Veja como a Seriosoft Informática melhorou os resultados organizando e consultando os assuntos tratados na e-zine VendaMais. A cada semana, os assinantes da e-zine VendaMais recebem uma nova edição do boletim, com artigos e informações exclusivas. Trata-se de um conteúdo que também pode ser aplicado no dia-a-dia, assim como o material da revista. Mas como organizar as dicas recebidas pela e-zine?
Anor Serio é diretor da Seriosoft Informática, de São Paulo. Ele conheceu a VendaMais há quase três anos. Inicialmente, fez a assinatura da e-zine. Como o conteúdo foi útil para o seu trabalho, ele decidiu não somente assinar a revista, mas também distribuir a e-zine entre os consultores de sua empresa. ?Percebi que as recomendações da VendaMais são fruto de experiências práticas. Então, achei interessante fazer a e-zine circular, além de colecionar os tópicos para poder ajudar e orientar a equipe.?
O repasse das e-zines foi um sucesso. Mas faltava organizar todo o material. ?Quando alguns problemas de vendas apareciam, eu sabia que tinha lido sobre aquilo em alguma e-zine, mas não lembrava em qual. Comecei, então, a arquitetar uma maneira de colecionar os artigos de uma forma estruturada, para que, quando tivéssemos um problema, pudéssemos verificar no índice dos assuntos veiculados aquele que poderia nos orientar.?
Organização e resultados
Anor e sua equipe começaram, então, a estruturar um banco de dados das matérias veiculadas na e-zine. Dessa forma, sempre tinham à disposição os assuntos ligados ao problema que enfrentavam. ?Lembro de uma negociação muito dura que se arrastou por quase cinco meses e estava sendo levada apenas para o campo do preço. Consultando alguns artigos sobre venda de valor e seguindo as sugestões da e-zine, convenci o cliente de que a compra do valor é mais importante que o preço.?
Mas os benefícios trazidos pela aplicação do conteúdo da VendaMais não param por aí. Anor ressalta que a revista fez com que ele mudasse sua visão do que é uma venda. ?Sempre fui direcionado para vender a qualquer custo. Mas, se você não conseguir adequar e entender o que o seu cliente quer, não adianta querer empurrar o produto ou serviço. Hoje, me considero um vendedor que escuta mais do que fala. Antes era o contrário!?
Satisfeito com os resultados alcançados em seu empreendimento, Anor aponta uma das principais vantagens de uma empresa trabalhar o conteúdo da VendaMais: melhorar o atendimento ao cliente. ?Às vezes, fazemos uma auto-avaliação que não é correta, baseada em princípios, valores e objetivos próprios. Os textos trazem orientação para melhor atender. Penso que um bom atendimento pode trazer grandes resultados com os artigos da revista?, finaliza Anor.