Varejo: Tendência mundial foca comportamento do cliente
1) Prospecção ? 7 dicas para prospectar e aumentar as vendas em épocas de crise
2) Varejo ? Tendência mundial foca comportamento do cliente
3) Atendimento ? 5 passos para um excelente serviço ao consumidor
4) Comentário da semana: Fernanda Caroline
5) Frase da semana: Arte das vendas ? Cesar Romão
Olá.
Já parou para pensar o que sua empresa seria se não tivesse
consumidores? Não haveria motivos para ela existir, não é mesmo?
Diante desse cenário, o que você e os demais colaboradores de sua
companhia têm feito para encantar seus clientes?
Nesse domingo, foi comemorado o Dia Mundial do Consumidor. A data
ficou marcada pelo famoso discurso de John Kennedy, presidente dos
EUA na época, que salientou os direitos do consumidor, em especial a
necessidade de garantir a segurança, informação e escuta do cliente.
O feito aconteceu em 1962 e provocou debates ao redor do mundo,
até que, em 1983, 15 de março passou a ser celebrado como o Dia
Mundial do Consumidor.
Hoje, 26 anos se passaram e muitos empresários sequer lembram a
data. Mas será que essa não seria uma boa oportunidade para
mostrar aos frequentadores de sua loja o valor que eles têm para
você?
O Dia Mundial do Consumidor foi ontem, mas você pode desenvolver
ações durante toda a semana. Vale fazer promoções, gincanas,
preparar pequenos brindes, programar um atendimento diferenciado
ou apenas parabenizá-lo pela data. Deixe sua imaginação fluir e
aproveite a deixa para vender mais.
Um abraço e boa$ venda$,
Raúl Candeloro
www.vendamais.com.br
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1) Prospecção ? 7 dicas para prospectar e aumentar as vendas em
épocas de crise
- Solicite novas indicações com seus clientes antigos, pois eles irão
fornecê-las. - Aumente 20% o número de ligações realizadas por dia. O
resultado irá compensar seu esforço. - Participe de palestras, eventos e encontros de network. Os
clientes em potencial estão lá. - Marque um almoço, café-da-manhã ou coquetel com os
prospects em potencial. A conversa fica mais leve e
descontraída. - Levante alguns sites de clientes em potencial e navegue
buscando informações. Isso vai ajudar na hora da prospecção. - Faça, semanalmente, uma lista de consumidores a serem
prospectados. Você vai começar seu dia de trabalho com foco e
direcionamento. - Busque uma lista de clientes inativos da empresa e
acrescente-a em sua prospecção. Você irá se surpreender com
o resultado.
André Silva é consultor e diretor-comercial da AJS Consultoria, além de
ministrar cursos e palestras nas áreas de vendas, atendimento,
motivação, gestão de pessoas, entre outros.
Visite o site: www.palestranteandresilva.com.br.
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2) Varejo ? Tendência mundial foca comportamento do cliente
Na 98ª Convenção da Federação Nacional de Varejo dos EUA (NRF),
considerado o maior evento de varejo do mundo, realizada em Nova
Iorque no período de 11 a 14 de janeiro de 2009, o tema principal
abordado foi a centralização das ações no cliente.
Hoje, as principais tendências e oportunidades para as empresas
varejistas, em função do novo comportamento do consumidor, são:
- Definição do público-alvo ? Hoje, mais que nunca, o varejista
precisa conhecer o perfil de seu cliente a fim de poder
estabelecer estratégias específicas para sua conquista e
retenção. Não é mais possível vender de tudo para todos. - Uso de multicanais ? A empresa, mesmo o pequeno varejista,
precisa atuar em diversos canais para atender seu público.
Um site de vendas é importante, pois o cliente visita o site,
escolhe o produto e vai comprar na loja física. - Melhoria da gestão ? Em um momento de crise, fica mais
evidente a necessidade de o lojista atuar na melhoria da gestão
de sua companhia, o que significa aumentar ou, pelo menos,
manter as vendas e reduzir os custos através da melhoria de
seus processos. - Capacitação de pessoas ? É muito importante o treinamento de
indivíduos, principalmente no nível gerencial, para que possam
melhor conhecer os clientes da marca, atender suas
necessidades e superar suas expectativas.
Juedir Teixeira é administrador de empresas e especialista em
marketing.
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A ExpoVendaMais 2009 acontecerá em Curitiba nos dias 6, 7 e 8 de
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aumentar as vendas e a lucratividade de suas empresas. Além disso,
poderão aumentar sua rede de relacionamento para promover novos
negócios, além de observar as novidades direcionadas à gestão de
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3) Atendimento ? 5 passos para um excelente serviço ao consumidor
Não encaminhe apenas sua equipe de atendimento para realizar
cursos de como atender clientes, mas também seus gerentes e
supervisores, pois aprenderão dicas valiosas, como:
- Contratar as pessoas certas.
- Trazer o mundo do cliente para o local de trabalho.
- Treinar e motivar o grupo para que forneça serviço
extraordinário. - Recompensar a equipe por fornecer esse tipo de serviço.
- Criar uma cultura de entusiasmo por se importar com o cliente
e fornecer valor.
Ian Brooks escreveu dez livros sobre gerenciamento de negócios e
cuidados com o cliente. Palestrante muito requisitado e
internacionalmente reconhecido, Ian inspira mais de 180 grupos por
ano.
4) COMENTÁRIO DA SEMANA ? Fernanda Caroline
?Há mais de seis anos, a empresa onde trabalho é assinante da
revista VendaMais. Desde que entrei, leio mensalmente as matérias
e também recebo as e-zines que fazem com que minha motivação
se renove a cada dia. Vocês são um grande exemplo de sucesso,
principalmente por nos mostrar que somos capazes de superar
nossas expectativas, além de nos motivar sempre!?
5) PARA TERMINAR: Arte das vendas ? Cesar Romão
?Vender é a arte de criar e transferir emoções, sempre causando muita
satisfação em quem lhe confiou a possibilidade de prestar um serviço?
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Mande suas ideias por e-mail ou contribua com
sugestões, enviando sua mensagem para: raul@vendamais.com.br
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