salarial (a diferença de rendimento entre o presidente e o funcionário que recebe menos);
  • Treinamento e educação dos colaboradores;
  • Participação societária;
  • Política energética;
  • Criação de emprego;
  • Engajamento cívico;
  • Desenvolvimento da cadeia;
  • Educação ambiental;
  • Empoderamento econômico.

Estas métricas estão organizadas em cinco categorias:

Qualquer empresa (pequena, média ou grande; de qualquer segmento) pode percorrer o caminho que leva à certificação.

O primeiro passo para isso é preencher a avaliação de impacto (disponível em português, em bit.ly/avaliacaodeimpacto-sistemab). Essa é uma ferramenta gratuita e confidencial, que pode ou não evoluir para certificação.

Caso opte em prosseguir com o processo, a empresa candidata a B Corp precisa ter registrado no mínimo 80 pontos.

As aprovadas são obrigadas a firmar um compromisso legal por meio de seu objeto social. Ele deverá considerar: os interesses de curto e de longo prazo da companhia e de seus acionistas; os efeitos econômicos, sociais, ambientais e jurídicos de curto e de longo prazo das operações da companhia em relação aos empregados ativos, fornecedores, consumidores e demais credores da companhia [e de suas subsidiárias], como também em relação à comunidade em que ela atua local e globalmente. Isso garante que, em um momento de crise, as boas intenções não fiquem relegadas ao discurso.

Ou seja, na prática, as empresas B atuam como agentes de mudança no mundo. Portanto, servem de exemplo não apenas para outras B Corps, mas para qualquer organização que sabe que o futuro do planeta depende também de ajustes na forma de fazer negócio e que quer encontrar formas de fazer a sua parte. É a tal da jornada de melhoria contínua. Que tal embarcar nela?

Esta foi apenas uma introdução ao universo das B Corps. Se interessou pelo assunto e quer saber mais? Visite:

bcorporation.net
Site oficial do B Lab, a ONG que certifica as empresas B. Há muito conteúdo relevante tanto para quem deseja certificar sua empresa, quanto para quem quer simplesmente adotar políticas mais sustentáveis e que olham para questões além do lucro no ambiente corporativo.

sistemab.org
Site da organização parceira do B Lab no Brasil e em outros países da América Latina. Acesse e saiba quais são as B Corps brasileiras, leia notícias sobre o movimento iniciado pelo B Lab e muito mais.

aeconomiab.com
Plataforma de conteúdo que reúne ideias e ações para construir o futuro. Visite e conheça histórias inspiradoras de B Corps, iniciativas alinhadas ao “universo B” que mostram um mundo em transformação, informações sobre o andamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e assim por diante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

Como fazer a equipe de vendas ter mais disciplina para prospectar novos clientes

Como fazer a equipe de vendas ter mais disciplina para prospectar novos clientes

Jocko Willick diz que disciplina é liberdade. Pois é justamente ...
Leia Mais →
10 estratégias simples para aumentar a prospecção do seu time

10 estratégias rápidas, práticas e simples para líderes aumentar a prospecção de novos clientes (+1 bônus poderoso)

Hoje quero lhe apresentar, de maneira rápida, prática e simples 10 estratégias práticas (mais 1 bônus para acelerar resultados) que todo líder pode aplicar agora ...
Leia Mais →
trabalhar certo

Times que trabalham muito e vendem pouco: como usar os 3 Cs para reverter isso?

Times de vendas raramente ficam parados. Vendedores estão sempre em movimento, ligando, mandando mensagens, visitando clientes.
Leia Mais →