Vendas de Natal

O consumidor quer e precisa ser bem atendido em todas as épocas de ano. Não apenas no Natal, quando os empresários precisam salvar o caixa e lucrar o máximo possível. Tenho reparado em como as empresas ligadas ao comércio, de forma geral, concentram seus esforços em dar treinamentos aos seus funcionários, incentivos aos clientes e fazer campanhas para aumentar as vendas de Natal.

Tudo bem que nesta época do ano vende-se muito mais que em outras, mas muitos comerciantes não se mexem durante todo o ano e, quando o Natal chega, querem salvar seu caixa. Abarrotam seus consumidores com promoções, decoração de Natal, cartões e outros atrativos, quando, na verdade, a pessoa que entra em uma loja para gastar seu 13º gostaria de ser lembrada mais vezes no ano, ou melhor, deseja um atendimento de qualidade o ano todo.

É muito mais fácil vender na época do Natal. A loja está cheia, os clientes têm dinheiro, o vendedor está animado porque a comissão será gorda, enfim, todo mundo feliz. Nessas horas, certamente o cliente será bem atendido e ainda ganhará cupons para concorrer a prêmios milionários.

Será que é só isso que a criatividade do pequeno empresário brasileiro tem? Por que será que ele não pensa em trazer o cliente para seu lado, em outros momentos do ano? É só isso que o cliente espera?

Afirmo que o consumidor quer ser bem atendido em todos os aspectos que envolvem um bom relacionamento, serviço de pós-venda, tratamento pessoal, atrativos e benefícios extracomerciais.

O cliente quer ser compreendido, quando precisa devolver um produto, em um sábado em que a loja está cheia, porque não deu certo para ele ou até mesmo porque o produto tinha defeito.

Digamos que eu vá trocar os pneus do carro no mês dezembro, provavelmente ganharei um monte de cupons para concorrer a prêmios e quem sabe eu ache dentro do carro um cartão de Natal, no qual o gerente escreveu: “Feliz Natal e um próspero Ano-Novo”.

Agora, se isso fosse em outra época do ano, era brigar pela melhor forma de pagamento, muito obrigado e volte sempre. Sem cartão, surpresas, parabéns pelo aniversário e nem de ligações perguntando se eu fiquei satisfeito.

Tudo bem que esse tipo de relacionamento pode custar mais caro. Porém, as campanhas de Natal também não são baratas. Tenho certeza de que o consumidor quer ser surpreendido a cada novo atendimento, bem como os profissionais ligados a vendas precisam rever manuais, cursos e palestras que participaram de forma realmente profissional, pondo em prática o que aprenderam. Não é difícil entender o cliente, basta você perguntar a ele ou a si como gosta de ser atendido.

O que se espera de um atendimento tornou-se rotina, e tudo que lembra rotina aumenta o estresse. Lembrando uma ação importantíssima passada nos treinamentos. Precisamos agir em cima do que não é esperado, superar as expectativas do cliente tão cobiçado.

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