Venda adicional- garantia de sucesso

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O que é a venda adicional nos dias de hoje? Você já parou para pensar o que a venda adicional representará para você? O mundo dos negócios está em constante evolução, e exige de nós dia-a-dia cada vez mais aperfeiçoamento quanto ao processo de vendas e quanto a entender de gente. A regra é atender com excelência e fazer negócios que favorecem a todos. Nós sabemos que vender mais hoje não representa lucro apenas, mas é questão de sobrevivência. Pois a competição é grande em todos os segmentos e não é mais local e sim global. Portanto você terá de se aperfeiçoar de forma global e atender a sua clientela de forma local, conforme o seu ambiente de trabalho, segmento, formas de negociação, etc. No artigo a seguir trabalharemos a venda adicional na sua amplitude, começando com perguntas bem simples como:

O que é a venda adicional nos dias de hoje?Pontos a serem verificados antes de abrirmos a loja?Você já parou para pensar o que a venda adicional representará para você?Como está a sua percepção quanto ao cliente que está sendo atendido? Quem ele é?Como abordá-lo? E outras…

A venda adicional nos dias de hoje vem a ser um serviço a mais que você presta ao seu cliente, beneficiando o mesmo dentro da sua necessidade em um mesmo processo de venda. Assim ele estará ganhando tempo e dinheiro e ainda ficará agradecido pelo seu excelente atendimento. O papel do vendedor dentro da sua loja seja ela de material para construção, lojinha de bairro ou loja de shopping, etc.. O papel do vendedor de lojista é encontrar e despertar outros interesses e necessidades que levem o cliente ao fechamento de uma venda complementar, ampliando a compra em um mesmo processo de venda. Quando atendemos um cliente na loja devemos pensar não apenas no cliente primariamente, mas em fazer uma ótima venda, que fará que o cliente volte e indique outros clientes que vivem em seu círculo de amizade. Gerando um rico ciclo de negócios. Algumas regras:

1. Quando estiver atendendo, pense sempre como se estivesse na posição do cliente:Se está comprando para si, quem além dele pode se interessar por algum outro produto da loja?. "Se está comprando para outros(s), ele também pode se interessar por algum produto da loja. Ofereça sempre!". "Após a venda faça questão de cadastrá-lo e de uma atenção especial, pois afinal de contas agora ele será o seu cliente".

2. Uma vez firmada a empatia entre você e o cliente, faça uma proposta concreta envolvendo o mesmo com o produto que quer vender.

Veja a produto que o cliente quer com os olhos dele e não com os seus e atenda a sua necessidade primária.

3. Tenha consciência e acredite realmente que o cliente possa precisar de mais coisas, além do solicitado.

 

4. Tome muito cuidado para fazer uma abordagem correta, indiferente do que ele está comprando.

 

5. Fazer a abordagem da venda adicional, somente depois que garantiu a venda primária de forma oficial.

Fazendo a venda adicional você garantirá:

– Um maior número de vendas
– Aproveitará mais a presença do cliente na loja
– Tem a chance de oferecer mais produtos
– Fará mais vendas adicionais
– Dará maiores formas de escolha para o seu cliente
– Todos ganham no final do processo (cliente, lojista, fornecedores, etc.).
– Lucro, lucro e lucro. 

Veja agora alguns exemplos de abordagens certas e erradas:

 

A Cliente: Preciso de uma porta de madeiraVendedor: Temos sim…Acompanhe-me. Aqui estão todos os modelos.Cliente: Gostei desta. Onde eu pago?Vendedor: Pois não! Se for só isso, você pode pagar no caixa e depois retirar no pacote.
Conclusão do caso: Nesta situação o vendedor é o típico tirador de pedido!Este tipo de profissional é ruim para qualquer meio comercial, pois se limita a atender e nem sequer gera empatia com o cliente.

 

B Vendedor: Sugiro que leve também as maçanetas, estão com os preços excelentes!Cliente: Boa dica! E além de bonitas estão com os preços realmente bons.Vendedor: Temos mais esses modelos. Fique á vontade…Cliente: Levarei está dourada…Vendedor: Ótima escolha! Vamos ver o que falta mais? Dobradiças, lixas, pregos…Cliente: Nada mais obrigado.
Conclusão do caso:
O vendedor ofereceu a maçaneta no momento certo, formando uma necessidade real em conjunto ao produto comprado. Ofereceu um benefício real em parceria a porta favorecendo o cliente duas vezes. Sua argumentação foi positiva e não interrogativa. E provavelmente este cliente gostou do atendimento, gerando novos negócios futuros por ele próprio e por indicações.

 

C Vendedor: O senhor não quer aproveitar e levar também as maçanetas e dobradiças, estão na promoção!Cliente: Não…Obrigado. Vim comprar apenas a porta hoje. Obrigado.Vendedor: Pois não! E verniz? Estão com o preço muito bom.Cliente: Não insista, por favor, eu já disse que não preciso de mais nada…
Conclusão de caso:
O vendedor começou errado a abordagem da venda adicional. Pois ofereceu com uma frase negativa. O cliente na continuação já deu também uma resposta negativa e por conseqüência ficou irritado, gerando antipatia pelo vendedor. Este provavelmente não voltará mais e se voltar não irá procurar esse vendedor que o atendeu.

 

D Vendedor: O senhor quer mais alguma coisa?O que mais senhor?É só isso?O senhor não quer comprar mais nada não…
Conclusão do caso: Essas abordagens são erradas, e levam os clientes normalmente a respostas negativas.
Substitua os exemplos acima utilizando os produtos específicos da sua loja. E utilize esses exemplos a seguir:- Este produto que o Sr. está comprando não possui estes acessórios (maçaneta e dobradiça, por exemplo), portanto sugiro que o Sr. leve o conjunto completo…

 

– Agora que o Sr. já escolheu o presente, vamos escolher um produto para o Sr.
– Agora que o Sr. já optou por este produto, quero mostrar os novos…
– Aproveite e leve também este produto que vai beneficiá-lo em…e formará um excelente conjunto.
– Leve também este produto para você…
– Leve também este produto que está em promoção, sempre surgem presentes de última hora…
– E para seus filhos, leve também a nova linha infantil…Etc.

 

Regra: Você percebeu que as respostas acima citadas são positivas. Pois bem, livre-se daquelas formas inúteis e ultrapassadas de "tentar" fazer a venda adicional com perguntas do tipo:

 

– "Pois não! Mais alguma coisa Sr."(Frase negativa, finalizando o contato).
– "É só isso Sr.".(O vendedor quase firma que não quer vender mais nada). – "O Sr. gostaria de ver mais alguma coisa".(Frase na condicional). – "E para você não vai nada não?".(Frase negativa, induzindo o cliente a uma resposta negativa).

 

Estas perguntas só lhe trazem um tipo de resposta: "NÃO". Com relação às abordagens anteriores daremos algumas dinâmicas que aumentarão os valores pessoais e profissionais de seus gerentes e vendedores.

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