Vendas on-line e off-line – dois lados de um mesmo time

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O comércio eletrônico cresceu muito e rapidamente nos últimos anos, o que fez com que profissionais de vendas de diverso segmento questionassem a sustentabilidade do modelo de venda off-line a longo prazo. A dúvida que aflige muitos é: será que, no futuro, os consumidores vão comprar tudo pela internet e os vendedores como conhecemos hoje vão deixar de existir?

A resposta para essa pergunta é: não e sim. Não, as pessoas não vão deixar de comprar em lojas e empresas físicas – pelo menos não em futuro próximo. Mas, sim, o formato dos estabelecimentos comerciais deve mudar, para dar espaço a outra forma de interação com os consumidores.

Isso é o que apontam alguns estudos da consultoria internacional McKinsey & Company. A empresa prevê que, até 2020, cerca de 80% das transações comerciais continuarão sendo feitas em locais físicos – o que significa que cerca de 20% das compras serão efetuadas na web. Em paralelo a isso, pesquisas da consultoria indicam que 90% (ou mais) das pessoas já fazem pesquisas virtuais antes de efetuar uma compra – e esse índice deve ser ainda maior nos próximos anos.

Portanto, não há mais como pensar em um mundo on-line e um mundo off-line disputando espaço entre si. Cada vez mais esses dois ambientes se conectarão, criando uma experiência única de compra. Será uma demanda forte do consumidor nos próximos anos que as empresas sejam omnichannel, integrando diferentes canais em seus processos de comunicação e venda.

Sua empresa está preparada para esse cenário?

O panorama atual das redes sociais no mundo

redes sociais

Mais do que espaços paralelos à realidade, onde as pessoas estão esporadicamente, as mídias sociais se tornaram parte integrante da vida de seus usuários – indivíduos e empresas. Essas redes mudaram radicalmente a sociedade em diversos aspectos: acesso à informação, relacionamentos, comunicação e consumo – tudo isso foi afetado pela expansão das plataformas sociais.

São as conexões geradas por esses canais que permitem que as pessoas interajam e se informem de maneira mais categorizada na internet. As redes sociais funcionam como um filtro de dados e contatos na web.

Por meio do último relatório da Global Web Index, uma consultoria especializada em informações sobre a internet, é possível ter uma noção da proporção que as redes sociais tomaram na vida das pessoas. Confira alguns dos principais dados:

  • 94% dos adultos on-line têm uma conta em pelo menos um site de mídia social.
  • 88% desse público é cadastrado em pelo menos um serviço do Facebook.
  • 4 em cada 10 usuários seguem suas marcas favoritas nas redes sociais.
  • A cada três minutos que as pessoas passam on-line, um é dedicado a atividades em mídias sociais.
  • As pessoas passam quase duas horas por dia em plataformas sociais.
  • 77% dos adultos on-line usam seus smartphones para atividades nas redes sociais.

Confira o relatório completo em bit.ly/web-redes-sociais

Como é possível perceber, as redes sociais não são apenas mais uma possibilidade de canal de comunicação com o público – elas são, atualmente, plataformas imprescindíveis para as marcas que querem se relacionar de forma mais próxima com seus clientes. E engana-se quem acha que isso só vale para operações B2C. Diversos estudos mostram que os tomadores de decisões nas empresas também utilizam as mídias sociais para guiar suas escolhas.

Será que você está aproveitando ao máximo o potencial desses canais? Como sua empresa utiliza as redes sociais para se comunicar com o seu público e vender mais? Envie um e-mail para nós com seus insights e opiniões sobre o uso das redes sociais na área comercial: leitor@vendamais.com.br

Mais pessoas compram por dispositivos móveis – e compram mais!

Estudos da consultoria Nielsen mostram que os celulares são companheiros cada vez mais indispensáveis do consumidor atual:

  • 53% usam para comparar preços.
  • 52% usam para pesquisar informações sobre produtos e serviços.
  • 44% usam para buscar ofertas.
  • 42% usam para tomar melhores decisões de compras.
  • 42% usam para tornar o processo de compras mais rápido e eficiente.
  • E 38% usam para efetuar compras.

Nessa análise global, a Nielsen também identificou que o que os usuários de smartphones mais gostam no dispositivo é a possibilidade de estarem conectados em qualquer lugar – 74% dos entrevistados apontaram essa vantagem como destaque do aparelho e 70% afirmaram que o celular torna suas vidas melhores e mais fáceis. E é justamente essa facilidade que faz com que as pessoas comprem cada vez mais por esses dispositivos móveis.

Um relatório da Kellogg School of Management aponta que, por um lado, as telas menores são um impeditivo na hora do consumidor efetuar a compra. No entanto, a mobilidade dos smartphones faz com que as pessoas comprem mais por esse canal – graças à possibilidade de fazer compras a qualquer hora, em qualquer lugar em que elas tenham acesso à internet.

Os pesquisadores identificaram, ainda, que a média de transações feitas por consumidores aumenta depois que eles adotam o mobile como canal de compra. “Quanto mais oportunidades você dá ao consumidor de interagir com uma empresa, mais o valor daquela marca aumenta e, assim, também aumenta o retorno dado por aquele cliente”, destaca Lakshman Krishnamurthi, professor de marketing na Kellogg School.

Mais uma tendência para ficar de olho daqui para frente. Sua loja virtual é responsiva (ou seja, se adapta bem a diferentes formatos de dispositivos)?

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